É no silêncio que se realizam as grandes coisas. Não no excessivo tumulto dos acontecimentos externos, mas na augusta claridade da visão interior, no sigiloso movimento das decisões, no sacrifício escondido e na abnegação; isto é, quando o coração, tocado pelo amor, convoca a liberdade de espírito para que entre em ação, e suas entranhas são fecundadas para que produzam fruto. Os poderes silenciosos são os autenticamente criadores. 

Pois bem, queremos agora dirigir nosso olhar ao mais silencioso dos acontecimentos, que provém de Deus no mais profundo silêncio e distante de qualquer agitação:

“Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus” Lucas 1,34-35.

Tão inacessivelmente profundo tinha sido aquele acontecimento, que Maria não soube como comunicá-lo ao seu prometido; o próprio Deus precisou esclarecê-lo a esse respeito.

O nascimento de uma criança não é o início absoluto; é antes a sequência, ou melhor, a conclusão de um evento. Antes de sua “vinda à luz” sua “vinda do ser”, que se dá no instante íntimo e sagrado de sua concepção. Assim acontece para o Natal de Cristo: ele é a manifestação de um mistério muito mais profundo acontecido antes no seio de Maria: o mistério da Encarnação do Verbo. Um mistério tão grande que envolve toda a Trindade: o Pai, mediante seu poder que é o Espírito Santo, gera novamente, no tempo e na carne, Seu Filho.

À luz desta verdade, o Advento toma de improviso um novo significado: é a espera da revelação do mistério, escondido desde séculos eternos em Deus: Toda a glória seja a Deus, que pode fortalecê-los, como afirmam as boas-novas. Essa mensagem a respeito de Jesus Cristo revelou seu plano, mantido em segredo desde o princípio dos tempos, mas que agora, como os escritos dos profetas predisseram e o Deus eterno ordenou, é anunciada aos gentios de toda parte, a fim de que eles também possam crer nele e lhe obedecer. Romanos 16,25-26 – e há nove meses escondido também escondido em Maria. Essa reflexão quer nos introduzir nesta nova dimensão do Advento; por isso, no trecho evangélico, João Batista cede o lugar a Maria; e a profecia à realidade.

O mistério da Encarnação nos é apresentado com a página de Lucas, que narra a Anunciação. De início, este soa como uma simples proposta de Deus: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o Poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus”. A proposta de Deus se submete ao “sim” da criatura, mas já se sabe que aquele “sim”, embora ficando livre, não irá falhar, tanto que Deus se antecipou com seu sinal: Isabel, que era estéril, está no sexto mês de gravidez! No Evangelho da Anunciação em Lucas falta de maneira estranha a conclusão. A Anunciação não termina, com efeito, com o “sim” de Maria (Faça-se em mim segundo a tua palavra) nem com a “partida do anjo”, mas com a vinda do Verbo. A conclusão deve ser procurada no evangelho de João quando diz: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14). A perfeita continuidade entre o terceiro e o quarto evangelho, neste ponto, se expressa na oração do Ângelus (tradição desde o século XIII): O Anjo do Senhor anunciou a Maria […] Eis aqui a serva do Senhor […]. E o Verbo se fez carne.

Onde encontrar no Antigo Testamento uma leitura que anunciasse este mistério? Em nenhum lugar. Isto constitui efetivamente a novidade absoluta, o “a mais” e o inesperado, em relação a qualquer profecia. Quando os profetas falavam de uma descida de Deus entre os homens, pensavam numa condescendência, numa vinda “em graça” ou “em glória”, como aquela do Êxodo ou do Sinai; nunca numa vinda em carne e osso, isto é, “em pessoa”. A este silêncio do Antigo Testamento o que encontramos nele são sinais: “Vá e diga a meu servo Davi que assim diz o Senhor: ‘Acaso cabe a você construir uma casa para eu habitar?” (2Sm 7,5). Numa profecia de Natal, Deus recusa o projeto de lhe edificar uma casa terrena e anuncia o projeto de Ele edificar uma casa eterna a Davi. 

Talvez a profecia esteja na primeira parte, isto é, na recusa de se deixar fechar numa arca e num templo de pedra, deixando assim entrever uma casa bem diferente que Ele mesmo teria edificado na descendência de Davi. A tradição cristã viu em Maria a nova arca de Deus e na carne do Verbo de Deus, Deus construindo de verdade uma tenda no meio de nós (cf 1Jo 1,14).

Maria é uma jovem, já comprometida com José, que aguarda a realização das bodas. Ela é reconhecida como alvo da bondade de Deus e lugar da sua presença. O que ela é, é-o na relação com Deus. Ela é a “cheia de graça”, é “graça diante de Deus”. Por esta razão, “vais conceber”, “vai nascer” e “porás o nome de Jesus”.


