Libertação e vitória, paz e segurança. Quantos milhões de seres humanos em busca de uma existência verdadeiramente feliz e significativa. Vivendo sem o conhecimento de Deus como um verdadeiro Pai, atravessam os anos de sua vida sem perceber que, o conhecimento de Deus e Seus propósitos para com o homem, é o que determina a verdadeira felicidade.

O que significa viver no temor do Senhor?

Em primeiro lugar quero afirmar o que não é viver no temor do Senhor: ter medo de Deus.

Temer a Deus é levá-lo a sério, considerando o Seu projeto eterno. “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29).

Temer ao Senhor é:

  • É o “princípio da sabedoria” – Salmo 111:10
  • É a “instrução da sabedoria” – Provérbios 15:33
  • É “temer a Palavra de Deus” – Salmo 119:161
  • É “aceitar as Palavras de Deus” – Provérbios 2:1-5
  • É “aborrecer o mal” – Provérbios 8:13
  • É “apartar-se do mal” – Salmo 34:11-14

Significa, portanto, amar a Deus, a ponto de respeitá-lo, reverenciá-lo e fugir do mal em todas as suas formas, para que uma verdadeira comunhão e intimidade sejam estabelecidas e mantidas com Ele.

Como é esta a Sua vontade, deve ser considerada como fundamental e prioritária. “Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?” (Deuteronômio 10:12-13).

Já desde o princípio da criação era desejo do coração de Deus ter, para Si, filhos que O amassem e O servissem com alegria e espontaneidade. Os filhos O amariam tanto que rejeitariam qualquer forma de tristeza e constrangimento que pudessem levar ao coração bondoso do Pai. Seriam tão santos quanto Ele é. “Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo” (Levítico 19:2).

Somente através de um relacionamento de honra e respeito, fruto de um coração leal e obediente, seriam capazes de cumprir Seu propósito. “Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis” (Êxodo 20:20). “Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal” (Provérbios 16:6).

Mas como seria possível ter um coração leal e obediente? A declaração das Escrituras sobre o coração do homem natural é contundente:

  • O coração é “enganoso e corrupto” – Jeremias 17:9
  • O coração é “maligno” – Jeremias 16:12
  • O coração é “mau” – Gênesis 6:5
  • O coração é “rebelde e contumaz” – Jeremias 5:22-29
  • Os ímpios “não temem a Deus” – Salmo 36:1

Mas também os religiosos não têm coração para temê-lo (Romanos 7:14-24). “Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!” (Deuteronômio 5:29).

Sendo, porém, Deus extremamente fiel à Sua Palavra, jamais permitirá que Ela deixe de ser cumprida em qualquer dos Seus propósitos. “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2).

Para alcançar Seu desígnio, Ele provê um novo coração. “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis” (Ezequiel 36:26-27).

Neste novo coração Ele mesmo coloca o Seu temor. “Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. Alegrar-me-ei por causa deles e lhes farei bem; plantá-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma” (Jeremias 32:38-41).

Aqui está a beleza da obra do Calvário, pois foi lá na cruz que todos os homens foram atraídos para morrerem juntamente com Cristo. “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo” (João 12:32).

Mas, também, para que ressuscitassem com Ele em novidade de vida (Romanos 6:5). “… para que mortos aos pecados, vivessem para a justiça…” (I Pedro 2:24).

Ao ganharem um novo coração e um novo espírito, ganharam também a habitação do Espírito Santo neles, que é Espírito de temor (Isaías 11:2-3), para que pudessem viver vitoriosamente em todas as circunstâncias, desfrutando dos privilégios de andar no “temor do Senhor” cada dia.

Jesus é o maior exemplo de alguém que viveu no “temor do Senhor” e Sua vida vitoriosa garante, a todo aquele que n’Ele crê, experimentar as mesmas conquistas e desfrutar de todos os benefícios decorrentes.

  • “Foi obediente até a morte” – Filipenses 2:5-11
  • “Foi tentado, mas sem pecado” – Hebreus 4:15
  • “Não achou-se dolo em sua boca” – I Pedro 2:22
  • “Nele não existe pecado” – I João 3:5

Foi este Jesus vitorioso que morreu e ressuscitou, incluindo cada um dos homens em Sua vitória, a fim de que “não mais vivessem para si mesmos, mas vivessem para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (I Coríntios 5:15), passando Ele mesmo a viver a Sua própria vida neles e através deles. “… logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2:20).

A história da Igreja nos seus primeiros dias registra esta maravilhosa experiência dos primeiros cristãos que provaram da plenitude das conquistas efetuadas no calvário: “Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos” (Atos 2:43). “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número” (Atos 9:31).

Que maravilhosa experiência! Cristo, nossa vida. O mundo vê as boas obras e glorifica ao Pai que está no céu, enquanto o Senhor vai acrescentando os que vão sendo salvos.

Portanto, “teme a Deus e guarda…” (Eclesiastes 12:13); pois somente assim o homem “experimenta a intimidade do Senhor” (Salmo 25:14); recebendo como o sacerdote LEVI o testemunho que Deus deu a respeito de sua vida (Malaquias 2:5-6); e ganhando a certeza que o seu nome está incluído no rol das pessoas especiais que experimentaram viver a NOVA VIDA, no TEMOR DO SENHOR (Malaquias 3:16-17).

Pr. Carlos Alberto Bezerra

Pastor e Fundador da Comunidade da Graça e Rede Comuna

Quer mais conteúdos especiais sobre o entendimento da Palavra de Deus?