Como ver seu grupo com os olhos de que o visita e procurar maneiras de ser ainda melhor

Se você perguntar a alguém que não frequenta uma célula, por que não procura uma, vai ouvir respostas como “eu não me sinto parte”, “me sinto estranho”. É preciso coragem para fazer parte de um grupo que já existe. No entanto, algumas pequenas atitudes, tanto dos líderes quanto dos membros, são significativas e podem gerar esse senso de pertencimento tão necessário.

Sua célula é acolhedora?

Separamos 10 perguntas e 10 dicas para te ajudar a ver sua célula do ponto de vista de um visitante e entender o que você está fazendo certo e o que precisa de atenção especial.

1. Com que frequência você ora pela sua célula e os membros dela?

É muito importante orar pela sua célula e as pessoas que fazem parte dela – incluindo aquelas que você quer convidar. Peça que o Espírito Santo te direcione e que Deus te ajude a criar laços e envolver os membros.

2. Como você recebe cada membro quando chega à célula?

Dar boas-vindas e receber bem as pessoas faz com que se sintam acolhidas e valorizadas. E se essa for uma prática comum, vai continuar sendo quando visitantes chegarem – assim, eles não sentirão que são um “peixe fora d`água”.

3. Sua célula tem um tempo que envolva alguma comida ou bebida?

A comida é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas se sintam acolhidas. Mesmo que seja algo para beliscar, como pipoca ou um suco, todo mundo vai ficar mais confortável. É incrível como esses momentos podem ser chave para a criação de relacionamentos, principalmente com visitantes.

4. Os membros da sua célula compartilham do valor de receber bem os visitantes?

Se isso não é um valor para os membros da sua célula, será difícil fazer com que o grupo seja acolhedor. Ajude-os a importância de receber bem os visitantes, peça que se lembrem do que sentiram quando visitaram a célula pela primeira vez, o que os impactou positiva e, até mesmo, negativamente.

5 . Com que frequência você e os membros da sua célula convidam pessoas novas para participar dela?

Mesmo que os membros da sua célula digam que querem ganhar pessoas e multiplicar, isso não vai se concretizar a menos que eles convidem alguém. Seja um modelo, procurando sempre trazer visitantes.

6. Quando há visitantes, você os apresenta de forma agradável, mas sem colocá-los em situações de exposição?

Apresente os visitantes dizendo seus nomes e dando a oportunidade de oferecerem informações básicas que possam quebrar o gelo e iniciar conversas, mas não os coloque em situações de muita exposição ou, até mesmo, desconforto.

7. Você, intencionalmente, conecta os visitantes com os membros da célula?

Conectar visitantes com membros da célula pode fazer com que se sintam conectados de maneira mais leve. Se os visitantes têm filhos, considere conectá-los com outros pais. Se trabalham, apresente-os a alguém que tem a mesma profissão. Use os detalhes que você sabe sobre os visitantes para ajudar nessas conexões.

8. Quando há visitantes, você explica coisas que podem ser confusas (piadas internas, termos teológicos, conversas do encontro anterior)?

Não é preciso explicar cada detalhe de tudo o que acontece na sua célula, isso pode fazer com que os visitantes se sintam desconfortáveis. No entanto, é uma boa ideia explicar aquilo que precisa de contexto. Para que isso aconteça sem muita exposição, você pode dar informações ao visitante antes de a reunião começar ou pedir que alguém que esteja perto dele o faça durante a célula.

9. Você agradece aos visitantes pela participação e oferece seu contato?

Sempre ofereça aos visitantes uma forma de contato – seja WhatsApp, Instagram ou qualquer outro meio que funcione para você e, principalmente, para eles. Isso permite que eles tenham a liberdade de entrar em contato com você caso queiram voltar à célula ou tenham alguma necessidade.

10. Você envia mensagens de forma apropriada após a visita à célula – agradecendo por estarem lá ou, até mesmo, apenas perguntando como estão?

Há um equilíbrio entre fazer com que um visitante se sinta confortável e fazer com que sintam que devem se juntar à célula. Seja gentil, não fique perguntando se eles vão voltar ou se gostariam de fazer parte do grupo. Agradeça a visita e deixe claro que você gostaria de vê-los de novo e que sempre serão bem-vindos.

Você sabe como começar um trabalho de capelania hospitalar? Confira algumas dicas essenciais!