Depois de um ano tão desafiador como foi o de 2020, entenda como o Senhor, em Sua infinita bondade e misericórdia, nos ajuda a permanecer e olhar para o futuro

O ano de 2020, enfim, acabou. Um ano atípico, que despertou inseguranças e fraquezas, exigiu adaptações e nos ensinou a confiar ainda mais em nosso Deus, Aquele que tem o controle sobre todas as coisas.

Por conta da pandemia da COVID-19, tivemos que passar dias sem sair de casa, aprender a usar máscaras e fazer do álcool em gel um companheiro indispensável. Nossas igrejas precisaram fechar as portas do prédio e migrar para as programações online. Os relacionamentos se tornaram mais digitais do que nunca e a espera pela volta ao normal ficou intensa.

As necessárias medidas de proteção contra o alastramento do vírus que começaram em março deste ano, permanecem – ainda que flexibilizadas em alguns pontos – nas comemorações de Natal e Ano Novo. Os abraços ainda precisam esperar.

Como, então, ficam os planos para 2021? Normalmente, nessa altura, já temos listas de planos e projetos para o ano que vai começar. Mas, talvez pela primeira vez, estejamos diante do desconhecido, à espera da liberação da vacina para que, aos poucos possamos voltar a vida ao que consideramos comum.

Diante de tudo isso, como, então, podemos ter esperança para o futuro?

O exemplo de uma rainha

Ester enfrentou um período de receios com relação ao que poderia acontecer com o seu futuro. Criada por seu primo, Mardoqueu, ela era muito bonita e participou de uma “seleção” que escolheria a esposa do rei Xerxes. Quando escolhida, não revelou qual era sua verdadeira origem, não disse a ninguém que era judia.

Um tempo se passou e os judeus passaram a sofrer perseguição e corriam o risco de ser completamente exterminados. Foi a hora de Ester se posicionar. Ela não podia ir até o rei, a não ser que fosse chamada ou que ele aceitasse sua presença estendendo seu cetro para ela. Amedrontada, mandou um recado a Mardoqueu: “Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei” (Et. 4.16).

Conhecemos o desfecho da história da rainha Ester. Por causa de sua coragem e de seu posicionamento, um povo inteiro foi poupado. Ela teve medo, mas confiou que o seu futuro pertencia ao Senhor.

As lutas do cotidiano, as tristezas e as decisões que precisamos tomar, muitas vezes nos assustam. Começamos a procurar saídas e acabamos entrando em desespero. Principalmente em um tempo como o que temos vivido, em que percebemos que não podemos controlar nem mesmo as pequenas coisas. Como ter esperança quando tudo ao nosso redor vai mal? Quando tudo o que conseguimos enxergar parece obscuro e incerto? Como podemos prosseguir em paz?

Em momentos assim, nosso posicionamento deve ser como o de Ester, devemos nos colocar diante de Deus e confiar que Ele cuida de nós, que nada saiu do controle e nem está perdido. É isso o que faz toda a diferença no meio das nossas angústias.

Crendo em um Deus que não muda

Somos filhos amados de um Pai cuidadoso e cheio de amor. Ele compreende as nossas dores, entende as dificuldades pelas quais passamos. Sabendo por tudo o que poderíamos passar, Ele nos deixou em Sua Palavra o apoio e o encorajamento de que tanto precisamos. Além disso, nos deu o Seu Espírito Santo, o nosso querido Consolador, que intercede por nós.

“’Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro’”, diz Jeremias 29.11.

O Senhor tem planos de paz para nós, Ele cuida do nosso futuro. Tudo o que precisamos é crer naquilo que ainda não podemos enxergar. Ele é fiel para cumprir a Sua Palavra!

Na expectativa para este novo ano, mesmo que as circunstâncias mostrem o contrário, podemos colocar a nossa fé no que diz a Palavra. Jesus deu a Sua preciosa vida por nós naquela cruz. Temos muitos motivos para ter esperança e um deles é que pertencemos a um Deus que nunca muda: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tg. 1.17).

Em 2021, confie e permaneça

Não importa quais sejam as suas inseguranças com relação ao novo ano que vai começar, se elas estão relacionadas à sua vida, sua família, seu ministério. Deus continua sendo o mesmo e Ele continua sendo bom e fiel. Por isso, prossiga para a vida abundante que Ele preparou para você. Lembre-se da história de Ester, ela creu e viu o agir de Deus.

Independentemente do que aconteça em 2021, podemos confiar em nosso Pai de amor.

Quer manter sua igreja bem equipada em 2021? Conte com os conteúdos digitais que a Rede Comuna oferece!