Talento é importante, mas há outros atributos que são essenciais

Quando se fala em líderes de louvor, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é a aptidão com relação à música – ou, em outras palavras, o talento musical. Mas a verdade é que essa é a última questão a se considerar. Há diversos outros atributos que são ainda mais importantes e que devem estar no topo da lista.

7 qualidades de grandes líderes de louvor

Conheça as características que formam líderes de ministério de louvor que organizam bem as pessoas e estão comprometidos em levar a igreja à adoração.

1. Humildes

Esses líderes amam Jesus e andam com Ele diariamente. Estão dispostos a deixar outros ajudarem a liderar, porque não se trata deles, mas sim de Jesus. Eles não precisam estar sempre no centro do palco.

2. Estratégicos

Planejam o culto do início ao fim. São conscientes da necessidade de eliminar distrações e dar às pessoas a melhor oportunidade de se envolverem na adoração.

3. Cooperativos

Planejamento é importante. E também é preciso deixar o Espírito Santo trabalhar em nossos processos. Mas é muito difícil permitir que isso aconteça quando queremos manter o controle a qualquer custo.

Além disso, a ligação entre o pastor local e o líder de louvor é muito importante. Na verdade, essa pode ser a qualidade mais importante ao buscar um líder de louvor.

4. Fiéis

Neste ponto, trata-se realmente de uma disposição para andar pela fé, mesmo quando for desconfortável. Um bom líder de louvor pode liderar as pessoas, mas enfrentará várias opiniões sobre seu “desempenho”. Está sujeito a receber críticas tanto ou mais do que o próprio pastor local. Pode ser uma posição desafiadora para qualquer pessoa que dependa da popularidade ou da aprovação dos outros. Por isso, deve haver maior foco no chamado de Deus e em seu trabalho, do que no conforto da posição ou na resposta das pessoas.

5. Servos

Líderes de louvor estão aqui para servir a igreja, seus voluntários e a Cristo. São pessoas comuns, humildemente se esforçando para ser como Jesus.

6. Encorajadores

Eles investem em toda a equipe de ministério de louvor, fazendo com que todos se sintam valorizados. As pessoas são atraídas por eles porque sabem que são amadas e apreciadas.

7. Inovadores

Bons líderes de louvor não caem na mesmice e não têm medo de experimentar novas músicas. Estão constantemente elevando seu próprio padrão, desafiando os outros, fazendo mudanças e buscando melhorias.

Compromisso com Deus e com as pessoas

Percebeu que não falamos de talento? É claro que ele precisa estar presente, mas um bom líder de louvor não precisa ser o próximo Chris Tomlin (ou qualquer outro grande nome). Aptidão importa, mas caráter e compromisso importam ainda mais.

Você sabe como enfrentar os desafios de liderar em tempos de mudança?