Qual é a dimensão do evangelho que estamos vivendo?

Você já fez uma análise da sua vida usando a Bíblia como referência? Já se perguntou, por exemplo, se tem amado como a Palavra de Deus diz que devemos amar? Se tem orado o quanto a Palavra de Deus  nos manda orar? Se tem realmente obedecido?

Para todas essas perguntas – e muitas, muitas outras – Jesus, com Sua vida, respondeu sim. Quando as pessoas olhavam para Ele, para Suas atitudes, Suas reações e Suas palavras, enxergavam o caráter de Deus. Jesus tinha comunhão plena com o Senhor. 

E em João 14, Ele fala sobre como Seus discípulos deveriam viver para seguir o Seu exemplo: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obede­ce, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele” (v. 21). Aquele que ama, guarda os mandamentos e lhes obedece. Jesus, por Seu amor ao Pai, obedeceu a tudo o que Ele disse, e nos convida a fazer o mesmo. 

Como tem sido a nossa vida? Será que as pessoas que olham para nós – para nossas atitudes, nossas palavras e reações, nosso jeito de andar- estão vendo Jesus? 

O apóstolo Paulo fala sobre isso em sua carta aos Colossenses: “Por­tanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edipcados nele, prmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão” (2.6-7). Viver em Cristo é es­tar com Ele o tempo todo, é estar em comunhão com Deus, conhecer o Seu coração, ouvir a Sua voz e obedecer. É pensar nas coisas do alto. É pedir uma alma faminta e um coração que agrade ao Pai. 

Viver assim influencia todas as áreas da nossa vida. Afinal, somos co­locados sob várias esferas de autoridade – nossos governantes, nossos pais, nosso cônjuge, nossos chefes. Quando quebramos qualquer uma dessas autoridades, nos rebelamos, entramos em colapso e a sociedade também. O Evangelho que vivemos impacta tudo o que fazemos. 

A Bíblia mostra várias histórias que ilustram as consequências da de­sobediência: Adão e Eva, Ló, Saul, Jonas. Gostamos de mandar e que­remos, na maioria das vezes, ser as autoridades, ditar as regras.

Mas a vontade de Deus é que andemos em obediência. E Ele não nos pede coisas difíceis e pesadas, coisas que não conseguimos alcançar (lJo. 5.3). A partir do mo­mento em que nascemos de Deus, recebemos a Sua natureza e somos capacitados a andar conforme a Sua Palavra. Ele nos dá um novo coração e nos enche do Seu Espírito para que sejamos capazes de obedecer (Ez. 36.26-27). 

Pela graça e misericórdia do Senhor, experimentamos de tantas bênçãos quando nos dispomos a lhe agradar. Primeiro, temos acesso a todas as Suas promessas. Tudo o que a Palavra diz é para nós, é verdade hoje. Vamos passar por momentos difíceis, mas podemos confiar que Deus vai fazer tudo aquilo que disse que iria fazer. 

Também somos cheios de firmeza espiritual nesses momentos de dificuldade. O livro de Jó mostra um homem que perdeu tudo o que tinha, suas posses, seus fi­lhos. Em meio a todo o seu sofrimento, sua esposa sugeriu: “”Você ainda tenta manter sua integridade? Amaldiçoe a Deus e morra!”. Jó respondeu: “Você fala como uma mulher insensata. Aceitaremos da mão de Deus apenas as coisas boas e nunca o mal?.” Em tudo isso, Jó não pecou com seus lábios” (2.8-10). 

Conhecemos o fim dessa história. Apesar de toda a dificuldade, Jó permaneceu fiel, continuou obedecendo a Deus e foi restituído em tudo. E ainda pôde come­morar: “Antes, eu só te conhecia de ouvir falar; agora, eu te vi com meus próprios olhos” (42.5). 

Andar em obediência também nos enche de coragem e de esperança, porque temos discernimento, autoridade e firmeza na Palavra. 

Nós fomos criados para amar a Deus, para adorá-lo com a nossa vida, com as nossas atitudes e palavras. E, como Jesus disse para Seus discípulos, fazemos isso quando obedecemos aos Seus mandamentos, ao que Ele nos diz. 

Salomão termina o livro de Eclesiastes dizendo: “Esta é minha conclusão: tema a Deus e obedeça a seus mandamentos, pois esse é o dever de todos” (12.13). Aquele que nos criou sabe o que é melhor para nós, Ele quer nos curar e nos libertar. Por isso, podemos obedecer. 

Como está a sua vida quando ninguém está vendo? Você tem convicção de que o seu coração foi mudado e de que a sua mente foi transformada através do novo nascimento?  Obedeça ao Senhor e experimente da vida abundante que Ele tem para você!

Suely Bezerra