Como líderes e pastores de igrejas locais, focar em nossos pensamentos e emoções é essencial, principalmente em tempos como o que estamos vivendo. Entenda como fazer isso

A Bíblia diz claramente que se um de nós está machucado, todos nós estamos. Essa é a dinâmica do Corpo de Cristo. Não existe a possibilidade de que um membro esteja experimentando dor e os outros não. A beleza é que o Corpo também funciona para curar as partes que estão machucadas.

A questão é que muitas vezes essas dores que precisam de atenção e de cura têm a ver com a saúde mental, não apenas física. Doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e síndrome de burnout, entre muitas outras, têm afetado cada vez mais pessoas e os cristãos não estão fora desses números.

Principalmente porque as questões básicas que podem resultar em enfermidades na mente e nas emoções fazem parte da humanidade. Algumas delas, de maneira geral, são: quão isolado alguém está ou escolhe estar, quanto uma pessoa é controlada pela opinião dos outros, como digere as dores pelas quais passa e como enfrenta os processos de amadurecimento e as mudanças de fases.

O Evangelho também trata desse assunto e se direciona a ele, principalmente, de quatro maneiras diferentes:

  1. O Evangelho diz que devemos ser reconciliados – sermos trazidos para perto, e não isolados
  2. O Evangelho diz que somos empoderados para não sermos escravos da aprovação das pessoas e para colocarmos limites saudáveis
  3. O Evangelho diz que há perdão e cura para as dores que enfrentamos
  4. O Evangelho diz que Deus dá a cada um de nós dons e talentos para que possamos viver uma vida madura, que glorifique a Ele e abençoe as pessoas

Igrejas que tratam de saúde mental no Corpo abraçam o poder completo e restaurador do Evangelho. Principalmente em um momento como o que estamos vivendo, que mais pessoas têm enfrentado dificuldades em sua mente por conta das consequências da pandemia da COVID-19.

Agora, mais do que nunca, é tempo de a igreja se levantar como Corpo de Cristo para levar cura para aqueles que estão machucados.

E a formação de uma igreja que restaura, que vive com o propósito estabelecido por Deus, começa com a cura e com a saúde dos pastores e líderes. Naturalmente, quando exercemos um cargo de liderança, podemos nos tornar tão focados nas necessidades dos que estão ao nosso redor, que deixamos de lado o que está passando em nossos corações e mentes. E não podemos dar aquilo que não temos.

Quatro maneiras com que líderes espirituais devem cuidar de seus corações e mentes em tempos de crise

Mantenha-se conectado:

Durante tempos de crise, particularmente aquelas que envolvem tempos de distanciamento social, nossas conexões são atacadas. Os líderes devem ser aqueles que estão à frente de maneira criativa, facilitando a conectividade digital regular. Converse com os que estão mais próximos de você sobre como isso tudo os tem afetado – não tenha medo de ser pessoal e vulnerável.

Priorize a estrutura:

Este é o momento perfeito para criarmos novas estruturas para nós mesmo e para nossas igrejas. Garanta que todos em sua igreja local – voluntários, funcionários, líderes – entendem suas posições e responsabilidades durante esse período. Crie objetivos claros para si mesmo e para aqueles que você lidera.

Foque naquilo que pode controlar:

Perdemos o controle sobre muitas coisas durante essa crise. Por isso, lidere de maneira a compartimentar as situações de maneira saudável. Coloque tudo aquilo que você não pode controlar diante do Senhor, e não fique pensando sobre isso durante todo o dia. Use seu tempo para focar ativamente naquilo sobre o que você realmente tem o controle.

Pratique o descanso:

O descanso é extremamente necessário, principalmente em tempos de crise. Não adianta entrarmos em modo de emergência, isso não faz bem a ninguém. Leve seus pensamentos cativos a Deus, limite o quanto você se expõe às notícias. Coloque suas preocupações diante da Palavra de Deus, pratique a gratidão e foque no agora, não nos “e se”.

Tempos diferentes, cuidados diferentes

Agora, mais do que nunca, é provável que você esteja preocupado com a sua saúde mental e a daqueles a quem você lidera e serve. Por isso, é muito importante saber mais sobre as melhores maneiras de lidar com isso e sobre como deve ser uma liderança emocionalmente saudável.

Esteja atento às suas emoções e a essas maneiras de manter-se saudável. Mas não se esqueça: não ande sozinho. Compartilhar nossas dificuldades e sermos vulneráveis é essencial para que vivamos uma vida plena e para que desfrutemos de tudo que Deus tem para nós.

Quer encontrar encorajamento e dicas de liderança? Nossos conteúdos podem te ajudar.