Fomos chamados a seguir o exemplo de Jesus e servir, mas também é necessário preparar as pessoas para o trabalho no ministério. Entenda por quê.

Quando você ouve a palavra “voluntário”, o que vem à sua mente? Um ajudante? Talvez um trabalhador? Alguém fiel que oferece suporte? São diversas as maneiras como podemos enxergar um voluntário, mas normalmente elas têm a ver com o que esperamos dele.

Uma igreja local é um lugar onde o voluntariado acontece em diversas esferas. É claro que existem funcionários contratados para cuidar da rotina, e esse é um trabalho completamente diferente, mas também há aqueles que oferecem seu tempo e seus dons e talentos para servir nos diversos ministérios, como equipe de louvor, ministério com crianças, diaconato, entre tantos outros.

E esse não é um serviço qualquer. Como pastores e líderes, não podemos enxergar essas pessoas simplesmente com o foco no que queremos delas, precisamos considerar o que desejamos para elas.

O serviço no Corpo de Cristo

Sabemos bem que servir é uma chave importante para o crescimento espiritual de um cristão. Por isso, quando oferecemos às pessoas a possibilidade de fazerem parte de um ministério, seja qual for sua tarefa, estamos criando uma oportunidade para que cresçam em sua fé e possam trabalhar de maneira ativa para o Corpo de Cristo.

Quando esteve aqui na terra, Jesus deixou bem clara Sua posição como servo: “Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (Mt. 20.28 NVT). E, da mesma forma, Ele também nos convida a servir, a sermos parecidos com Ele oferecendo nossa vida para abençoar as pessoas.

Além disso, trabalhar para o Corpo de Cristo nos enche de alegria e nos ajuda a deixar um legado. E essas são questões essenciais para ensinarmos aos membros de nossas igrejas locais. Fomos criados e chamados para servir.

A função de equipar

Em Efésios 4, o apóstolo Paulo diz:

“Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres. Eles são responsáveis por preparar o povo santo para realizar sua obra e edificar o corpo de Cristo, até que todos alcancemos a unidade que a fé e o conhecimento do Filho de Deus produzem e amadureçamos, chegando à completa medida da estatura de Cristo. Então não seremos mais imaturos como crianças, nem levados de um lado para outro, empurrados por qualquer vento de novos ensinamentos, e também não seremos influenciados quando nos tentarem enganar com mentiras astutas. Em vez disso, falaremos a verdade em amor, tornando-nos, em todos os aspectos, cada vez mais parecidos com Cristo, que é a cabeça. Ele faz que todo o corpo se encaixe perfeitamente. E cada parte, ao cumprir sua função específica, ajuda as demais a crescer, para que todo o corpo se desenvolva e seja saudável em amor” (v. 11-16 NVT).

O texto deixa claro que, como pastores e líderes, precisamos equipar as pessoas para o trabalho no ministério, para que elas possam crescer, se desenvolver, amadurecer e viver em unidade.

É muito tentador pensar nos voluntários do ministério como aqueles que preenchem algum vazio, que estão ali simplesmente para atender a uma necessidade, mas precisamos enxergá-los além. Temos a grande oportunidade de torná-los discípulos ainda melhores.

Lembre-se da comissão que Jesus nos deixou: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt. 28.19-20).

Não fomos chamados a fazer voluntários para o ministério em todas as nações, mas discípulos. E só podemos fazer isso quando mudamos a nossa visão e entendemos que não usamos as pessoas para desenvolver o ministério, mas usamos o ministério para desenvolver as pessoas.

Quando enxergamos dessa maneira, conseguimos encaixar cada um no lugar onde o Senhor preparou e desfrutar de uma igreja saudável, que vive como o Corpo de Cristo aqui na terra.

Invista nos membros da sua igreja local

Nossa função como pastores e líderes é enxergar o tesouro que Deus colocou nas pessoas e ajudá-las a desenvolver seus dons e talentos para servir e tornarem-se discípulos ativos de Cristo. Por isso, esteja atento aos membros da sua igreja local e mude sua visão sobre o trabalho deles no ministério. Isso vai impactar suas vidas e, é claro, todo o Corpo.

Quer encontrar as melhores ferramentas para equipar sua igreja local?