O que podemos aprender com a equipe de líderes de Jesus?

“Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.” Lucas 6:12-16 (NVI)

Jesus chamou doze homens para uma transição muito importante na missão e na liderança. Até esse ponto no evangelho de Lucas, o ministério de Jesus tinha tido a sua tônica no “venha e veja”. Multidões vinham para vê-lo pregar, ensinar, realizar milagres, expulsar demônios, curar e ajudar quem estava sofrendo. Mas depois de escolher os seus discípulos, o ministério começou a transitar para o “vá e morra”.

Muitos ministérios começam com o “venha e veja”:

  • Venha e veja o que Jesus está fazendo.
  • Venha e veja o que nós estamos fazendo.
  • Venha o veja o que as Escrituras têm a dizer.

A vida cristã tem um momento da ênfase “venha e veja”. Mas assim que as pessoas se tornam discípulos e começam a crescer em sua fé, elas devem fazer a transição para o “vá e morra”.

  • Você não pode somente ver as outras pessoas andarem com Jesus. Você precisa ir e andar com Ele.
  • Você não pode só permitir que as pessoas te sirvam. Você precisa servi-las também.
  • Você não pode permitir que somente outras pessoas ofertem. Você deve dar generosamente.

Como ser e formar líderes ao exemplo de Jesus

Em algum ponto, a temporada “venha e veja” chega a um fim e a “vá e morra” se inicia, e é nesse momento que encontramos uma junção estratégica. Em particular, Lucas 6.12-16 é a transformação dos discípulos de “venha e veja” para “vá e morra”. Líderes cristãos que desejam seguir o exemplo de Jesus através do poder do Espírito Santo precisam dessa transição. Esse esforço exige líderes devotados e piedosos. Mas como podemos ser e formar esses líderes? Aprendamos com o modelo de Jesus:

Sempre ore primeiro

Antes de Jesus escolher Seus doze discípulos, Sua equipe de liderança, e formalmente começar o Seu ministério, Ele fez algo muito importante: orou. Antes de fazer qualquer coisa, Jesus começava orando. Não apenas uma oração pequena, mas uma oração longa. Não uma oração conveniente, mas uma inconveniente. Lucas diz: “Jesus saiu para o monte a fim de orar” (Lc. 6.12). Separar um tempo para estar sozinho e em silêncio é extremamente importante para um líder. Os líderes direcionados por Deus muitas vezes recebem suas respostas de Deus nesses momentos. Em oração, Deus não somente responde os pedidos, mas também os prepara para Sua missão. Oração não é apenas mover a Deus, mas sim Deus movendo a nós.

Aproveite as oportunidades

Jesus não buscou aqueles que eram formados nas grandes escolas judaicas da época, primeiramente considerou conhecer os líderes no dia a dia. Ele viu aqueles que já tinham servido com Ele em sua comunidade, como respeitavam a autoridade do governo, analisou se sabiam como trabalhar em grupo e como se relacionavam com outras pessoas. E Ele sempre prestou muita atenção em um quesito: aqueles homens abusavam da autoridade quando estavam em uma posição de destaque ou eram humildes? Isso para Jesus era essencial em um líder.  Jesus não chamou os treinados, treinou aqueles que já tinham o senso do chamado.

Busque pessoas diferentes

A equipe dos apóstolos de Jesus é um grande exemplo de diversidade e de particularidades. Entre os doze discípulos há variações de idade, estado civil, situação familiar e ocupação. Provavelmente, sete entre os doze eram pescadores, ou seja, eles dirigiam um pequeno negócio, tinham até empregados, eram homens de negócios. Perceba que Jesus não chamou nenhum líder religioso para fazer parte da sua equipe, mas aqueles que eram ensináveis, que sabiam trabalhar em equipe e que estavam dispostos a trabalhar. Jesus sabia que o Reino que Ele estava anunciando só poderia ser implantado por pessoas assim

Persevere até o fim

A perseverança tem se convertido em um termo incomum. Pessoas não perseveram em seus casamentos, em suas amizades e nem mesmo em suas igrejas e células. Saem das igrejas por razões superficiais, como falta de lugar para estacionar seu carro, cultos muitos lotados ou pela desatenção de um líder (a falta de um “oi” no culto de domingo). Todos os discípulos perseveraram até o fim (a não ser Judas), muitos deles se tornaram mártires pelo Evangelho. E ao longo da história também muitos outros homens e mulheres pagaram um alto preço pelo Evangelho, assim como suas famílias. Todos eles são lembrados até hoje e o nome de Jesus é conhecido através de suas vidas. Persevere, permaneça, suporte as tribulações pela graça de Deus, e você terá uma recompensa nesta vida, e na vida eterna.

Nosso foco deve ser formar discípulos semelhantes a Jesus

Essa prática nos ajudará a treinar uma equipe em que as pessoas são dependentes umas das outras, equipes unidas que estabelecem uma cultura de honra e veem os acertos e melhorias em cada um. Não existe equipe perfeita, porque as pessoas não são perfeitas; mas existem equipes conectadas e unidas, como a bela imagem do Corpo de Cristo que a Bíblia nos ensina. Devemos orar, nos relacionar em um nível pessoal e não somente ministerial, e focar em fazer discípulos regenerados, semelhantes a Jesus.

Quer mais conteúdos de liderança para sua igreja local?