O segredo de Jesus para fazer discípulos

Como um pastor ou líder de célula, quantas pessoas você acredita que pode liderar, pastorear e discipular efetivamente? Oito? Dez? Doze? Vinte? Pensando de outra maneira: se for para dar frutos que permanecem, transformar a vida das pessoas, ver novos líderes sendo desenvolvidos, ensinar e desenvolver mais discípulos de Jesus – em quantas pessoas você consegue investir?

O maior líder de células da história, Jesus, formou um pequeno grupo que transformaria o mundo. Mas primeiro, Ele chamou dois grupos de irmão: Simão Pedro e André, Tiago e João. Três deles se tornaram Seu círculo mais próximo – Pedro, Tiago e João. Jesus derramou Sua vida sobre esses três, os levou para orar, para ver curas milagrosas e, inclusive, para Sua transfiguração. Jesus não ignorou Seus nove outros discípulos, mas discipulou intencionalmente esse grupo.

Jesus sabia algo vital para a liderança, o discipulado e o pastoreamento. Ninguém, nem mesmo Ele, poderia liderar, discipular ou pastorear efetivamente mais do que duas ou três pessoas. Afinal, isso é baseado em relacionamentos próximos de investimento, cuidado e amor.

Por anos, muitas igrejas têm acreditado que discípulos são formados em células ou trilhos de treinamento. É como se apenas colocássemos as pessoas em um pequeno grupo ou curso e automaticamente elas se transformassem em discípulos de Jesus. Mas a verdade é que esses são apenas o contexto ou o ambiente em que discípulos são desenvolvidos – o verdadeiro trabalho acontece quando há vida na vida. Envolve tempo, atenção, paciência, vulnerabilidade, compromisso, fidelidade.

Nós podemos produzir muitas coisas em massa, como roupas, fraldas e até carros. Mas não podemos produzir discípulos assim.

O fundamento da formação de discípulos de Jesus é um relacionamento um a um – um contato profundo em que uma pessoa derrama sua vida sobre outra para que ela se torne cada vez mais parecida com Cristo. E um investimento dessa magnitude não pode ser feito em um grande grupo.

O discipulado na célula

Os pequenos grupos são o lugar onde há vida compartilhada, serviço, oração, leitura e aplicação da Palavra. Também é um lugar para convidar novas pessoas que ainda não tiveram uma experiência com Jesus.

Dentro desse grupo de célula, o discipulado acontece com duas ou três pessoas com quem você consegue se encontrar regularmente para um relacionamento mais intenso, que envolve estudo da Bíblia, oração, confissão, prestação de contas, encorajamento, compartilhamento de experiências. A ideia é que seja mais intencional e autêntico.

É por isso que acreditamos da verdade de que cada casa pode ser uma igreja e casa membro pode ser um líder. O pré-requisito para fazer discípulos é ser um discípulo. Assim, a igreja se torna uma comunidade viva e com um propósito bem definido, um lugar onde todos crescem e se tornam cada vez mais parecidos com Jesus e procuram levar a Palavra, alcançar mais pessoas e investir na grande família de Deus.

Seguindo o exemplo de Jesus

Para fazer discípulos, precisamos seguir o exemplo de Jesus. Ele nos deixou um modelo simples e eficaz. Vida na vida, um a um. Tudo isso para que, juntos, possamos seguir como a noiva de Cristo até a volta do Senhor.

Por que pastores de igreja locais devem fazer parte de uma célula?