Foque naquilo que é essencial para sua vida e ministério neste novo ano

Ao olharmos para um novo ano, podemos esperar que a seção de produtos frescos no supermercado mais próximo esteja cheia de pessoas decididas a comer mais vegetais, e talvez tenhamos que esperar na fila pelo nosso equipamento favorito na academia, enquanto muitos tentam, novamente, priorizar sua saúde e bem-estar.

É certo que muitas resoluções de Ano Novo são perenes. A verdade é que sabemos exatamente o que deveríamos estar fazendo, não nos falta sabedoria proverbial sobre nosso bem-estar e sucesso. É apenas a parte do “fazer” em que acabamos tropeçando.

No entanto, agora é um bom momento para definir suas intenções para 2024. Embora você nem sempre seja tão consistente em suas ações como esperava, o processo de estabelecer resoluções pode ser uma importante disciplina espiritual que pelo menos direciona nosso foco na direção certa.

4 resoluções para pastores neste novo ano

Pensando em 2024, aqui estão quatro resoluções de Ano Novo que pastores podem considerar comprometer-se:

1. Resolva alimentar sua própria alma

Isso é dito muitas vezes, mas a grande verdade é que você nunca poderá dar à sua igreja local o que você não tem. Você não pode guiá-los à saúde e maturidade espiritual se não estiver caminhando para lá você mesmo. Então, resolva ser intencional sobre continuar sua jornada espiritual com Jesus este ano.

Isso pode significar coisas diferentes para diferentes pastores, com base na sua fase de vida e ministério. Para alguns, significa recuperar o senso de admiração pelas Escrituras, comprometendo-se a lê-las sistematicamente pela primeira vez em muito tempo. Para outros, significa se inscrever em terapia ou direção espiritual para diagnosticar e corrigir problemas espirituais e emocionais incipientes que podem prejudicar sua liderança. Para outros ainda, pode envolver abordar um pecado específico que é pequeno o suficiente para não levá-lo a perder seu pastorado, mas que, no entanto, você sabe que está impedindo-o de se tornar mais como Jesus.

Comprometa-se a tirar um tempo para refletir e orar sobre a condição de sua alma. Em que você precisa se concentrar este ano para garantir que não apenas sobreviva ao seu pastorado, mas prospere nele, influenciando sua congregação a fazer o mesmo?

2. Resolva pensar com sabedoria e comunicar com clareza

Nos últimos dois anos, se repetiu cada vez mais a máxima de que estamos vivendo em “tempos incertos”. Este é o nosso “novo normal”, pois não parece que as coisas ficarão mais “certas” tão cedo. Em um mundo altamente politizado e marcado por constantes turbulências, as pessoas buscam orientação de seus líderes espirituais.

Seja em questões de justiça racial, imigração, ideologias de gênero, fatores legais e sociais que afetam as taxas de aborto ou qualquer número de outros temas polêmicos, a maioria das pessoas nas igrejas estão recebendo uma enxurrada de comentários de diversas fontes para moldar seus quadros morais. E, na maioria das vezes, não ouvem nada de seus pastores.

Isso não quer dizer que você deva se comprometer a responder a cada última manchete com seus sermões ou posts nas redes sociais, mas afirmar que a Bíblia fala sobre todos esses assuntos – só que não com os mesmos pontos de discussão de políticos ou comentaristas de notícias.

Discutir esses temas polêmicos é repleto de perigos, e não importa o que você faça, alguns estarão determinados a assumir que você disse algo abominável que nunca disse. Mesmo assim, a grande maioria agradecerá por você falar sobre esses assuntos em termos bíblicos, em vez de partidários.

Mergulhar nesses assuntos exigirá pesquisa, estudo e contemplação. Se você está ciente dos assuntos sobre os quais as pessoas em sua igreja local estão pensando e falando, mas não sabe muito sobre eles, comprometa-se a reservar um tempo para estudar mais.

Novamente, nem todo sermão semanal deve ser uma resposta às notícias semanais. Ser lento para falar sobre questões nas manchetes é uma prática sábia. Mas quando você falar, esforce-se para ser ponderado, mas ousado, nuanceado, mas claro.

3. Resolva ser generoso ao investir nos outros

Um dos ativos mais valiosos de um líder é o tempo. Líderes de alta capacidade sabem como ser intencionais com ele, aprendendo o que devem recusar para maximizar seu impacto. Assim, os pastores devem ser bons administradores de seu tempo limitado.

Isso é verdade e bom. Mas se Deus nos chamou para ser generosos em todas as coisas, e nosso tempo é o ativo mais valioso que temos, como também podemos ser intencionalmente generosos com ele?

Considere as maneiras pelas quais você pode ser generoso ao investir nos outros este ano. Pode ser alguém da sua equipe ou dos voluntários. Comprometa-se a dar-lhes maior acesso ao seu tempo e sabedoria. Isso pode ser demorar com uma pessoa ou outra após o serviço de domingo ou passar alguns minutos extras ao lado da cama de um membro da igreja que foi internado no hospital. Comprometa-se a ficar um pouco para conversar e orar.

A maioria das pessoas entende que seus pastores estão ocupados e não querem incomodá-los desnecessariamente. Então, caberá a você oferecer seu tempo àqueles que não pediram explicitamente, mas sem dúvida o desejam.

4. Resolva investir no descanso ao longo do ano

Pastores, frequentemente, se sentem sobrecarregados. As demandas do ministério são constantes e se você está esperando o momento perfeito para tirar uma folga, nunca o encontrará.

Em 2024, pelo bem de sua igreja local, sua família e sua saúde pessoal, comprometa-se a ritmos regulares de descanso. Seja religioso (no melhor sentido da palavra) sobre tirar regularmente um tempo de folga no decorrer de uma semana, mês e ao longo do ano.

Além disso, incentive toda a sua equipe a fazer o mesmo. Crie uma cultura em que os membros respeitem os limites uns dos outros e a necessidade de descanso. Ao montar seu calendário anual, tenha em mente como você empilha eventos ou iniciativas importantes uns sobre os outros. Construa “meses lentos”, tempos em que sua equipe pode respirar, celebrar o que Deus fez até agora, se recuperar e olhar para a próxima estação com um senso de excitação, em vez de exaustão e temor.

Faça um novo compromisso de caminhar com Jesus em 2024

Sem dúvidas, Deus tem coisas grandiosas reservadas para você este ano em sua vida e ministério. Com igual certeza, podemos prever que novos desafios surgirão. Em alguns momentos, você lidará com suas provações e triunfos de maneira espetacular, mostrando um grau de graça e destreza que surpreende até você mesmo. Em outros momentos, nem tanto.

Comprometa-se apenas a caminhar com Jesus em 2024, não a ser perfeito. Não a “mudar o mundo” por qualquer medida que você esteja usando. Apenas andar com Jesus e confiar que Ele trabalhará em você para realizar Sua vontade. Ele certamente pode e fará mais do que você pode imaginar.

Quer dicas sobre como melhorar a participação na sua célula neste novo ano?