Seguir a Jesus é a principal característica de um bom líder, e ela nos equipa de diversas maneiras para abençoar aqueles que estão perto de nós

Quando você pensa nas qualidades de um líder, quais características vêm à sua mente? Alguém corajoso? Forte? Encorajador?

Muitas vezes, quando assumimos um cargo de liderança em nossa igreja local – seja ele qual for –, tendemos a buscar a aprovação daqueles a quem lideramos. Queremos que eles pensem que somos confiantes e firmes. No entanto, nos esquecemos de que quando esse é o nosso foco, todos sofrem – nós mesmos e os que estão perto de nós.

O problema desse tipo de liderança é que o centro dela somos nós mesmos, e não Aquele que nos chamou. Antes de tentarmos liderar bem, precisamos, em primeiro lugar, seguir a Jesus. Afinal, Ele não chamou líderes, mas seguidores.

O desejo de sermos bons líderes não é ruim, e devemos investir em uma boa liderança. Há diversos recursos que podem nos ajudar nisso e precisamos buscá-los, mas não podemos nos esquecer de que esse processo começa em sermos seguidores fiéis de Jesus.

3 maneiras como seguir a Jesus nos equipa para a liderança

Quando colocamos como prioridade em nossa liderança o nosso relacionamento com Cristo, nos tornamos muito mais efetivos e preparados. Aqui estão três maneiras como isso acontece:

Seguir a Jesus nos leva à Verdade

Nossas crenças afetam a maneira como lideramos. Aquilo em que estamos enraizados em nossa intimidade vai transbordar publicamente. Como somos cercados de mentiras diariamente, buscar a Verdade é essencial para que não sejamos enganados, e Deus nos deu a Sua Palavra como arma de defesa. Temos essa espada em nossas mãos – será que a temos usado?

A Palavra de Deus não é apenas a Verdade, mas também é útil para toda a nossa vida e para a nossa liderança (1Tm. 3.16-17). No Antigo Testamento, Deus levantou Josué para liderar os israelitas: “Relembre continuamente os termos deste Livro da Lei. Medite nele dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo que nele está escrito. Então você prosperará e terá sucesso em tudo que fizer” (Js. 1.8 NVT).

Para sermos cheios da Verdade, não adianta lermos a Palavra como qualquer outro livro, precisamos meditar, refletir, absorver, ruminar, memorizar. Não por obrigação, mas por prazer (Sl. 1.2). Só assim aquilo que está escrito poderá transbordar em nossas palavras e ações.

Seguir a Jesus nos leva à humildade

Jesus foi o Servo mais humilde e o maior Líder que já existiu. “Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus. Embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que devesse se apegar. Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp. 2.5-8 NVT).

Apesar de sermos pecadores e nunca podermos nos tornar plenamente perfeitos como Jesus, somos chamados para ser Seus imitadores (Ef. 5.1). A vida de Paulo, por exemplo, foi transformada pelo Evangelho. Ele se considerava o pior dos pecadores (1Tm. 1.15), e mesmo assim viveu uma vida de liderança piedosa, nos encorajando a segui-lo como ele seguia a Cristo: “Sejam meus imitadores, como eu sou imitador de Cristo” (1Co. 11.1 NVT).

Nós, geralmente, associamos liderança com estar no comando ou ter o controle. No entanto, Jesus nos ensina uma maneira diferente de viver e liderar: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Se tentar se apegar à sua vida, a perderá. Mas, se abrir mão de sua vida por minha causa, a encontrará” (Mt. 16.24-25 NVT).

Isso não é comum nos nossos dias, envolve render nosso orgulho, lavar os pés daqueles a quem servimos (Jo. 13.14-15), deixar que Cristo esteja em evidência.

Precisamos nos esforçar para seguir o exemplo de Jesus e lutar contra os nossos desejos. Dar àqueles que estão em necessidade, buscar maneiras de servir mais e melhor, andar em espírito de humildade, amar como Ele nos amou – incondicionalmente. Se o Rei do Universo, o maior líder que já existiu, Se achegou a nós e demonstrou um coração verdadeiramente servo, quanto mais devemos servir os que estão ao nosso redor?

Seguir a Jesus nos leva à frutificação

Pedir a direção do Espírito Santo constantemente faz parte do posicionamento de seguir a Cristo. Não podemos liderar bem sem seguir Seu direcionamento todos os dias.

Ele nos ensina e nos lembra das boas novas do Evangelho, fazendo com que expressemos a Sua Verdade e a compartilhemos com outras pessoas: “Mas quando o Pai enviar o Encorajador, o Espírito Santo, como meu representante, ele lhes ensinará todas as coisas e os fará lembrar tudo que eu lhes disse” (Jo. 14.26 NVT). Ele também nos mostra como viver (Gl. 5.16) e nos ajuda em nossas dificuldades (Rm. 8.26 NVT).

Bons líderes frutificam. Conforme seguimos a direção do Espírito Santo, Ele produz e cultiva frutos em nós que beneficiam nossa maneira de viver e de liderar. Imagine expressar todas estas características em sua liderança: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl. 5.22-23). É o mesmo fruto que fazia com que as pessoas fossem atraídas a Jesus.

Que possamos pedir ao Espírito Santo dia após dia para desenvolver esse fruto em nossa vida, para que possamos equipar e encorajar outros.

Como, então, devemos liderar?

O grande paradoxo da liderança é este: para ser bons líderes precisamos ser bons seguidores. Precisamos sim nos equipar de todos os tipos de recursos para exercer bem nossa liderança. Contar com livros, cursos, treinamentos. Tudo isso é essencial. Mas nunca podemos deixar de lado o mais importante: refletir o caráter de Cristo.

Quer encontrar mais conteúdos sobre como refletir o caráter e a liderança de Jesus?