Receber e integrar as pessoas da maneira certa pode ser definitivo para que elas se sintam bem-vindas e se entreguem ao Evangelho

As boas-vindas e o acompanhamento dos visitantes é um dos grandes desafios de qualquer igreja.

Quando falamos em reuniões online, pode ser mais ainda.

Afinal, se as pessoas não se sentem bem-vindas ou conectadas, dificilmente voltarão para ouvir a Palavra.

Precisamos entender a urgência do tempo em que vivemos.

Existem muitos que estão prontos para receber o Evangelho, para entregar sua vida, mas precisam ser recebidos.

Não podemos deixar de lado a importância de receber e integrar os visitantes em nossas Comunidades.

Algumas dicas podem ajudar – e muito – nesse sentido. Elas são importantes nos cultos presenciais também, mas podem ser ainda mais nas programações pela internet.

1. Identificação e contato

Imagine se você conhece alguém e, depois de dois meses, manda uma mensagem dizendo: “foi um prazer conhecer você”.

Essa pessoa, provavelmente, não acreditará nas suas palavras.

O tempo do contato é crítico para visitantes em nossas igrejas locais.

Uma pesquisa revelou que as pessoas tendem a permanecer em uma igreja mais provavelmente quando recebem um contato em até 48 horas depois de sua primeira visita.

O tempo é muito importante quando se trata de acompanhar alguém que está visitando, mas a maior pergunta agora deve ser: como saber que alguém está acompanhando a programação da sua igreja local pela primeira vez?

Existem algumas maneiras de fazer isso:

  • Comentários nas transmissões: deixe um membro ou um diácono responsável por perguntar se existe alguém assistindo às transmissões pela primeira vez através dos comentários no YouTube ou no Instagram. Com essa identificação, peça que eles entrem em contato no privado ou encaminhem para um líder de célula.
  • Postagens nas redes sociais: faça uma postagem pedindo que aqueles que estão assistindo aos cultos da sua igreja local pela primeira vez se identifiquem. Através disso, entre em contato também no privado para conhecer mais as pessoas e integrá-las a um grupo.
  • Cadastro no site: se você transmite os cultos também através do site da sua igreja local, disponibilize um pequeno formulário para visitantes que gostariam de se identificar. Peça informações como: nome, e-mail e telefone.

Com essas informações, é possível entrar em contato com as pessoas.

Hoje, não podemos fazer visitas, mas podemos mandar e-mails, mensagens de WhatsApp, fazer uma ligação.

As maneiras de contato são infinitas, mas é preciso fazê-las e ter um prazo para isso.

2. Personalização

Muitas igrejas pegam o contato dos visitantes e colocam em uma lista para enviar mensagens automáticas com informações genéricas sobre cultos e transmissões.

Essa estratégia não é exatamente a ideal e pode ser melhorada com algo simples: a personalização.

Os e-mails são extremamente eficazes nos nossos dias, mas podem ser mais pessoais se vierem de uma pessoa específica, se apresentando e se disponibilizando para ajudar os visitantes, receber pedidos de oração e integrá-los a uma célula.

Depois da integração, a automação pode ser uma ótima ferramenta.

Mas há uma janela que é chave para fazer com que um visitante continue voltando, e ela exige personalização e pessoalidade.

Principalmente porque as pessoas precisam de contatos pessoais, querem se sentir próximas.

3. Intencionalidade

É preciso que você, pastor ou líder, tenha clara a importância de receber e integrar os visitantes e repasse isso aos membros e líderes de sua igreja local.

Fazer com que as pessoas se sintam cuidadas não acontece por acidente, é preciso ter intencionalidade.

Não precisa ser complicado, só é preciso priorizar, se disponibilizar, mostrar a importância de receber as pessoas para sua igreja local.

E são os próprios visitantes que mostram o que funciona e o que não funciona no processo de acompanhamento.

Fique atento ao que tem dado mais retorno, ao que tem feito com que as pessoas se sintam melhor recebidas.

4. Clareza

Estamos vivendo um momento novo e temos reorganizado muitas coisas. O processo de receber e integrar visitantes é uma delas.

Entendendo as ferramentas que sua igreja local está usando para se comunicar, monte um sistema claro de integração e repasse isso à sua liderança.

Destaque pessoas específicas que terão a responsabilidade de entrar em contato privado com os visitantes e repassá-los aos líderes de célula.

Mas é muito importante que a maneira de fazer esses contatos esteja clara para você e para os seus membros.

Assim, fica mais fácil checar se o acompanhamento está sendo feito ou não.

5. Registro

Em nossos cultos físicos, costumamos dar uma ficha para que os visitantes preencham e, com ela, fazemos um cadastro, mantendo os dados das pessoas.

Precisamos continuar fazendo isso, acrescentando informações de integração: se aquela pessoa foi integrada a uma célula, quem a está acompanhando, etc.

Crie uma planilha para fazer esse acompanhamento. Assim, você garante que ninguém que “visite” as transmissões de sua igreja local passe despercebido.

Continue recebendo visitantes, mesmo à distância

As pessoas estão sedentas e com o coração aberto para receber a Palavra.

Precisamos estar prontos para recebê-las, mesmo que à distância.

Organize um processo para receber e integrar visitantes em sua igreja local.

Continue a cumprir o chamado de fazer discípulos de Jesus.

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