As células podem ser uma ferramenta essencial para manter os relacionamentos em dias de conexão online

O ano de 2020 exigiu que nos adequássemos a uma nova maneira de fazer igreja. Por conta da pandemia da COVID-19, tivemos que fechar as portas de nossas igrejas locais e pensar em maneiras de continuar com nossas programações completamente online. Para alguns, as transmissões ao vivo foram só uma evolução do que já estava sendo feito. Para outros, foram algo completamente novo.

Faz um ano que temos oscilado entre encontros físicos – com a capacidade reduzida – e a volta às reuniões digitais. E nunca foi tão essencial trabalharmos para que as pessoas possam ter conexão umas com as outras. Afinal, acreditamos que a igreja é o Corpo de Cristo, e um corpo precisa trabalhar junto e viver em unidade. Mas como fazer isso quando, na maior parte dos casos, não conseguimos nem reunir todas as pessoas em um só lugar?

As células como resposta

A visão celular não é uma novidade. Na verdade, ela começou na igreja primitiva, quando os discípulos e os crentes se reuniam nas casas para compartilhar a Palavra. Aqueles irmãos entendiam a importância de estarem juntos, de viverem como um só corpo e compartilharem o que o Senhor estava fazendo em suas vidas.

Atos 2:42-47 diz: “Todos se dedicavam de coração ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e à oração. Havia em todos eles um profundo temor, e os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas. Os que criam se reuniam num só lugar e compartilhavam tudo que possuíam. Vendiam propriedades e bens e repartiam o dinheiro com os necessitados, adoravam juntos no templo diariamente, reuniam-se nos lares para comer e partiam o pão com grande alegria e generosidade, sempre louvando a Deus e desfrutando a simpatia de todo o povo. E, a cada dia, o Senhor lhes acrescentava aqueles que iam sendo salvos” (NVT).

Por sua grande conexão uns com os outros e com o Espírito Santo de Deus, a Palavra era espalhada e mais pessoas criam em Jesus. Além disso, eles também compartilhavam suas necessidades e seus bens, a ponto de que ninguém tinha falta de nada.

Vivemos dias delicados e cheios de incertezas. Quando os primeiros casos chegaram ao Brasil e foram decretados os primeiros dias de distanciamento social e comércios fechados, dizia-se que tudo voltaria à normalidade em algumas semanas ou, quem sabe, alguns meses. O tempo passou e as coisas ainda não mudaram muito. As vacinas estão chegando aos poucos no Brasil, mas ainda precisamos manter todos os cuidados para evitar que a doença continue se espalhando.

E, em um momento com esse, a comunhão continua sendo a resposta. Buscarmos ao Senhor juntos, com um só coração continua sendo aquilo que precisamos fazer para que possamos estar fortalecidos e para que ninguém tenha falta de nada.

Ouvimos as estatísticas sobre como o distanciamento tem afetado tantas pessoas em seu emocional, causando ansiedade, depressão, síndrome do pânico. Mais do que nunca, é tempo de nos conectarmos e permanecermos juntos, mesmo que a única possibilidade que tenhamos de fazer isso seja através de reuniões online.

Como as reuniões em célula podem ajudar?

As células – ou pequenos grupos – podem continuar sendo realizadas através de chamadas de vídeo, com o aplicativo Zoom, por exemplo, ou, dependendo do número de pessoas, em encontros presenciais em ambientes bem arejados e cumprindo com todas as recomendações de segurança.

Essas reuniões são o espaço ideal para que as pessoas se reúnam e:

  • Compartilhem histórias e necessidades
  • Construam relacionamentos
  • Cresçam em fé e sabedoria
  • Orem umas pelas outras

Por isso, independentemente de qual seja a situação da sua igreja local atualmente – mantendo cultos presenciais ou investindo nas transmissões ao vivo – investir nos pequenos grupos é essencial para manter o corpo vivo e atuante, para que as pessoas continuem conectadas umas às outras, vivendo a vida de Cristo.

Aproveite tudo que as células podem oferecer à sua igreja local em tempos de encontros online

A igreja é o Corpo de Cristo aqui na terra, e é muito importante que este corpo se mantenha unido. Manter a conexão em tempos de distanciamento social e das recomendações de segurança pode ser muito melhor através dos grupos de células. Eles fazem com que cada indivíduo se sinta parte do todo e possa compartilhar suas dificuldades e alegrias.

Por isso, invista nessa conexão, encoraje os líderes de células a manterem os encontros e equipe-os com todas as ferramentas necessárias.

Quer encontrar cursos e conteúdos para equipar sua igreja local?