O menino que vai nascer foi anunciado através do profeta Natan e Lucas vai lá buscar os elementos de identificação, “será grande”, “chamar-se-á filho do altíssimo”, “Deus lhe dará o trono de seu pai Davi”, “reinará na casa de Jacó” e “o seu reinado não terá fim”.
Perante a dificuldade de Maria que ainda não conheceu homem, o anjo dá-lhe como resposta a intervenção divina através do Espírito Santo e como garantia a gravidez de Isabel, já bem resolvida no sexto mês, acompanhada do argumento fundamental “a Deus nada é impossível”.

Perante esta revelação, Maria reconhece a sua condição de serva. Ela pertence a Deus. Só Deus com o seu poder a pode salvar da condição humana, e o poder de Deus é o amor revelado no filho que vai nascer.

Em Davi há uma estabilidade aparente, uma autoconfiança que dispensa Deus, que coloca Deus à mercê do que o rei quiser dar-lhe, “eu moro numa casa de cedro e a arca de Deus está debaixo de uma tenda”. Em Maria é Deus quem dispõe dela e do seu futuro. Irrompe no lugar onde ela se encontra e transforma toda a sua estabilidade numa incerteza que significa a desordem total da sua vida.

De um momento para o outro Maria, a jovem de Nazaré, passa de virgem a grávida. De noiva de José a mãe solteira. De filha de Israel a serva do Senhor. A sua segurança é garantida unicamente por Deus. Maria torna-se, assim, a casa de Deus, o lugar onde ele habita e em quem Deus dá início ao cumprimento da promessa feita a Davi.

“Toda a glória seja a Deus, que pode fortalecê-los, como afirmam as boas-novas. Essa mensagem a respeito de Jesus Cristo revelou seu plano, mantido em segredo desde o princípio dos tempos, mas que agora, como os escritos dos profetas predisseram e o Deus eterno ordenou, é anunciada aos gentios de toda parte, a fim de que eles também possam crer nele e lhe obedecer. Toda a glória para sempre ao Deus único e sábio, por meio de Jesus Cristo. Amém” Romanos 16,25-27.

Este menino será o evangelho anunciado por Paulo, no qual se revela o mistério que estava escondido a nossos olhos. Pela pregação, os cristãos têm acesso a esse mistério que é poder de Deus, estabilidade do homem marcado pela desordem e instabilidade da sua natureza humana. Perante esta revelação, o crente encontra a razão da sua existência e o princípio da sua salvação. O mistério escondido é a vontade que Deus tem de salvar o homem e o poder de Deus é poder do amor que salva. A revelação é feita através da pregação, o conteúdo da pregação é o evangelho, e o centro do evangelho é o menino nascido de Maria, Jesus Cristo.

A respeito da Encarnação, muitos julgam ser impossível levar este mistério ao nível da compreensão do povo. Faz-se necessário romper com essa realidade; é preciso suscitar no povo cristão o anseio de conhecer estas coisas e de ouvi-las explicadas em termos acessíveis, no âmbito de grupos bíblicos, de escolas de fé e em outras ocasiões semelhantes que se vão criando na Igreja. É necessário que paremos de dar escorpiões a quem nos pede pão, de dar bebidas aguadas e moralizantes (“o leite”) a quem nos pede “alimento sólido” (cf 1Co 3,2). O desejo ardente de alguns cristãos de compreender as profundezas da própria fé torna-se muitas vezes um fator de discernimento espiritual do que anos e anos de pregações desvinculadas do autêntico Evangelho de Jesus.

União hipostática, ou pessoal, significa simplesmente isto: na Encarnação realizou-se entre Deus e o homem uma união tão íntima e profunda de modo a formar dos dois um único ser, ou – como definiu o Concílio de Calcedônia – “uma só pessoa” com duas naturezas: Jesus Cristo. Aquele que antes falava aos homens por meio de profetas – isto é, de longe, ou  seja, de fora da humanidade – agora nos fala no Filho, isto é, de dentro da humanidade (Hb 1,1 ss). De dentro da humanidade, mas também de dentro da Trindade, já que o filho nascido de Maria é o Filho de Deus, a segunda pessoa da Trindade.

Deus se introduziu no seio da humanidade para gerar uma nova vida. Como é impossível separar a água de dois rios que se encontram, assim (aliás, infinitamente mais) é impossível separar em Cristo a humanidade e a divindade. Isto faz que haja no mundo em ato já agora um diálogo estável entre Deus e o homem. Um diálogo bem próximo e íntimo porque o “eu” e o “tu” são aqui a mesma pessoa. Não mais: assim diz o Senhor, mas: eu vos digo. E a coisa maravilhosa é que todos o podem tornar próprio na oração; todos podem se dirigir a Deus como filhos no Filho. Nós, em outras palavras, podemos dizer a Deus: Abbá, porque houve a Encarnação. 

