Saiba mais sobre a situação da perseguição à igreja ao redor do mundo no novo material da Portas Abertas

Todos os anos, a Portas Abertas lança a Lista Mundial da Perseguição, mostrando os 50 países onde é mais perigoso seguir a Jesus. O documento é dividido em três partes – perseguição extrema, perseguição severa e perseguição alta – e atualizado anualmente, com novas informações sobre a situação de cada nação, além de outras 26, que não fazem parte dos 50 primeiro, mas estão em observação por conta da perseguição crescente.

Recentemente, foi lançada a Lista Mundial da Perseguição 2022. São muitos dados, estatísticas e exemplos sobre os países em que cristãos têm enfrentado grande pressão. E há diversas atualizações importantes, que devem estar nos motivos de oração de nossas igrejas locais, como o corpo fortalecendo o corpo.

5 highlights da Lista de Perseguição 2022

Entenda um pouco mais sobre os destaques da lista deste ano e entenda como instruir sua igreja local a orar pela igreja perseguida ao redor do mundo.

1. Um novo número 1

A Coreia do Norte esteve no topo da Lista de Perseguição pelos últimos 20 anos, mas este ano perdeu seu lugar para o Afeganistão. Isso não significa que as coisas estão melhorando para os cristãos norte-coreanos, mas que pioraram no Afeganistão.

Com o Talibã assumindo o controle do país em agosto de 2021, o território se tornou quase como uma área de caça de cristãos. Eles não se arriscam a sair em público para se encontrar, fazer compras ou buscar serviços de saúde. Têm mantido uma vida secreta simplesmente para sobreviver. O Talibã montou listas com nomes de cristãos e tem ido de cidade em cidade para “limpá-los” do país.

Muitos já fugiram para proteger seus filhos, mas alguns ainda permanecem no Afeganistão, crendo que verão a bondade do Senhor – eles são considerados traidores, inimigos do estado, de sua tribo e de sua comunidade. Quando descobertos, muitas vezes a punição é a morte.

Entre os 10 primeiros países da lista, a pressão e a perseguição só têm aumentado. Este é um destaque preocupante para aqueles que vivem onde é mais difícil seguir a Jesus.

2. País mais mortal para os cristãos se torna ainda mais mortal

Em 2021, mais de 4.700 cristãos morreram por causa de sua fé. Este ano, esse número aumentou em 24%, chegando a 5.898 (sendo, provavelmente, muito maior se consideradas as mortes não registradas). Destas mortes, 4.650 aconteceram na Nigéria – onde 13 cristãos se tornam mártires todos os dias.

Mais ao norte da Nigéria, os cristãos têm suas vidas constantemente sob ataque pelo Boko Haram, o Estado Islâmico da África Ocidental, militantes Fulani e criminosos que matam e sequestram, já que sabem que sofreram poucas – ou nenhuma – consequências. O Estado Islâmico e o Boko Haram querem eliminar a presença de cristãos na Nigéria, e os muçulmanos Fulani atacam vilarejos povoados por cristãos. Além disso, os nigerianos que vivem nos estados ao norte estão sob a lei da Sharia, enfrentando discriminação e tratamento como cidadãos de segunda classe, quando convertidos ao cristianismo.

Esses irmãos também sofrem rejeição de suas famílias e são pressionados para abandonar a Jesus ou enfrentar as consequências.

3. Observação constante na adoração

Por muito tempo, o sistema de vigilância chinês invadiu a liberdade de cristãos e outras minorias religiosas no país. E a situação só tem piorado. Há registros de câmeras em todos os locais religiosos sancionados pelo governo já em duas províncias.

Em 2021, alguns aplicativos de Bíblias foram derrubados das lojas digitais, conteúdo cristão retirado das redes sociais e as restrições da vida online só aumentaram. A China também implementou um programa em que qualquer cidadão pode acessar câmeras de segurança e reportar atitudes “suspeitas” à polícia.

Em alguns lugares do país, esse sistema de “segurança” resultou em descobertas rápidas e prisões. Recentemente, um culto online foi interrompido pelas autoridades e o pastor preso.

A tecnologia chinesa tem se espalhado, inclusive, por outros países, como Laos, Paquistão e Arábia Saudita, aumentando a possibilidade de uma perseguição mais severa aos cristãos.

