O que podemos aprender com uma órfã que se tornou esposa do rei e salvou os judeus

A Bíblia conta a história de diversas mulheres cheias de coragem, que obedeceram a Deus e causaram um grande impacto na história. Uma delas é Ester. Escolhida como esposa do rei da Pérsia, Xerxes, ela viveu em um tempo desafiador, quando o povo judeu foi profundamente ameaçado, e precisou se posicionar, mesmo diante da possibilidade de perder sua vida.

O que podemos aprender com Ester sobre a liderança

Pelo impacto que a vida dessa mulher teve em seu tempo, são diversas as lições de liderança que podemos aprender com ela. Separamos algumas delas:

1. Posição

Ester usou sua posição para o bem, não para fazer o que queria ou manipular as pessoas. Na verdade, ela trabalhou para o bem maior, para proteger o seu povo.

Três dias depois, Ester vestiu seus trajes de rainha e colocou-se no pátio interno do palácio, em frente do salão do rei. O rei estava no trono, de frente para a entrada. Quando viu a rainha Ester ali no pátio, teve misericórdia dela e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão. Ester aproximou-se e tocou a ponta do cetro.” (Et. 5.1-2 NVI)

2. Tempo

Ester foi escolhida para um tempo específico – e isso faz toda diferença. Ela foi selecionada como rainha para cumprir o propósito de Deus, por um motivo específico. Não tinha a ver com ela, tinha a ver com o Senhor.

Deus tem um plano para cada um de nós, e precisamos esperar pela Sua direção e Sua liderança. Também precisamos estar sempre vigilantes.

Pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família do seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?” (Et. 4.14 NVI)

3. Oração e jejum

Ester investiu tempo orando e jejuando para buscar a direção e o favor de Deus. Esse compromisso tira as distrações e permite que tenhamos fome do Senhor, o que intensifica nossa vida de oração.

“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei”.” (Et. 4.16 NVI)

4. Coragem

Ester agiu com muita coragem – isso exige crer em Deus. Ester se posicionou em fé para fazer o que era certo e para obedecer.

“Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei.” (Et. 4.16 NVI)

5. Obediência

Ester recebeu a recompensa por sua obediência – sua história é inspiradora. Ela usou sua posição, sua voz e sua fé para salvar toda uma nação.

“Em cada província e em cada cidade, onde quer que chegasse o decreto do rei, havia alegria e júbilo entre os judeus, com banquetes e festas. Muitos que pertenciam a outros povos do reino tornaram-se judeus, porque o temor dos judeus tinha se apoderado deles.” (Et. 8.17 NVI)

Uma liderança impactante

Você tem refletido essas qualidades em sua liderança? Tem se preocupado com o bem das pessoas, sido obediente, investido tempo em jejum e oração, prestado atenção ao momento que está vivendo? Precisamos investir tempo em nossa liderança, ouvir ao Senhor e aprender com os exemplos que Ele nos dá em Sua Palavra.

Você tem vivido uma vida santa? Descubra a importância da santidade na vida do cristão.