Portanto, para aplicar isso à nossa vida e realmente colher o fruto do mistério do Natal, é preciso, em primeiríssimo lugar, compreender que o Natal não é simplesmente o aniversário de Jesus. Embora essa seja uma forma didática de tentar mostrar às crianças o verdadeiro sentido do Natal em meio a tanto consumismo, corre-se o risco de cair num reducionismo, empobrecendo um mistério que é muito mais profundo.

O Natal é o mistério de Deus que se fez homem; é o nascimento do Filho de Deus, que se torna filho de homem. Deus eterno, o Filho eterno do Pai, vem a este mundo e se faz filho de um ser humano, a Virgem Maria. 

No Natal, nós recebemos um filho. Ou seja, o Filho de Deus — que já é Filho de Deus desde toda a eternidade — agora se torna “filho de homem”.

Jesus, durante o tempo do seu ministério público, quando Ele fala de si, Ele usa esta expressão, que é uma expressão do Antigo Testamento tirada do profeta Daniel, em que Jesus se descreve como “o Filho de homem”. A expressão aramaica é “bar’enasha”, que quer dizer “filho de homem”, “filho do frágil”, “filho do mortal”, “filho daquele que foi ferido com a ferida incurável”, a ferida da mortalidade. Jesus se faz filho de nossa fragilidade, “bar’enasha” .

No entanto, quando Jesus se define como “o Filho de homem”, é importante nós recordarmos que a palavra “homem”, aqui, não quer dizer “varão”, não se refere ao “homem do sexo masculino”; mas quer dizer “filho de homem”, “filho de um ser humano”. Esse ser humano do qual Jesus é filho é Maria; por isso Jesus é filho de homem.

A expressão “o Filho de homem”, portanto, refere-se a Jesus, que é o Messias prometido, porque, no Livro do profeta Daniel, o “filho de homem que vem sobre as nuvens” é o Messias que vem.

Nós devemos nos recordar também que Ele é filho de Maria. Portanto, aquele que é o Filho de Deus, o Filho do Altíssimo, torna-se agora filho de Maria.

O Evangelho em destaque nos recorda isso de forma bastante insistente, porque o anjo Gabriel aparece a Maria e diz: “Será chamado Filho do Altíssimo”; e depois, “será chamado santo, Filho de Deus”. Mas esse Filho do Altíssimo vai ser também filho de Maria, pois o anjo anuncia: “Eis que conceberás” — cuja tradução mais próxima do original grego seria “conceberás no útero” —, “conceberás no útero e darás à luz um filho”.

Quando celebramos o Natal, estamos celebrando e recordando três nascimentos de Jesus.

Em primeiro lugar, celebramos o fato de que Jesus nasceu da Virgem Maria. Esse é o mistério principal. Mas nós temos de nos recordar também de que Ele “nasce”, na eternidade, sendo gerado do Pai. Esses são os dois nascimentos, poderíamos dizer, “misteriosos”: Ele é o Filho de Deus, que é “gerado, não criado, consubstancial ao Pai”, ou seja, na eternidade nós vemos o nascimento do Filho eterno; já aqui na história, Ele é filho de homem, que nasce da Virgem Maria. Esses são os dois nascimentos principais.

Mas há um terceiro nascimento, que se realiza no hoje e afeta diretamente as nossas vidas. É o nascimento de Jesus nas nossas almas. Ou seja, para celebrar o Natal de verdade, Jesus precisa nascer em nossas almas como Ele nasceu nas almas dos pastores, aqueles homens pobres que, por primeiro, receberam a notícia do nascimento. Os anjos disseram: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade” (Lc 2, 14); dali, recebida a notícia, os pastores partiram apressadamente para encontrar o Menino na manjedoura. Nós também devemos partir apressadamente para o encontrar, porque precisamos que Ele nasça em nossas almas e em nosso coração.

Como isso acontece? Como Jesus vai nascer em nossos corações? Isso acontece através da fé, um dom recebido ao ouvir o evangelho. Você precisa fazer um ato de fé, pelo qual acontece um nascimento de Cristo na sua alma. Expliquemos isso com mais detalhes. Quando queremos representar o mistério do Natal, nós meditamos na sagrada família, que é composto por três pessoas: Maria, Jesus e José. Primeiro, nós vemos a Virgem Maria, de cujo ventre Jesus nasceu, e que nos mostra que Ele é “filho de homem”. Mas Jesus não é somente filho de Maria; Ele é “o Filho de Deus”. 

