Fazer parte dos pequenos grupos de sua igreja local é essencial na função pastoral. Entenda por quê

Pastores sêniores que lideram uma célula criam uma dinâmica de muitos ganhos. Tanto os líderes quanto a igreja da qual eles estão à frente se tornam mais saudáveis e experimentam crescimento. A verdade é que se queremos mostrar às pessoas o valor da vida em comunidade e do discipulado, precisamos ter essa prioridade também em nossas vidas ao pastorearmos.

Além disso, há diversas outras vantagens pessoais e ministeriais para pastores que fazem parte de pequenos grupos. Conheça algumas delas:

1. Igreja saudável

As células são o coração de uma igreja local e um fator essencial para garantir sua boa saúde. Uma igreja saudável vive em uma comunidade autêntica, centrada em Cristo e missional. E os pequenos grupos só endossam esse esforço e propósito, aumentando a eficácia, crescimento e multiplicação, além de colaborarem para um discipulado que faz com que as pessoas realmente se tornem mais parecidas com Jesus.

2. Investimento na liderança

O envolvimento dos pastores nas células de uma igreja local multiplica sua base de liderança. Um líder estratégico planejará um grupo com um propósito claro, como com potenciais líderes que precisam de cuidado e treinamento. O grupo também pode ser focado no cuidado de outros líderes, que já investem no cuidado de pessoas ou que estão a frente de algum ministério. Isso criará não apenas uma liderança forte, mas uma igreja forte, onde o amor e o discipulado são realidades.

3. Exemplo

Jesus liderou um pequeno grupo – Ele reuniu homens comuns e sem estudo e pacientemente os moldou em líderes corajosos e ousados que levariam Sua mensagem por todo o mundo. Quando pensamos em pastores liderando células, a ideia é seguir o exemplo de Jesus e se tornar exemplo para os outros líderes no cuidado e no amor. Isso pode causar um grande impacto na sua igreja local, colocando o foco no lugar certo: pessoas.

4. Crescimento espiritual

Para garantir sua saúde espiritual, é essencial estar em uma célula. Muitos pastores acabam ficando sozinhos por conta de sua função e seu trabalho, mas não precisa ser assim. As células são lugar para crescer espiritualmente e para estar conectado com as pessoas. Ali, há oração uns pelos outros, vulnerabilidade e aprendizado mútuo. A ideia é que ninguém fique sozinho.

Todo pastor precisa desse tipo de comunidade autêntica, centrada em Cristo, transformadora e focada em uma missão: ser uma igreja família que vive o amor de Jesus, alcança o próximo e forma discípulos. Todo pastor precisa de uma comunidade para que possa viver os mandamentos recíprocos e fazer parte.

O primeiro passo é, humildemente, admitir essa necessidade e, então, ousadamente criar uma estratégia para começar um grupo ou fazer parte de um.

Líderes saudáveis, igrejas saudáveis

Participar de um pequeno grupo é investir na sua saúde espiritual e no seu relacionamento com Deus e com as pessoas. Isso impacta não apenas a sua vida, mas também a sua igreja local. Pastor, se você não lidera ou não faz parte de uma célula, reconsidere e veja grandes mudanças.

Você sabe por que sua igreja precisa ter células?