4. Os extremistas estão vencendo?

Quando o Talibã tomou o controle do Afeganistão no ano passado, foi uma vitória para os extremistas islâmicos. O país estava em alvoroço há 20 anos, e os radicais ficaram felizes por retomar a capital, colocando sua bandeira em prédios do governo e acabando com os direitos das mulheres e das minorias religiosas.

Mas o Talibã não foi o único grupo extremista a expandir sua ação em 2021: na Nigéria e em Camarões, o Boko Haram continua causando grandes estragos; o Estado Islâmico está ativo na África Ocidental e em Moçambique; e o al Shabab controla grandes porções da Somália. O extremismo islâmico continua a se espalhar por diversos países.

O que aconteceu no Iraque e na Síria dá um sinal das ações dos extremistas. Quando o ISIS assumiu partes do Oriente Médio, os cristãos foram executados, sequestrados, assediados sexualmente e perseguidos. Onde grupos como o Boko Haram e o al Shabab são ativos, situações semelhantes são inevitáveis. Com o controle do Afeganistão, o Talibã tentou parecer moderado, mas não há nenhum sinal de que o cristianismo não será nada mais do que uma sentença de morte.

Mesmo que a situação pareça desesperadora, como se os extremistas estivessem vencendo, Deus continua sendo a fonte de esperança. Da mesma maneira que é possível ver do que a brutalidade é capaz, também se vê do que a esperança é capaz. Os cristãos estão reconstruindo seus países e sai fé só está crescendo; e não apenas isso, eles continuam trazendo pessoas a Jesus.

A igreja do Senhor não pode ser destruída, mesmo pelo extremismo. Ela pode até estar oculta, mas continua a crescer, sempre fixada em Jesus como sua raiz.

5. Inúmeras pessoas sendo expulsas de suas casas por causa de Jesus

Em muitos países ao redor do mundo, os cristãos foram literalmente deslocados e se tornaram refugiados, saindo de suas casas por causa da perseguição. Em algumas nações africanas, como Nigéria e Moçambique, onde grupos militares extremistas são altamente ativos, é mais seguro para os seguidores de Jesus fugirem. Na Eritreia, as mulheres acabam saindo de suas casas e buscando outros lugares para viver para evitar o serviço militar obrigatório, onde podem ser agredidas, assediadas ou sofrer com situações piores.

Depois de muitos anos de golpe militar, os cristãos em Myanmar têm enfrentado perigo crescente, sendo forçados a fugir para preservar suas vidas. Com batalhas internas acontecendo em diversas províncias cristãs, crentes e suas famílias não têm outra escolha senão de encontrar segurança em campos de refugiados; lá, acabam sendo, muitas vezes, privados de alimentação e cuidado médico por causa de sua fé.

Sabendo que seus nomes estão na lista do governo, os cristãos afegãos têm deixado tudo o que conhecem, incluindo suas redes de igrejas. No Irã, acontece a mesma coisa: o governo islâmico radical ataca a casa dos seguidores de Jesus e os sentenciam à prisão por “crime contra segurança nacional”. Eles, então, precisam escolher: ficar no Irã e manter sua fé em segredo, ser presos ou fugir pela fronteira.

Em países em que a tradição e a cultura são extremamente valorizadas, como partes da Colômbia, do México e do Vietnã, alguns cristãos se tornam alvos por irem contra os costumes. São vistos como traidores até por seus familiares. Por isso, se não fugirem, podem ter suas casas queimadas e suas famílias sequestradas, se não pior.

Ore pela igreja perseguida em sua igreja local

Há muitos destaques na nova Lista Mundial da Perseguição da Portas Abertas. A igreja está sob ataque ao redor do mundo, e os cristãos são perseguidos simplesmente por seguirem a Jesus. Mas isso não deve nos desencorajar ou nos desesperar. Deve nos levar à intercessão e a aprofundar nossa fé enquanto vemos nossos irmãos e irmãs seguindo a Jesus, não importam as circunstâncias.

Você sabe como pregar o verdadeiro evangelho em sua igreja local? O pastor Carlos Alberto Bezerra falou sobre o assunto.