Deus é um Deus relacional.

Isso fica claro para nós desde os primeiros capítulos de Gênesis, onde observamos seu relacionamento diário com Adão.

Ao longo de toda a Bíblia, percebemos um Pai desejoso de estar perto do Seu povo e de Se relacionar com ele.

Até que chegamos ao Novo Testamento e esse desejo se expressa ainda mais na vida de Jesus.

Cristo veio para acabar com todo o impedimento do pecado e abrir caminho para que pudéssemos acessar a Deus e ter um relacionamento íntimo com Ele.

Por causa do Seu sacrifício, podemos nos aproximar e viver em amor, como uma família. Este é o projeto eterno do nosso Pai: uma família com muitos filhos semelhantes a Jesus.

Mas esses relacionamentos não se limitam a nós e o Senhor. Uma família também precisa ter comunhão entre os irmãos.

Um Reino novo e diferente

Quando viveu em carne entre nós, Jesus falou sobre o Reino de Deus e os seus valores.

Isso é muito importante na experiência da vida cristã, porque entender o que é o Reino de Deus, e porque ele é um Reino de justiça faz toda a diferença na nossa vida, nas nossas prioridades e, é claro, nos nossos relacionamentos.

O Reino de Deus não é algo abstrato ou que será somente no céu na vida eterna, mas é algo que habita no coração de todo aquele que recebeu Jesus como Senhor e Salvador.

Isso quer dizer que essa realidade do Reino invade e influencia todas as áreas da nossa vida e nós precisamos expressá-la a outros.

A maior parte das pessoas tem problemas com relacionamentos: rejeição, falta de perdão, brigas, desentendimentos, amargura.

E a lista só continua, tudo sempre relacionado a outras pessoas.

É somente conhecendo os mandamentos desse novo Reino apresentado por Jesus e experimentando o novo nascimento que poderemos demonstrá-lo as outras pessoas, cuidar dos nossos relacionamentos e desfrutar de uma nova vida.

Em João 13.34-35 Jesus deixa claro: “Por isso, agora eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros. Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos” (NVT).

Amar uns aos outros não é uma opção para os nascidos de novo, para aqueles que vivem para estabelecer o Reino de Deus.

Precisamos investir em relacionamentos saudáveis para que possamos dar uma prova concreta do amor de Deus pelo homem.

Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti. Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu dei a eles a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu estou neles e tu estás em mim. Que eles experimentem unidade perfeita, para que todo o mundo saiba que tu me enviaste e que os amas tanto quanto me amas.”

Quer saber mais sobre o tema “Relacionamentos”? Então faça o download da nova série do Rede Comuna: “Mandamentos Recíprocos”.