As redes sociais são uma ótima ferramenta para gerar interação em tempos de quarentena e para atrair mais pessoas às verdades do Evangelho

Nesse tempo em que não podemos nos encontrar fisicamente – pelo menos, a maioria de nós, ainda não –, temos descoberto o poder de estarmos juntos digitalmente.

Apesar de ainda ser uma dificuldade para muitos, a interação pela internet se tornou um dos únicos meios de mantermos relacionamentos e de continuarmos com a vida da igreja local.


Todos nós temos uma influência dada por Deus, e não há um jeito melhor de usar essa influência em nossos dias do que usando as redes sociais de maneira sábia e estratégica.

Já falamos um pouco sobre os motivos pelos quais você deve investir em plataformas como o Facebook e o Instagram – entre muitas outras – para a comunicação da sua igreja local e como pode começar a fazer isso. Você encontra este conteúdo aqui.

Mas separamos algumas ideias de postagens para usar nas próximas semanas e gerar ainda mais interação entre os membros da sua igreja e até mesmo possíveis visitantes.

Saber, sentir e fazer

Antes de chegarmos às dicas, é importante considerar três pontos na hora de planejar o que postar nas redes sociais:

  • Saber: o que você gostaria que as pessoas soubessem? Quais informações, páginas, livros ou outros conteúdos você quer que conheçam?
  • Sentir: o que você gostaria que as pessoas sentissem? Nosso maior desejo é que sintam o amo do Pai e sejam cheias de esperança, não é verdade?! Então, podemos compartilhar o quanto Deus Se importa com elas, e nós, como igreja, também.
  • Fazer: o que você gostaria que os membros da sua igreja local fizessem? Como podem servir às pessoas? Como podem continuar crescendo espiritualmente? Guie-os nos próximos passos.

Com essas respostas em mente, surge uma outra pergunta: com que frequência postar? O ideal é atualizar as páginas de sua igreja local pelo menos uma vez por semana, mas a resposta mais correta a essa pergunta vem a partir de outro questionamento:

Você está criando valor ou apenas barulho?

 Com tanto conteúdo compartilhado nas redes sociais todos os dias, garanta que o conteúdo da sua igreja local tenha real valor para quem o consome.

Atualmente, as pessoas valorizam esperança, honestidade e autenticidade.

Então, aproveite ideias de outras igrejas, organizações, pastores e líderes, mas lembre-se de manter uma identidade. As pessoas preferem perfis que sejam transparentes e reais, que as ajudem a se sentirem mais próximas.

Criar um bom conteúdo com um toque pessoal é um ótimo começo e ajuda também a gerar interação – o que leva mais pessoas a acessarem a sua página e serem alcançadas pelas verdades do Evangelho.

Como gerar interação?

Aqui vão, então, algumas dicas de postagens para comunicar bem com os membros da sua igreja local, gerar interação e ainda alcançar pessoas de maneira autêntica e natural:

Informações gerais

Muitas pessoas vão às páginas da sua igreja local procurando por informações sobre cultos e reuniões, por isso é muito importante que encontrem. Você pode:

  1. Postar uma agenda dos encontros da semana
  2. Falar sobre como os membros da sua igreja local podem ajudar e servir

Apontando para os cultos

Além da agenda, uma ótima maneira de gerar interação é fazendo postagens que remetam à programação do final de semana, quando acontecem a maior parte dos cultos. Algumas ideias são:

  • Marque alguém que você vai convidar para assistir ao culto desta semana
  • Poste uma foto de como você está participando dos cultos online

Relembrando as mensagens

Assim como costumamos fazer com os cultos presenciais, é sempre importante relembrar o tema central do que tem sido falado. Isso pode ser feito com:

  • Postagens com um resumo da mensagem após o culto
  • Perguntas durante a semana que relembrem o que foi pregado e que desafiem as pessoas à prática
  • Sugestão de leitura de um livro da Bíblia que tenha relação com a mensagem

Encorajamento

Vivemos dias delicados e a Palavra de Deus sempre nos ajuda a fixar os olhos naquilo que Ele está fazendo e em quem Ele é. Você também pode aproveitar as redes sociais da sua igreja local para lembrar as pessoas disso. Algumas ideias:

  • Devocionais diários ou semanais
  • Postagem de momentos de louvor
  • Link para páginas externas – um texto ou um vídeo
  • Versículos e artes em lettering

Diversão

Criar postagens divertidas também atrai as pessoas e ajuda os membros da sua igreja local a manterem os relacionamentos, mesmo a distância. Você pode criar posts assim:

  1. Comente sobre seus motivos de gratidão desta semana
  2. Qual é a sua atividade favorita da quarentena?
  3. Compartilhe um livro que você leu durante os últimos meses

Seja intencional

Não importa como ou através de qual plataforma, como igreja fomos chamados a atrair as pessoas para Cristo.

Em tempos de pandemia – ou de modernidade – as redes sociais são uma ótima ferramenta para ajudar nesse sentido.

Por isso, seja intencional.

Crie um planejamento junto da liderança da sua igreja local e aproveite essas dicas para manter os relacionamentos e levar a Palavra.

A Rede Comuna tem um e-book especial com dicas de como continuar “fazendo igreja” em tempos de quarentena e distanciamento social.