A importância de fazer planos e colocá-los aos pés do Senhor

Mais um ano está chegando ao fim – isso quer dizer que chegou a hora de fazer um balanço do que deu certo em 2022 e do que precisa de ajustes para 2023. A verdade é que não existe nada de mágico na passagem de um ano para outro. Nada acontece que faz com que o que vivemos nos últimos 12 meses seja zerado para podermos começar de novo.

Mas nós pertencemos a um Pai amoroso, misericordioso e gracioso. Um Deus que faz questão de renovar Suas misericórdias a cada manhã. Esse grande amor se expressa, inclusive, na maneira como contamos nosso tempo, tendo a oportunidade de experimentar um recomeço – ele pode ser diário, é verdade, mas caso nos esqueçamos que isso é possível, temos as viradas de ano para nos lembrar.

Um Deus que faz planos

Deus tem planos. Desde o início, quando criou o mundo, Ele tinha um plano. Criou dia e noite, os céus, o mar e a terra, o sol e a lua, pássaros e peixes, animais e humanos – Ele sempre teve um plano. E precisamos ler apenas os quatro primeiros versículos de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, para descobrir que Ele gosta do que fez – chama tudo de muito bom (Gn. 1).

Seu plano é bom pelo propósito que tem, pela esperança que criou, pela salvação presente desde o princípio. A verdade é que, simplesmente porque Deus disse, tudo era bom. A criação precisou apenas ser criada para ser boa, tem a ver com o Criador.

A questão é que os planos de Deus não pararam no Gênesis e na criação do mundo e da humanidade. Ele ainda tem planos para nós. Ele conhece a nossa história desde que fomos concebidos, sabe quantos cabelos há em nossa cabeça, os pensamentos em nossa mente e quantas horas viveremos. Cada um desses detalhes não é por acaso. Deus tem planos para cada um de nós e eles são bons.

A Bíblia nos lembra disso frequentemente:

“O Senhor dirige os passos do justo; ele se agrada de quem anda em seu caminho.” Salmos 37.23 NVT

“O Senhor cumprirá seus planos para minha vida, pois teu amor, ó Senhor, dura para sempre; não me abandones, pois tu me fizeste.” Salmos 138.8 NVT

“Tu me viste quando eu ainda estava no ventre; cada dia de minha vida estava registrado em teu livro, cada momento foi estabelecido quando ainda nenhum deles existia.” Salmos 139.16 NVT

“Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o SENHOR. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam.” Jeremias 29.11 NVT

“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2.9 NVT

Esses são só alguns dos exemplos de como nosso Deus de amor tem bons planos para nós.

Por que precisamos planejar?

Diante dessas verdades, muitos acabam se perguntando: se Deus já tem planos para nós, por que devemos planejar? A verdade é que o Senhor quer se relacionar conosco e revelar o que tem para nós. Fazer planos é nos colocar diante dele e ouvir o que está no Seu coração para que, então, possamos tomar as melhores decisões.

Em Provérbios 16.3, Salomão escreve:

“Confie ao Senhor tudo que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.” NVT

A versão da NVI fala sobre consagrar os planos ao Senhor – e é a isso que Ele nos convida. Orar e buscar a direção de Deus sobre o que fazer e como viver e, então, olhar para frente para aquilo que Ele tem para nós.

Quando paramos para ouvir, conseguimos ter mais clareza de quais portas o próprio Deus abriu para nós e por onde devemos entrar para que Seu propósito se cumpra e para experimentarmos a Sua alegria.

Projeto de Vida

Agora que a importância de fazer planos ficou mais clara, a Rede Comuna preparou um material especial para sua igreja local. O Projeto de Vida é uma ferramenta simples, mas que pode ser uma grande aliada na hora de ensinar às pessoas importância de ouvir a Deus e planejar com Ele.

O folder é dividido em quatro partes: relacionamento com Deus, relacionamento familiar, vida profissional e vida ministerial (igreja e célula). Assim, as pessoas podem tirar tempo para orar e ouvir do Senhor o que Ele quer realizar no novo ano que vai começar em todas essas áreas.

Além de ajudar as pessoas a estarem mais sensível à voz do Pai, o Projeto de Vida também nos ajuda a trazer à mente aquilo que nos dá esperança, quando chegamos ao final de um ano e revemos tudo o que escrevemos e tudo o que o Senhor realizou.

Você pode ter acesso ao PDF do Projeto de Vida no site da Rede Comuna e fazer a impressão da quantidade necessária para sua igreja local.

Quer fazer o download gratuito?