Humildade e dependência total do Espírito Santo

1 Coríntios 13:1-2 (NVT) Se eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um sino que ressoa ou um címbalo que retine.  Se eu tivesse o dom de profecias, se entendesse todos os mistérios de Deus e tivesse todo o conhecimento, e se tivesse uma fé que me permitisse mover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.

O ministério muitas vezes nos traz experiências negativas e amargas que produzem feridas em nossa alma. Pois sempre que lidamos com pessoas limitadas como nós, a tendência é nos ferirmos. Estas feridas, quando não são curadas pelo precioso sangue de Cristo, podem nos tornar ressentidos, amargos, estressados e por fim agressivos às pessoas que muitas vezes não tem nada a ver com o assunto.

O remédio para estes traumatismos está no fato de confessarmos e crermos que estamos crucificados com Cristo e que a vida dEle em nós, na pessoa do seu doce Espírito Santo, o Consolador por excelência, nos capacitará a perdoar e amar àqueles que nos ofendem.

Outra verdade que nos ajudará a exercer um ministério que agrade ao Pai é termos a clara consciência que, quando ministramos, o fazemos aos seus filhos, aqueles que Jesus Cristo comprou pelo seu precioso sangue e por isso são propriedade exclusiva de Deus e de mais ninguém. Portanto, assim como não gostamos que outros disciplinem nossos filhos, precisamos ter muito cuidado ao tratarmos os filhos de Deus. Ele nos incumbiu de servi-los com amor.

Em função destas verdades devemos sempre ministrar segundo o padrão de Cristo. Sempre motivados pelo amor de Deus. Pois o Senhor não aprova aqueles que são grosseiros e severos com seus filhos.

Sobre este assunto é importante considerarmos o ensino de Steve Thompson, em seu livro “Vocês Todos Podem Profetizar”: “Há pessoas que comunicam a Palavra de Deus, mas deixam de comunicar o coração de Deus. Ele não quer destruir ninguém por meio de nenhum dom, principalmente o de profecia – ele deseja edificar as pessoas. É como Paulo falou em sua primeira carta aos Coríntios: o amor edifica (1 Coríntios 8.1). Ao ministrarmos profeticamente em amor, as pessoas serão edificadas e não destruídas”.

Toda a base de nosso ministério deve ser a mesma de Cristo, conforme profetizou Isaías no capítulo 42.1-3: “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações. Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça”.

Não quebrar o caniço rachado significa não sermos rudes com aqueles cuja vida foi arruinada no passado. Não apagar o pavio fumegante significa não apagarmos o que restou do que tinha sido, no passado, a vida espiritual da pessoa. Para sermos como Jesus, temos que ministrar vida àqueles que estejam até mesmo no ponto mais baixo.

Cuidado, não permita que as frustrações do dia a dia, o deixem amargo e agressivo. Aproprie-se da capacitação do Espírito Santo a cada manhã, a fim de agir e reagir como Jesus.

“Tratem todos com respeito e amem seus irmãos em Cristo. Temam a Deus e respeitem o rei. Vocês, escravos, submetam-se a seu senhor com todo o respeito. Façam o que ele mandar, não apenas se for bondoso e amável, mas até mesmo se for cruel. Porque Deus se agrada de vocês quando, conscientes da vontade dele, suportam com paciência o tratamento injusto. Claro que não há mérito algum em ser paciente quando são açoitados por terem feito o mal. Mas, se sofrem por terem feito o bem e suportam com paciência, Deus se agrada de vocês. Porque Deus os chamou para fazerem o bem, mesmo que isso resulte em sofrimento, pois Cristo sofreu por vocês. Ele é seu exemplo; sigam seus passos. Ele nunca pecou, nem enganou ninguém. Não revidou quando foi insultado, nem ameaçou se vingar quando sofreu, mas deixou seu caso nas mãos de Deus, que sempre julga com justiça”. 1 Pedro 2:17-23 (NVT)

Não desista, siga em frente. Sua coroa está sendo preparada pelo Pai e naquele dia você a receberá das mãos do Senhor Jesus.

Quer mais conteúdos sobre liderança?