Entenda como e por que devemos orar – e qual deve ser o posicionamento de um intercessor

Há uma ideia falsa no cristianismo contemporâneo de que aqueles que oferecem oração intercessora por outras pessoas são um classe especial de super-cristão. A Bíblia deixa bem claro que todos os cristãos são chamados para serem intercessores. Todos os cristãos têm o Espírito Santo em seus corações, e da mesma forma como Ele intercede por nós de acordo com a vontade de Deus (Rm. 8.26-27), devemos interceder uns pelos outros. Não é um privilégio limitado a uma elite cristã ou apenas para mulheres; é um comando para todos.

Mas, mesmo sabendo essas coisas, muitos se perguntam como funciona a intercessão. O que acontece? Intercessão é o amor expresso de joelhos. O intercessor é aquele que faz a ligação entre a misericórdia de Deus e a necessidade humana. Ou seja, é alguém sensível à dor do outro. Pressupõe sofrer com os que sofrem, chorar com os que choram, se colocar no lugar do outro e se juntar à sua causa como se fosse a sua própria. É um ato de muita bravura e luta por parte de todos os fiéis que se auxiliam em amor e cuidado mútuo.

Um chamado à batalha

Interceder é combater. O intercessor é aquele que se volta ao inimigo e declara guerra contra os bloqueios, impedimentos e oposições. É aquele que busca de Deus as estratégias de batalha. É um soldado habilitado para salvar vidas, tirando-as da mão do inimigo. O intercessor possui uma visão e se antecipa às investidas do diabo. Por isso o intercessor é chamado de guerreiro de oração, por combater e batalhar espiritualmente dentro das igrejas, dos lares ou de onde estiver.

O intercessor se coloca a face a face com Deus e face a face com Satanás. Quanto mais intercede, mais ele verá a cara do inimigo. Haverá guerra, sim, mas o guerreiro será cada vez mais forte.

Uma armadura poderosa

Aquele que intercede precisa se lembrar de que essa é uma luta cuja vitória já foi ganha na Cruz do Calvário, há mais de dois mil anos. Satanás não tem nenhuma autoridade e nem armas legítimas para lutar, diferentemente do intercessor, que vai à batalha revestido da armadura de Deus, como está escrito em Efésios 6.13-18. Mas como usar esses elemento

1. Cinto da verdade: ele une a armadura. Jesus é a verdade e Suas palavras verdadeiras estão escritas na Bíblia. Como usar: estude a Bíblia e creia na verdade (Jo. 14.6).

2. Couraça da justiça: a couraça protege o seu coração. Quando você se arrepende de seus pecados e dedica sua vida a Jesus, Ele apaga a injustiça do pecado do seu coração. Como usar: arrependa-se de seus pecados e creia que Jesus te salvou. Viva em santidade.

3. Sapatos da prontidão do Evangelho da paz: os sapatos protegem os pés; o Evangelho da paz protege o seu caminho. Como usar: promova a paz em todas as situações

4. Escudo da fé: o escudo protege das setas; a fé protege dos ataques do diabo. A fé te ajuda a se defender das acusações, das dúvidas e das tentações do diabo. Como usar: na hora da dúvida e da tentação, escolha crer em Jesus. Fortaleça sua fé.

5. Capacete a salvação: o capacete protege a cabeça; a salvação protege os pensamentos. Jesus salva da escravidão do pecado. Você não precisa mais viver pensando em coisas ruins, que levam ao pecado. Como usar: rejeite e repreenda os pensamentos errados.

6. Espada do Espírito: a espada fere e defende do inimigo; a Palavra de Deus destrói o inimigo. O Espírito dá vida à Palavra de Deus é poder para derrotar o inimigo. Como usar: combata as mentiras e as tentações declarando as verdades da Bíblia. Confie na Palavra de Deus.

Responda ao chamado

É muito importante que, ao interceder, o guerreiro não se impressione com o rugir do inimigo. Ele faz muito barulho, como se fosse um leão, mas não é. Jesus é o Leão da Tribo de Judá, o diabo procura imitá-lo, mas só faz barulho.

Vista a armadura, vá para a luta, interceda pelas causas dos outros como se fosse suas e você terá uma grande colheita. A igreja testemunhará transformações e viverá um avivamento conduzido pelo Espírito Santo para alcançar e resgatar mais e mais pessoas para o Reino de Deus.

Você sabe que o perfeccionismo pode ser um grande inimigo no ministério? Saiba mais sobre o assunto e aprenda a combatê-lo.