Entenda o chamado bíblico a vivermos de maneira excelente e impactarmos nossas igrejas locais assim

Todo mundo já foi assistir a alguma peça de teatro, filme ou show e ficou perplexo pela produção. Ou já esteve em um restaurante em que experimentou ótima comida combinada a um ótimo serviço. Nossa primeira reação é falar disso aos nossos amigos mais próximos, convidando-os a experimentar da mesma experiência. Agora, pense em quantas vezes você experimentou algo assim na igreja.

Há algo de importante no que fazemos chamado “excelência”. Esse é um fator em nossas igrejas locais que, muitas vezes, acaba sendo entendido e considerado de maneira confusa.

Por isso, é muito importante termos um entendimento claro sobre o assunto, buscando agir de maneira bíblica e que agrade ao Senhor.

Verdades importantes sobre excelência

Entenda o que a Palavra nos ensina sobre excelência:

∙ A excelência honra a Deus

Ao longo da Palavra, somos encorajados a entregar nosso melhor a Deus. No livro de Salmos, o rei Davi exorta os músicos a utilizarem suas maiores capacidades ao se aproximarem da música como oferta a Deus. O profeta Malaquias também ensina os pastores e o povo a trazerem o seu melhor como oferta. Jesus exalta a mulher que o ungiu com um óleo raro e caro. A excelência insiste que sempre levemos nosso melhor ao Pai, porque isso O exalta.

∙ A excelência inspira as pessoas

Não tem a ver com entretenimento, mas com impacto e inspiração. A excelência vai inspirar as pessoas a quererem se envolver e fazer mais. Ela atrai as pessoas também. Quando se cria uma cultura de excelência, as pessoas tendem a se aproximar. E se têm essa experiência semana após semana, começam a compartilhá-las com outras pessoas.

∙ A excelência constrói confiança

Ao longo dos anos, a confiança é construída entre os membros de uma igreja local porque eles sabem que a liderança se esforça para fazer as coisas bem. Isso faz com que tudo que é sugerido ou alterado seja tratado de maneira mais leve e tranquila.

3 passos práticos com relação à excelência

Agora que já ficou clara a importância da excelência no contexto de uma igreja local, conheça alguns passos para colocá-la em prática em seu ministério:

1. Foque

Valorizar a excelência no que é feito na sua igreja local requer que você mantenha foco. Jesus podia fazer todas as coisas bem; nós não podemos, mas podemos ser bons em algumas coisas. São nelas que precisamos focar. Quando nos dividimos em muitas tarefas, a qualidade do que fazemos cai. O mesmo é verdade com relação à igreja local. Dividir a atenção em programações diversas e dar muitas responsabilidades diferentes a um número reduzido de voluntários impacta diretamente na qualidade do trabalho. Avalie o que você e sua igreja fazem bem e comece por ali.

2. Dedique tempo

Excelência exige tempo e dedicação. Você precisa dedicar tempo em programas e projetos para fazê-los bem. Você também precisa desenvolver ferramentas para melhorar ainda mais aquilo que faz. Excelência na pregação exige prática. Excelência na música exige prática. Excelência em ensinar, pastorear, acolher – tudo isso exige prática para ser aperfeiçoado.

3. Celebre o que está funcionando

Honre e reconheça aqueles que estão ajudando a fazer com que tudo aconteça da melhor maneira possível. Use aquilo que é excelente em sua igreja local como parte da sua marca. Se sua recepção traz uma boa experiência, fale sobre ela. Se a música é excelente, destaque-a. Lembre-se de celebrar e reconhecer aquilo que está funcionando bem.

Uma igreja excelente que impacta as cidades

A Bíblia nos chama à excelência – porque ela honra a Deus, inspira as pessoas, constrói confiança e reconstrói a igreja. Pense nessas coisas, com frequência.

Quer fontes confiáveis e bíblicas para embasar suas pregações em 2023? Conheça alguns livros inspiradores!