Pois bem, olhamos para Maria e vemos “Jesus, filho de homem”; olhamos para Jesus e o vemos como “o Filho de Deus”. Faltou, então, José, que parece estar “sobrando” no evangelho. Porém, na alma de José, vemos o nascimento de Jesus acontecer por meio da fé. Porque foi exatamente ao crer que Jesus é o Filho de Deus e filho de homem, que Jesus nasceu no coração de José. Por isso, ele é modelo para todos nós.

Quando olhamos para esta santa família, devemos enxergar o ato de fé profundo e maravilhoso que José está fazendo. Ele tem diante dos olhos o mistério do Natal, o Filho que nasce, e o mistério da maternidade divina, Maria como mãe de Jesus. São os dois grandes mistérios que nós celebramos neste Natal.

No coração de José, porém, acontece um terceiro mistério: o mistério de que, exatamente por causa da profunda fé desse homem, Jesus nasce no coração e na alma dele de forma tão real, de forma tão profunda, que Jesus depois chamará José de “pai”. Quando Jesus se perde no Templo entre os doutores e Maria o reencontra no terceiro dia, ela apresenta a sua queixa, dizendo: “Meu filho, por que fizeste isso conosco? Teu pai e eu te procurávamos” (Lc 2, 48).

Como é possível que José seja “pai” de Jesus? Bom, ele não é pai de Jesus no sentido de “pai natural”. Obviamente, ele tem uma função especialíssima no mistério que nós celebramos, a Encarnação, porque ele é aquele que irá proteger Jesus e Maria; mas, ao mesmo tempo, nós podemos também lembrar que Jesus nasceu no coração de José, ou seja, foi gerado na alma do santo patriarca.

Esses são os três nascimentos que celebramos no Natal: i) Jesus nasce em Deus na eternidade (desde toda a eternidade, Ele existe como o Filho de Deus); ii) Jesus nasce na história como filho de Maria, filho de homem; iii) mas Ele quer nascer também em nossas almas de forma bem real, como nasceu na alma de José e na alma dos pastores que foram até Belém.

Bom, uma vez apresentado isso de forma teológica etc., como é que se pode viver bem concretamente isso? Como é que, na prática, isso acontece? Existe um versículo no Evangelho de São João (3, 16) em que Deus nos fala da realidade desse mistério: “Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito para que aquele que nele crê não pereça, mas receba a vida eterna”. Em outras palavras, Jesus veio para que, levando-nos a realizar atos de fé, nós não sejamos condenados ao Inferno, mas participemos da vida eterna.

Deus amou tanto o mundo, que nos deu a oportunidade de crer no Filho que foi dado. Foi-nos dado um menino, em quem devemos crer. A grande prova do amor de Deus para conosco é que Ele nos deu seu Filho para n’Ele crermos e, assim, recebermos a vida eterna, sendo participantes da vida do próprio Filho. Sendo gerado em nossas almas, Cristo nos gera para a vida eterna. 

Nós precisamos crer; precisamos verdadeiramente abrir nossos corações para crer neste Menino que nasceu e nos foi dado. Peça a Deus um coração semelhante ao de José, uma fé viva e verdadeira como a do santo patriarca. Ao meditarmos no Natal e vermos aquele homem humilde, silencioso e escondido, fazendo o seu ato de fé e de adoração, procuremos perceber o que se passa no coração dele. Acontece o milagre de que Cristo está nascendo no coração dele.

Nestes tempos em que vivemos imersos no relativismo religioso e tantas pessoas creem que as religiões são todas iguais, precisamos entender que não se trata de “crer em alguma coisa”. O importante é crer no amor do Pai manifestado no fato de que Ele nos deu o Filho, para que creiamos e, crendo, não pereçamos, mas tenhamos a vida eterna. A centralidade da nossa fé em Jesus Cristo é importantíssima e irrenunciável.

Celebremos, portanto, com grande entusiasmo e alegria esse três nascimentos de Cristo: o Filho de Deus “nasce” do Pai, na eternidade; o “filho de homem” nasce de Maria, no tempo; o Cristo nasce misticamente em nossas almas, porque cremos que Ele veio para nos fazer participantes da vida eterna.

É o filho de José, filho de todo aquele que crê, filho dos pastores, filho de todos os homens de boa vontade que creem verdadeiramente na vinda do Verbo, que “se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14).

Por isso os anjos, nesta noite bendita, dizem: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade” (Lc 2, 14), ou seja, paz àqueles que creem, porque, crendo, entrarão na vida eterna.