5 chaves de uma liderança eficaz
Entenda algumas questões essenciais para um bom líder
O que faz um líder? As respostas e os livros sobre o assunto são inúmeros. Mas existem cinco coisas essenciais que todo líder deve fazer pela organização que lidera, principalmente quando se trata da igreja.
Como deve ser uma liderança eficaz
Conheça algumas dessas chaves, que devem ser a busca de todo líder:
1. Manter os valores fundamentais
Toda organização tem um conjunto de valores fundamentais (pelo menos, é preciso ter), e é dever do líder manter esses valores, certificar-se de que sejam seguidos, honrados e abraçados. Se uma questão fundamental for “excelência”, por exemplo, então ela só será tão importante quanto o líder torná-la.
Alguns valores fundamentais que podem permear sua igreja local são:
- Compromisso total com a Palavra de Deus;
- Atenção aos perdidos;
- Relevância no bairro e na cidade;
- Autenticidade;
- Unidade;
- Transformação por meio de relacionamentos;
- Excelência;
- Liderança bíblica;
- Devoção total a Cristo;
- Entre muitos outros.
2. Lançar uma visão missionária
Se há uma tarefa essencial para um líder, é lançar uma visão. Mas não apenas qualquer visão, deve ser o lançamento de uma visão missionária. Se estamos conquistando uma colina, você precisa definir onde fica a colina e por que vale a pena conquistá-la.
Em um nível mais pessoal, lançar uma visão missionária é ajudar as pessoas a ver como estão contribuindo para alcançar o propósito. É abordar uma pessoa que serve no berçário, por exemplo, e dizer: “Fico feliz que você esteja servindo. Obrigado. Graças a você, há um jovem casal conhecendo mais a Jesus”.
3. Criar unidade
A Bíblia ensina que o principal requisito para se tornar um pastor é liderar bem a própria família. Por quê? Porque a igreja é uma família. Quase toda organização se beneficiaria sendo liderada como se fosse uma família. A questão é se é uma família funcional ou disfuncional. A resposta está em se o “pai” faz o trabalho árduo de manter todos unidos relacionalmente.
Um bom líder trabalha para reunir as partes, resolver conflitos e criar linhas abertas de comunicação. Esse é o objetivo organizacional.
4. Encorajar
Um bom líder é um encorajador. Isso se trata do privilégio de liberar as pessoas. Um líder permite que as pessoas desenvolvam seus dons, sigam sonhos ministeriais, arrisquem-se e explorem novos empreendimentos. Na verdade, o apóstolo Paulo escreveu no Novo Testamento, na carta aos Efésios, que o trabalho de um líder da igreja é equipar as pessoas para o ministério. Um líder desobstrui o caminho para que as pessoas sigam o projeto e a liderança de Deus.
Além disso, um bom líder vê as pessoas e as encoraja a explorar coisas que nunca sonharam para si mesmas. Portanto, não se trata apenas de permissão, mas de provocação. É colocar o braço em volta dos ombros de alguém e dizer “vejo você fazendo isso” ou “acho que você poderia fazer a diferença aqui.”
5. Desenvolver outros líderes
Apenas um líder pode desenvolver outro líder. Isso significa que desenvolver outros líderes é uma das coisas indispensáveis que um líder deve fazer. Isso envolve discipulado, leituras, treinamentos e muito investimento. Parece robusto, e é. É também uma das funções mais importantes da liderança.
Líderes comprometidos e uma liderança eficaz
Há muitas outras coisas que líderes devem fazer, é claro, mas essas cinco são essenciais – elas realmente tornam a liderança eficaz.
Como lidar com as críticas no ministério?