Conheça os dois passos fundamentais na vida do cristão

A ekklesia (igreja) de Cristo é um grupo de pessoas resgatadas do reino das trevas, transformadas pelo sacrifício de Jesus, edificadas através do Espírito Santo para se tornarem o lugar de habitação de Deus, e chamadas para reinar com Cristo e expandir o Reino de Deus na terra.

Como podemos nos tornar esse tipo de ekklesia? Jesus disse: “Eu edificarei minha igreja (ekklesia)”. E durante três anos, o Mestre se dedicou a construir o DNA da igreja, seus princípios, a planta, e ensinou Seus discípulos a viver a vida da ekklesia.

Os apóstolos são o modelo de vida dessa igreja. Qual é esse estilo de vida? Como Jesus constrói Sua igreja? Ao longo do livro de Mateus, no capítulo 4, Cristo ensina Seus discípulos que Ele precisava: estabelecer o Reino, discipular e ensinar o que é discipulado e, só depois disso, edificar a igreja.

O Reino de Deus

O que é o Reino de Deus? É o reinado absoluto de Deus nas nossas vidas. Se Jesus reina na sua vida, então você reinará com Ele. Jesus é o rei, essa é a mensagem da igreja primitiva. Quando Pedro pregou em Pentecostes ele usou o texto de Salmos 110, e disse: “Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” (At. 2.36).

Ele é Jesus e Cristo, é quem reina, o Messias, quem salva e governa. Em Gálatas 3.27, Paulo diz: “Pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.”

Imagine que você coloca um marca-páginas dentro da sua Bíblia. Então, você a envia pelo correio para um lugar bem distante – a China, por exemplo. Daqui a um tempo, onde estará o marca-páginas? Na China, certo?! Por quê? Porque o que acontecer com a Bíblia acontecerá com ele. E o que acontece com Cristo acontece com você. Quando Ele morreu, você morreu. Quando Ele ressuscitou, você ressuscitou. E quando a Bíblia diz que Ele está assentado à direita do Pai reinando, adivinha quem está ali? Sim, você!
Se você reina com Cristo, você reina sobre seus problemas. Não são eles que reinam sobre você. Se vivemos no reino, reinamos com Cristo, e o pecado não tem poder sobre nós.

Esse é o primeiro passo que Jesus nos ensina: precisamos viver no Reino de Deus. Antes de nos tornarmos membros de uma igreja, precisamos nos tornar membros do Reino.

Discipulado

O segundo passo é o discipulado. Em Mateus 4.18-19 está escrito: “Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens””.

Então, antes de edificar Sua igreja, Jesus foi chamando os que seriam Seus discípulos. Mas o que é discipulado? Muitos pensam que é estudar numa sala de aula, ouvir seminários ou ter um momento para se encontrar com alguém. Não tem nada de errado nisso, mas não é a essência. Discipulado é como o sistema escolar do judaísmo, onde os talmidins deviam seguir o rabi, não numa sala de aula ou na sinagoga, mas na vida diária. Nesse sistema, não são os estudantes que escolhem o mestre, ao contrário. E como isso é feito? Baseado numa coisa, no potencial que o mestre via nos alunos para se tornarem iguais a ele. O discípulo torna-se um aprendiz.

Então o objetivo de seguir Jesus e do discipulado é se tornar pescador de homens, ganhar almas. Não é ser rico, bem-sucedido ou atingir seu máximo potencial. O objetivo do discipulado é seguir o rabi e aprender como ganhar almas.

Muitas vezes, ao pensarmos em pesca, vem à nossa cabeça a imagem de uma vara. Mas, na época em que Jesus andava entre nós, a pesca era feita com redes. A diferença está em que a pescaria com vara é individual, mas a que é feita com rede precisa de, pelo menos, duas pessoas – por isso Jesus enviava Seus discípulos de dois em dois. Por isso Cristo usou o plural naquele texto – “pescadores de homens”. Pescaria é uma atividade comunitária!

E existe uma outra grande diferença. Na pescaria feita com vara, você espera pelo peixe vir. E essa é a nossa mentalidade de ganhar almas. Esperamos que a pessoa que nunca ouviu falar de Jesus venha para a igreja. Mas na pescaria com rede você vai para onde os peixes estão. E isto é o que a igreja precisa fazer: deixar de esperar pelos peixes e ir até onde eles estão! Se ficarmos esperando, quem é que vai vir? Jesus disse “ide e fazei discípulos”, então precisamos ir!

Como está seu discipulado? Está indo para fora? Jesus enviou Seus discípulos de dois em dois. A igreja de hoje está frente à colheita, mas ela não vai. Ela abre a porta dos celeiros e espera que os frutos entrem sozinhos, sem que ninguém os colha. Mas o Senhor nos disse que precisamos orar para termos trabalhadores que vão e façam a colheita. É preciso ir. É urgente ir! Os frutos da colheita não vão entrar sozinhos nos celeiros. O problema não está em se o celeiro é bonito, bem iluminado, tem uma boa acústica, ou há uma boa música. O problema está em que os frutos não virão sozinhos, temos que ir e colher. Isso é discipulado.

Um chamado para a ekklesia

Temos dois grandes desafios. Dois grandes passos a dar. Viver no Reino e praticar o verdadeiro discipulado. Somente assim conseguiremos ser a ekklesia de Cristo, que alcança pessoas e as transforma para multiplicar o Reino de Deus nesta Terra.

Eddy Leo

Como deve ser um ministério de homens eficaz em sua igreja local? Descubra 5 características essenciais!