Programações para crianças também precisam estar nas estratégias de nossas igrejas locais. Há diversas formar de se comunicar com elas

Já faz cerca de dois meses que a maioria de nossas igrejas locais estão com as portas fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Com as recomendações de distanciamento social para prevenir que o vírus se espalhe, os cultos e reuniões online se tornaram a melhor opção e tem permitido que continuemos levando a Palavra de Deus a nossas cidades.

Mas engana-se quem pensa que só preparar um culto de domingo é suficiente para alcançar a todos.

Afinal, pense em como funciona a sua igreja normalmente: além da celebração, há os diversos ministérios e trabalhos para diferentes públicos.

Isso não tem a ver com eventos, mas com a mensagem do Evangelho sendo comunicada da melhor maneira possível para cada grupo.

E as crianças são um deles. Aliás, provavelmente os que mais têm sofrido os impactos do distanciamento de diversas maneiras.

Pense: os jovens e outros grupos de adultos conseguem acompanhar os cultos de domingo e continuarem sendo alimentados – é claro que, se possível, ter conteúdos específicos para cada um deles é ótimo, mas nem sempre é possível. Mas com as crianças é diferente.

Elas precisam de outra linguagem e de sentirem que há algo especial feito para elas, principalmente porque, além de não poderem estar na igreja, não estão frequentando as escolas e nem vendo seus amigos.

Por isso, assim como Jesus Se preocupou em alcançar os pequeninos, faça dessa uma preocupação da sua igreja local também.

Separamos algumas maneiras criativas de fazer isso, além de algumas ideias que várias Comunidades já têm utilizado.

Programações online

Da mesma forma que os cultos e outros conteúdos online têm sido planejados para sua igreja no geral ou para ministérios específicos, também é possível fazer com as crianças.

Seja através de vídeos, cultos ou mesmo postagens nas redes sociais, é possível criar programações voltadas especialmente para elas.

Mas não pense que é só usar o mesmo formato que você já usa.

Alguns fatores são essenciais para atrair o público infantil, como um cenário mais colorido, talvez o uso de fantoches, vídeos mais curtos, atividades lúdicas.

Diversas igrejas já começaram esse trabalho.

A Comunidade da Graça Sede, por exemplo, tem postado ministrações curtas e divididas por grupos de idade no canal Comuna Kids Play, no Youtube.

Já a Comunidade de Zona Norte, além dos vídeos, também criou uma página no Instagram só para o público infantil com diversas atividades e interações.

Em Itaquera, Ubatuba, Arujá e Atibaia o ministério com crianças também ganhou conteúdos no Youtube, com cenários diferentes, personagens e histórias contadas diretamente para as crianças.

Recursos para os pais

Outra maneira de abençoar as crianças da sua igreja local é equipando os pais para esses dias em que todos estão juntos em casa.

Você pode criar um grupo no Facebook ou no WhatsApp para compartilhar ideias, dar atualizações e permitir que eles façam perguntas e peçam ajuda.

Lembre-se de que neste momento os pais estão equilibrando diversas funções ao mesmo tempo e no mesmo lugar, absorvendo, inclusive, as aulas das crianças.

Ofereça informações relevantes e de qualidade para ajudá-los, como dicas, palavras de encorajamento, atividades para fazerem juntos com os filhos.

A Comunidade da Graça em Atibaia, além de oferecer o conteúdo para as crianças, também fez um vídeo com dicas de como tratar o assunto da COVID-19 em casa. Isso, além de encorajar os pais, dá a eles a segurança de que estão tratando as questões da maneira certa.

Atividades

Para as crianças, serem lembradas é extremamente importante, principalmente nesses dias que temos vivido.

E para que sua igreja também atue nesse sentido, os Correios podem ser grandes aliados. Já pensou em criar um pacote com atividades e uma pequena carta para enviar às famílias? Isso pode se estender, inclusive, ao bairro onde fica a sua Comunidade.

De qualquer forma, fazer isso ajuda as crianças a sentirem que estão sendo lembradas e cuidadas. Traduz o amor do Pai a elas.

Quer mais recursos para o ministério infantil?

Na Rede Comuna, sabemos do grande desafio que esses tempos de distanciamento social representam.

Mas também cremos que esse período pode ser uma grande oportunidade para nossas igrejas fortalecerem o Corpo de Cristo e continuarem levando o Evangelho a toda a criatura.

Se você quiser mais ideias e recursos sobre como manter o ministério infantil e as outras atividades da sua igreja local durante a quarentena, faça o download do nosso e-book “Resposta da Igreja à COVID-19”.

Quer receber as melhores informações e ferramentas sobre liderança na igreja brasileira? Faça sua inscrição gratuita na Rede Comuna.