Cada grupo tem sua importância no Corpo de Cristo e as crianças são um deles. Entenda por que cuidar bem dos pequeninos é essencial para uma igreja saudável

Quando pensamos em uma igreja local, logo pensamos em todas as pessoas que a compõem e nos ministérios que fazem parte dela. Afinal, os ministérios são formados pelos membros para servir à igreja e engradecer o nome do nosso Deus.

Cada grupo tem sua importância e existe para responder às necessidades que qualquer comunidade local tem. O ministério infantil é um desses grupos, e existe para que as crianças possam conhecer mais de Deus e da Sua Palavra e tomar a decisão de seguir a Cristo durante toda a sua vida.

Quando pensamos nos mais novos, o primeiro texto que nos vem à mente costuma ser o de Provérbios 22.6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (RA).

Essa é a realidade que nos traz a responsabilidade, como Corpo de Cristo, de cuidar das crianças. Elas precisam ser ensinadas, precisam que as sementes da Palavra de Deus sejam lançadas em seus corações para que possam seguir a Jesus pelo resto de suas vidas.

Algumas estatísticas interessantes confirmam ainda mais essa verdade:

  • Mais da metade das pessoas que vai crer em Jesus, tomará essa decisão aos 12 anos
  • Quando uma criança completa 9 anos, seus fundamentos morais básicos já estão formados
  • Aos 13 anos, uma criança já formou suas crenças básicas com relação à natureza de Deus, à confiança na Bíblia, à existência da vida eterna e ao amor de Jesus

Jesus ama e valoriza as crianças. E, como Sua igreja, representantes do Seu Reino nesta terra, precisamos fazer o mesmo.

10 razões por que o ministério com crianças é importante para sua igreja local

Separamos algumas das – muitas – razões que mostram que o ministério com crianças deve ser uma das prioridades de nossas igrejas locais.

1) As crianças eram uma prioridade para Jesus:

Os discípulos não achavam que deveriam ser, mas Jesus sim. Ele tirou tempo para ministrar aos pequeninos. Este deve ser o nosso maior motivo para abençoar as crianças em nossas igrejas: elas são muito importantes para o nosso Salvador.

2) As crianças são um grande campo missionário:

Estatísticas mostram que 85% das pessoas que conhecem a Cristo, o fazem antes dos 18 anos, por isso precisamos investir tempo e esforço em um campo que está pronto e onde veremos uma grande colheita.

3) O ministério infantil pode atrair mais pessoas:

Com certeza, você já experimentou isso na sua igreja local. Crianças que, participando do ministério infantil, acabam trazendo seus pais à igreja. Esse é um efeito simples, mas extremamente poderoso.

4) As crianças não são a igreja de amanhã, são a igreja de hoje:

Uma família saudável é feita de avós, pais e filhos. E assim deve ser também na igreja, a família de Deus. Não podemos investir nas crianças pensando apenas no que gostaríamos que elas fossem no futuro, precisamos dar a elas a oportunidade de conhecer mais de Jesus agora.

5) É no ministério infantil que as crianças dão os primeiros passos em sua fé em Jesus:

Este talvez seja um ponto que ficou extremamente claro com as estatísticas que já vimos. Oferecer um lugar específico com ensinamentos específicos para as crianças dá a elas a oportunidade de começarem a caminhar na vida com Cristo, e isso é muito importante.

6) O ministério infantil ajuda as crianças a terem relacionamentos:

Um dos grandes desafios do mundo atualmente é nos relacionarmos bem. Uma criança que aprende, desde pequena, os princípios bíblicos de relacionamentos e os aplica com seus amigos, com certeza será um adulto mais saudável.

7) O ministério infantil ajuda a treinar futuros líderes:

As crianças são sim a igreja de hoje, e precisamos focar nisso, mas podemos fazê-lo crendo que esse trabalho não é em vão e que estamos formando futuros líderes da igreja e da nossa sociedade.

8) O ministério infantil ajuda a despertar os dons na sua igreja local:

Não são só as crianças que se beneficiam desse grupo específico, os adultos também, já que muitos descobrem um dom que Deus lhes deu para cuidar dos pequeninos. Ou seja, isso desperta os dons e talentos em sua igreja local.

9) O ministério infantil nos ajuda a manter o Evangelho simples, como ele realmente é:

Quando esteve na terra, Jesus pregou o Evangelho simples, mostrando como Seu sangue vertido na Cruz lavou nossos pecados e permitiu que nos aproximássemos do Pai. As crianças nos ajudam a manter essa simplicidade, o que beneficia muita gente, principalmente os mais novos na fé.

10) As crianças dão aos adultos o exemplo de uma fé verdadeira:

Jesus disse, em Mateus 18.3, que precisamos ser como crianças para que possamos entrar no Reino dos Céus. É com a fé delas que devemos aprender a como crer, a como nos colocar diante do nosso Pai de amor.

Invista nos pequenos e veja grandes frutos

Uma igreja local saudável investe em todos os que fazem parte dela, inclusive as crianças. Assim como Jesus, priorize os pequeninos e veja muitos frutos, que durarão para sempre.

Quer saber como melhorar o trabalho com as crianças na sua igreja local? Fique atento aos nossos conteúdos!