Algumas vezes descrevemos as igrejas por suas características: missionária, louvor e adoração, bíblica, doadora, e assim por diante. Mas será que as igrejas não deveriam ter todas estas características? Da mesma forma, algumas igrejas são conhecidas por serem “igrejas de oração”, como se as outras igrejas não fossem conhecidas pela intercessão.

Ainda que essas descrições sejam apenas generalizações e não uma indicação da realidade, é verdade que talvez a oração não seja o foco de algumas igrejas hoje em dia.

Quando a oração está bem no coração da célula, a oração também será a batida do coração da igreja.

Para ser eficaz e ter intimidade com o coração do Pai, a célula precisa orar, ou melhor ainda, desejar orar. Todo o cronograma e organização da célula são ótimos para facilitar o relacionamento, a recepção de novas pessoas – mas não podemos priorizar isso e nos esquecermos da oração, da intercessão, dos pedidos e testemunhos.

Já vimos Deus mover-se de forma grandiosa pelo Corpo de Cristo, quando este o buscou com grande paixão. Em um mundo que precisa desesperadoramente da presença de Jesus e de seu toque transformador, a Igreja precisa orar.

Entretanto, a igreja também precisa estar disponível para responder estas orações de forma prática, precisa ser as mãos e os pés destas orações que estão sendo feitas. A oração não é uma desculpa para não agir, é posicionar-se para a ação!

Quando oramos juntos na célula, ao incorporarmos a ação à reunião, as pessoas podem ter o foco voltado para ser pelo menos uma parte da resposta. Por exemplo:

  • Quando oramos pelos perseguidos, podemos pensar sobre como apoiar a igreja perseguida através de doações e compartilhamento de informações para outras pessoas também se engajarem;
  • Quando oramos por um missionário ou por nossos pastores, podemos pedir para que todos escrevam e enviem mensagens – crianças podem fazer desenhos, encorajando, citando a Bíblia ou simplesmente mencionando que oraram por ele. Estas coisas podem acontecer durante a própria reunião.
  • Quando oramos pelo governo, podemos escrever e enviar mensagens aos representantes locais informando que estamos orando por suas vidas como encorajamento;
  • Quando oramos pelas pessoas que estão se sentindo solitárias, podemos ir e orar com eles em suas casas; entre tantas outras coisas.

Cada uma dessas ações práticas será surpreendente para aqueles que estão sendo o alvo a ação prática em resposta a oração. Isso revela o coração do Pai, isso demonstra um amor prático e real – pois o amor é, o que o amor faz.

Com essas ações, iremos estimular todos na célula a realizarem pequenos atos de bondade, pequenas ações intencionais para que o amor seja demonstrado. Isso gera testemunhos, e testemunhos são uma chave essencial para que mais e mais pessoas possam conhecer como Deus age através do Espírito Santo na vida de seus discípulos.

Aproveite e baixe o PDF: “21 dias de amor” para estimular sua célula a participar de um compromisso de 3 semanas onde iremos focar em ações práticas de oração, atitudes e amor!

Esta é a resposta “Eis-me aqui”. Orar, mas também oferecer-se como uma possível resposta àquela oração.