As redes sociais são as plataformas preferidas de quem acessa a internet e podem ser uma ótima ferramenta de comunicação para igrejas

Estamos em 2020 e, de uns tempos para cá, muita coisa mudou em um ritmo bem acelerado.

Há 30 anos, presença digital era algo que praticamente não existia, assim como a internet não era de fácil acesso para quase ninguém.

Hoje, vivemos conectados. Não só nossos computadores, mas nossos celulares, nossos relógios, nossos carros e nossas casas estão online, permitindo acessarmos qualquer informação, a qualquer hora, em qualquer lugar.

E neste uso da internet, as redes sociais são parte importantíssima, afinal, quem não tem uma conta no Facebook, no Instagram ou no Twitter hoje em dia?

De acordo com a GlobalWebIndex, uma pesquisa realizada em Londres, os brasileiros estão em segundo lugar no mundo, entre os que passam mais tempo nas plataformas de redes sociais. São, em média, 225 minutos diários – um número que só vem aumentando.

Isso mostra que não basta só estar online para se comunicar com as pessoas, é preciso estar onde elas estão, onde passam mais tempo na internet.

E esse esforço envolve a igreja também.

É possível se relacionar melhor com os membros da sua igreja local e ainda alcançar mais pessoas na sua cidade com estratégias nas redes sociais.

Para deixar isso ainda mais claro, separamos algumas razões importantes para que você, pastor ou líder de ministério, considere seriamente a comunicação através das redes sociais para sua igreja local.

Por que investir nas redes sociais?

1. Podem ser o primeiro lugar onde as pessoas encontram sua igreja

Mais de 46% dos plantadores de igrejas dizem que as redes sociais são sua estratégia de alcance mais eficaz.

Isso quer dizer que quase metade das pessoas que investem suas vidas plantando novas igrejas ao redor do mundo experimentam um grande retorno do tempo que investem fazendo publicações nessas plataformas.

A presença digital, atualmente, é quase como a porta de entrada de uma igreja local, mostrando às pessoas que aquele ministério existe e como trabalha.

Com tanta gente “passeando” pelos feeds do Instagram e do Facebook, por exemplo, pode ser ali que elas encontrem o lugar que estavam procurando – ou que nem sabiam que precisavam encontrar.

2. Facilitam a comunicação sobre eventos e programações

Além de servir como uma porta de entrada para sua igreja local, as redes sociais também são um ótimo meio de informar sobre programações, eventos e cultos.

Você pode criar postagens semanais, informando sobre os horários de encontros de cada ministério ou, até mesmo, oferecer mais informações sobre as células – neste caso, vale compartilhar o telefone da secretaria da igreja, caso as pessoas queiram saber o qual o grupo mais próximo para visitar.

3. Ótimas maneiras de compartilhar a Palavra e o Evangelho

Como Corpo de Cristo, nosso propósito é pregar a Palavra e falar sobre o Evangelho e a obra de Jesus na Cruz do Calvário.

Essa mensagem de redenção e esperança também pode alcançar muitas pessoas através da internet.

Postagens que anunciam o fato de que podemos nos achegar a Deus por causa do sacrifício de Cristo também são uma ótima maneira de usar as redes sociais.

Afinal, não sabemos quando alguém que está só conferindo postagens pode ler algo que abrirá seus olhos e impactará o seu coração.

4. Permitem a interação entre os membros da igreja local

Além de permitirem um maior alcance de pessoas novas, as redes sociais também permitem mais interação entre os próprios membros da sua igreja local.

Eles podem curtir e comentar as postagens, marcar amigos e compartilhar o que sua igreja está fazendo com outros usuários.

É quase como uma continuidade do que já acontece nos encontros no prédio, mas envolvendo todos os aspectos.

5. Mostram a vitalidade da igreja

Precisamos encarar uma realidade: a geração atual considera a existência de uma organização, empresa ou, até mesmo, de uma igreja, através de sua presença online.

A falta de uma página ou de atualização passam a mensagem de algo que não está funcionando mais.

Isso pode parecer inconcebível para alguns, mas é uma grande verdade nos nossos dias e precisamos considerá-la se queremos alcançar as pessoas.

Páginas nas redes sociais com postagens e interações frequentes mostram a vitalidade da sua igreja local.

Expõem no mundo digital a vida que transborda no mundo físico.

Como criar uma estratégia de redes sociais?

Agora que alguns dos benefícios de criar contas nas redes sociais para sua igreja local já ficaram claros, é preciso saber como fazer isso.

Por isso, separamos algumas dicas importantes para começar:

  • Descubra quais plataformas seus membros mais usam – Instagram e Facebook podem ser bons lugares para começar;
  • Crie um planejamento sobre o que quer compartilhar – mensagens curtas, versículos, programações;
  • Escolha uma pessoa para cuidar das postagens;
  • Organize conteúdos frequentes – pelo menos uma vez por semana;
  • Conte com ferramentas gratuitas e simples para criar artes atrativas – como o Canva;
  • Faça postagens com resumos sobre os cultos – e aproveite para usar fotos;
  • Anuncie sua programação – um lembrete semanal é sempre importante;
  • Considere criar conteúdos devocionais – aqui, vale inclusive focar em diferentes públicos, como mulheres e jovens, por exemplo;
  • Descubra o que outras igrejas estão fazendo e desenvolva novas ideias;
  • Comece!

Invista na presença digital da sua igreja local

Uma igreja saudável atrai cada vez mais pessoas para Cristo e as ferramentas para fazer isso podem ser diversas. Contar com as redes sociais faz toda a diferença na hora de estratégias mais eficazes, principalmente nos tempos em que vivemos.

Peça ajuda para membros ou líderes que tenham alguma experiência no assunto e dê os primeiros passos.

Começar é o mais importante, com o tempo esse trabalho vai se desenvolvendo e ficando cada vez melhor.

Use a tecnologia a favor da sua igreja local e espalhe ainda mais a mensagem do Evangelho.

Quer mais ferramentas para equipar sua igreja e seus líderes? Conheça tudo que a Rede Comuna oferece!