Elas podem acontecer a qualquer momento, mas o mais importante é estar preparado para reagir bem

Lidar com críticas e reclamações é um problema em praticamente todas as áreas do ministério. Líderes da igreja têm tido que lidar com reclamações desde o início. Veja, por exemplo, a experiência de Paulo em 2 Coríntios – não é novidade! No entanto, é muito importante estar preparado para essas situações e para reagir bem a elas.

Como enfrentar as críticas no ministério

Se você está lidando com algumas críticas e reclamações em sua liderança ou ministério pastoral, algumas dicas podem ajudar:

1. Não leve as coisas para o lado pessoal

Quanto menos você levar as reclamações e críticas para o lado pessoal, melhor estará emocionalmente e mais eficaz será no ministério. Às vezes, no entanto, parece impossível evitar o envolvimento emocional. Então, lembre-se de respirar fundo, orar e contar até dez antes de responder. Quer a crítica venha após o culto, em uma reunião ou por e-mail, tente manter a calma e não reagir impulsivamente.

2. Perceba quando as coisas pequenas do dia a dia começam a incomodar você

Em alguns dias, as críticas simplesmente deslizarão por você, enquanto em outros serão como unhas arranhando um quadro-negro. Isso diz respeito ao seu estado emocional e encontrar maneiras de se distanciar um pouco fisicamente ou emocionalmente ajudará. Preste atenção em suas próprias respostas aos outros e, quando necessário, reserve um tempo para descansar. Quando você conseguir enxergar os outros como personagens ao invés de inimigos, saberá que está progredindo.

3. Evite ficar na defensiva

A defensividade consome energia e mina sua eficácia como líder. Mesmo que você se sinta na defensiva, faça o possível para pensar sobre o que está acontecendo com a outra pessoa, com você e com a igreja local como um todo.

Líderes que estão em uma posição defensiva raramente conseguem liderar de forma criativa e positiva. Embora todos possamos ser afetados emocionalmente por críticas, uma habilidade importante de liderança é se desvencilhar dessa reação o mais rápido possível.

4. Reconheça que, muitas vezes, é necessário melhorar

Às vezes, as reclamações dizem respeito a áreas em que você ou o ministério precisam melhorar. Em muitos casos, o sermão realmente foi muito longo ou a nova programação simplesmente não funcionou. Mantenha humildade, assuma a responsabilidade pelo seu próprio crescimento e procure áreas que precisam ser desenvolvidas. No entanto, você não precisa passar a noite toda se culpando. Uma simples abertura para sua própria necessidade de desenvolvimento como líder será suficiente.

5. Peça perdão quando necessário

Isso ajuda muito a desarmar críticas. É mais fácil pedir desculpas calmamente e sinceramente quando se está apropriadamente humilde e controlando os sentimentos defensivos.

6. Espere críticas e reclamações quando tomar uma posição como líder ou quando a igreja começar a seguir uma direção clara

Não se trata de você, é o sistema como um todo reagindo a uma perturbação no equilíbrio. Mantenha-se no caminho e não se deixe abalar. Inclusive, oriente outros líderes a fazer o mesmo.

Resumindo, você não pode liderar e ficar impune – em outras palavras, quando você avança, alguém reagirá. Quando estiver preparado para isso, será menos provável que fique desequilibrado e melhorará sua capacidade de responder de forma neutra às críticas. Quanto mais claro você estiver sobre para onde está indo, melhor.

7. Observe que as reclamações podem surgir em áreas que não estão relacionadas à direção que você está seguindo

Por exemplo, se você tomar medidas para desenvolver a adoração de uma nova maneira, podem surgir problemas no grupo de jovens ou em outros ministérios. Isso é normal. Igrejas, como outros sistemas, resistem à mudança de várias maneiras. Vale a pena avaliar os pontos críticos em sua igreja local. Você consegue imaginar onde podem surgir desafios? Observar o sistema da igreja dessa maneira o ajudará a ser mais neutro e menos vulnerável a críticas potenciais.

8. Observe como as pessoas expressam suas opiniões

Aqueles que conseguem definir sua posição em termos de si mesmos são mais maduros do que os que dizem “você deveria”, “você não deveria”, “eles sempre” ou “eles nunca”. Isso lhe dará uma pista sobre quem é mais maduro.

É mais importante ter pessoas que possam dizer “eu acho”, “eu acredito”, “eu concordo” ou “eu discordo”, do que pessoas que simplesmente concordem com você. O potencial para uma conversa honesta sobre a missão e direção da igreja é muito maior. Aqueles que podem definir suas próprias opiniões sobre um assunto são os melhores candidatos para cargos de liderança.

9. Tenha cuidado ao expressar suas opiniões

Tente não reagir, pense na sua resposta primeiro e, sempre que possível, ore antes de responder. Como mencionado, defina sua posição em termos de si mesmo ao invés de responsabilizar os outros: use sempre “eu” ao invés de “você” ou “eles”. Assuma a responsabilidade por sua própria posição. Faça isso em todos os meios: no púlpito, em reuniões, conversas particulares e e-mails. Pratique definir a si mesmo para aqueles que você lidera.

10. Trabalhe nas relações com aqueles que discordam de você

Como seria levar seu crítico mais duro para almoçar? Você nem precisa falar sobre a igreja. Esse tempo é melhor gasto com aqueles que têm a capacidade de aprender, crescer e adaptar seu comportamento. Esses críticos podem ser vistos como a “oposição leal” e têm o potencial de se tornar aliados significativos, se forem tratados com respeito. Apenas porque as pessoas discordam de você não significa que são inimigas. Você raramente precisa entrar em conflito direto com elas e pode aprender a apreciar suas habilidades e perspectivas.

Críticas são realmente construtivas quando reagimos da maneira certa

Quando mantemos nosso foco em nossos próprios objetivos ministeriais enquanto trabalhamos constantemente nas relações com aqueles que lideramos (incluindo os mais críticos), os objetivos se tornam mais alcançáveis e as relações podem ser sustentadas a longo prazo.

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