Guardar nosso coração é essencial para que possamos superar o cansaço e a falta de esperança e prosseguir no propósito do Pai.

Segundo o dicionário da língua portuguesa, princípios são o que regula o comportamento de alguém; as regras ou o código e conduta através dos quais uma pessoa governa a sua vida e as suas ações. Todos vivemos através de princípios. Quer saibamos disso, ou não. E nós, cristãos, temos alguns especiais. Em sua forma mais simples, eles representam um chamado específico, que envolve viver, amar e liderar.

Deixado pelo Rei Salomão há muitos anos, um princípio importantíssimo está em Provérbios 4.23: “acima de tudo, guarde o seu coração, pois ele depende toda a sua vida”. Nosso coração é o centro de tudo em nós. Por não levarmos isso em consideração, muitos de nós acabamos apenas sobrevivendo – principalmente, quando ocupamos cargos de liderança ministerial. Estamos cansados e sobrecarregados.

Os segredos para uma liderança saudável

Então, qual o segredo para guardamos o nosso coração e sermos os líderes que fomos chamados para ser? Há algumas questões básicas que precisam estar resolvidas em nós

1. Tema o Senhor e se relacione com Ele

A Bíblia nos ensina que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Pv. 9.10). Precisamos andar perto de Deus, conhecê-lo intimamente. Só assim seremos cheios do Espírito Santo e conseguiremos viver a vida que Deus preparou para nós.

É esse relacionamento de intimidade que nos leva ao temos a Deus.

2. Reconheça o seu valor

Nada do que as pessoas disseram ou dizem sobre você pode definir a sua vida. A Palavra fala que fomos criados “de modo especial e admirável” (Sl. 139.14). Mas se não acreditarmos nisso no mais profundo do nossos corações, nunca seremos as pessoas que fomos chamadas para ser.

Muitas vezes, por termos sido criados em situações extremas, famílias desestruturadas e ambientes de caos, toleramos comportamentos que não são aceitáveis. As pessoas vão nos tratar de acordo com a maneira com que conduzimos a nós mesmos.

Jesus pagou um alto preço por você na cruz. Você é importante. Reconheça o seu valor, ou ninguém mais vai.

3. Faça as pazes com o seu passado

Quando fazemos isso, quer dizer que não deixamos mais que o nosso passado determine quem nós somos. Não o estamos negando e nem nos afundando nele, apenas aceitando que aconteceu e nos comprometendo a aprender as suas lições e a viver além da nossa dor. Fazer as pazes com o nosso passado nos ajuda a prosseguir. Em Filipenses 3.13-14, Paulo já falava: “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”.

4. Vista-se do novo

O texto de Colossenses 3.9-14 fala sobre deixarmos para trás as antigas práticas que nos regiam antes de Jesus, e de nos apropriarmos de novos hábitos. Essa decisão deve ser diária em nossas vidas. É decidirmos tirar a ira e colocar palavras moderadas, tirar a fofoca e colocar salmos, hinos e cânticos espirituais, tirar a mentira e colocar a verdade, tirar a confusão e colocar bons relacionamentos, tirar a nossa vontade e colocar a de Deus. Nada disso vem através de regras, mas de um relacionamento com o Senhor e de uma vida devocional. Por causa de Cristo, tudo muda. Aquilo em que cremos modifica tudo o que fazemos.

5. Seja autêntico

Nunca seremos bons líderes se, em primeiro lugar, não formos bons alunos. E um dos nossos maiores objetivos deveria ser aprender sobre nós mesmos ouvindo da parte do nosso Pai e Criador. Conhecer a nossa identidade, saber o motivo de vivermos neste tempo e lugar na história da humanidade. Não precisamos de mais cópias, mas de pessoas que vivem a verdade e o poder de serem quem realmente são, quem Deus as criou para ser.

Quer saber como começar um ministério de capelania hospitalar em sua igreja local?