Deus tem promessas para sua vida!

Você já teve a sensação de que as promessas de Deus não estão se cumprindo na sua vida e de que Ele se esqueceu do que prometeu? Há dias difíceis na nossa vida em que nós estamos tão tristes que riso das pessoas não nos encanta. Há dias que estamos cinzentos por dentro. Há tempos que parece que a tristeza não tem fim. Então surge a pergunta: será que as promes­sas de Deus irão se cumprir na minha vida?

Tantas vezes eu também pensei em desistir. São tantas pendências, tantos projetos, tantos sonhos que ainda não se cumpriram, que o desânimo vem para tentar me parar. Mas a Palavra de Deus para nosso coração diz que Ele não desiste de nós e nem nos abandona: “Deus vela por Sua palavra para cumpri-la” (Jr. 1.12)

Existem mais de 30 mil promessas na Bíblia. Não tenho dúvidas de que Deus quer nos ver prósperos, felizes e abençoados. Jesus veio nos trazer vida, e vida com abun­dância, vida plena. Mas o que temos que fazer para to­mar posse das promessas de Deus? O Senhor se move por princípios da Sua palavra: 

Precisamos crer que as promessas de Deus são para nós. A Bíblia diz que “a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Pa­lavra de Deus” (Rm. 10.17). A Palavra de Deus produzi­rá fé no nosso coração. Creia que Deus pode “chamar à existência as coisas que não existem” (Rm. 4.17). 

Deus nunca irá contra o que Ele mesmo disse, pois se tornaria mentiroso. Precisamos obedecer a aquilo que Deus determinar para a nossa vida. Agora, precisamos refletir: o que Deus tem requerido de nós? Estamos no lugar em que Ele quer que estejamos e fazendo aquilo que pediu? “Acaso tem o Senhor tanto prazer em ho­locaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros” (lSm. 15.22).

Há um tempo certo para o cumprimento de cada promessa na nossa vida. Por que Deus não dá tudo de uma vez? Porque Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó (Sl. 103.14). Não importa quanto tempo vai demorar para se cumprir uma promessa. Caminhe em equilíbrio e creia que Deus sempre che­ga na hora certa. Apossar-se das coisas fora da hora de Deus é sinônimo de ansiedade, de duvidar do ca­ráter de Deus. Precisamos confiar que as portas que Ele abrir, ninguém poderá fechar e serão bênção na nossa vida. 

Você tem sonhos? Não fique parado, lute por eles. Corra atrás, trabalhe, se prepare, seja corajoso, tenha atitude. Muitos querem um cargo maior na empresa que trabalham, mas são péssimos funcionários. Vi­vem faltando, são preguiçosos. Muitos querem bên­çãos do Pai mas relutam em viver uma vida santa, não querem abandonar o passado. Precisamos lutar! 

A chave de tudo é a oração. Precisamos ser perseverantes e acreditar que na hora certa Deus irá cumprir todas as Suas promessas em nossa vida: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribula­ção, perseverem na oração” (Rm. 12.12). Como está registrado no Salmo 51.17, o Pai não desprezará “um coração quebrantado e contrito”.  


Quando Deus nos abençoa, Ele o faz com prazer. Não o faz como com “conta gotas”, mas derrama bênçãos sem medidas! A bênção do Senhor enriquece e não acrescen­ta dores! Mas observe algo importante: todas as promessas de Deus passam obrigatoriamente por Jesus! “Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronuncia­do por nós para a glória de Deus” (2Co. 1.20). Ele precisa ser o Senhor de nossas vidas! A maior e melhor promessa da Bíblia é a salvação. Deus ofereceu Jesus para morrer em nosso lugar para que possamos ter vida abundante. E essa vida começa aqui na Terra. Não desista! Ele tem promessas para sua vida!

Ronaldo Bezerra