Por Joel Comiskey

Há alguns anos, dei um seminário na Tailândia sobre como fazer discípulos por meio do ministério da igreja em células. Na metade do seminário, um participante fez uma pergunta simples: “Joel, o que é um discípulo?” Por favor, defina. Fiquei surpreso com sua pergunta porque, afinal, eu não tinha falado sobre fazer discípulos nas últimas horas?

A realidade é que deixei de definir claramente o termo. Então, o que é um discípulo? Deixe-me permitir que as Escrituras definam o discipulado:

  • Paulo: “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29).
  • João: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.
    Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.” (1 João 3:2-3).
  • Paulo: “E todos nós, que com rostos descobertos contemplamos a glória do Senhor, estamos sendo transformados à sua imagem com glória cada vez maior, que vem do Senhor, que é o Espírito (2 Coríntios 3:18).

O verdadeiro discipulado é o processo de se tornar como Jesus e refletir sua imagem. Os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez em Antioquia porque refletiam Cristo e agiam como Jesus (Atos 11:26).

A igreja em células facilita o processo de ajudar os crentes a se tornarem como Jesus por meio da célula, celebração, equipamento e supervisão.

No entanto, somente o Espírito de Deus pode fazer uma pessoa como Jesus.

Assim, tornar-se semelhante a Jesus envolve passar tempo com ele individualmente e com outras pessoas. Em outras palavras, o Espírito de Deus usa as disciplinas espirituais para tornar os crentes mais parecidos com ele.

Acredito que passar um tempo diário com Jesus é a melhor maneira de nos levar à presença de Jesus para que seu Espírito nos transforme (Mateus 6:5-6). Ao passarmos o tempo diário em sua presença, tornamo-nos como nosso Mestre e assumimos seus valores. Ele nos mostra por meio de Sua Palavra como viver e o que valorizar. No entanto, Paulo também nos diz para orar sem cessar ao longo do dia (1 Tessalonicenses 5:17; Efésios 6:18).

Mas não vamos nos esquecer da oração coletiva. Jesus nos diz que quando dois ou três estão reunidos em seu nome, ele está no meio (Mateus 18:20). A oração fervorosa em toda a igreja foi uma característica fundamental de todas as igrejas em células frutíferas. O objetivo final de toda oração é nos tornar mais parecidos com nosso criador.

Quer mais conteúdos sobre células?