A história, um firme fundamento e uma extraordinária visão

Todos nós estamos construindo um legado.

Mas afinal, o que é um legado? Legado é aquilo que transmitimos estando presentes e é também aquilo que fica quando a pessoa não está mais – o legado permanece.

Como igreja, nós também estamos construindo e deixaremos um legado. Todos desejamos construir um legado que vai glorificar a Deus

Sabendo isso, há uma pergunta a responder: como podemos ser uma igreja que constrói um legado? Como podemos ser uma igreja segundo o coração de Deus?

A resposta está na definição de quatro pilares: propósito, identidade, missão e destino.

1) Qual o propósito da igreja?

Em Efésios 1.4-6 está escrito:

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.”

Assim, podemos afirmar que nós, como igreja de Cristo, fomos chamados primeiramente para a adoração, para aproveitar da presença de Deus. É através da obediência, da adoração, que nos enchemos do Espírito Santo.

2) Qual é a identidade da igreja?

Na Bíblia, a igreja é apresentada como o Corpo de Cristo (1 Co. 12.27) e também como a Noiva do Cordeiro. Ou seja, uma igreja que não tem Jesus como líder, guia, perde o controle e morre.

Essa é a identidade da igreja:

“Se vivemos, para o Senhor vivemos; e, se morremos, é para o Senhor que morremos” (Rm. 14.8).

A igreja de Cristo, a que constrói um legado, a que deixa uma marca, é edificada pelo Corpo, por cada membro, pelas pessoas. Quando há amor, quando há relacionamentos de acordo com a Palavra, quando há obediência, a igreja está sendo edificada e o caminho está sendo preparado para a volta de Cristo.

3) Qual é a missão da igreja?

Em Lucas 19.10, o próprio Cristo define a Sua missão: “Pois o filho do homem veio buscar e salvar o perdido”.

Assim, a igreja existe para realizar a obra que Cristo realizou: “buscar e salvar o perdido”.

Mas como Cristo fez isso? Qual era Seu método? O método de Jesus era chamar e preparar discípulos. Essa é a principal ênfase de Mateus 28.19-20. A ideia é que indo pela vida das pessoas, ensinando, batizando, exercendo uma influência transformadora, construindo vínculos relacionais, o cristão – a igreja – vai cumprindo a ordem de “fazer discípulos”. Portanto, se uma igreja batiza as pessoas sem fazer discípulos, ela é desobediente a Cristo. Se ensina às pessoas os mandamentos, mas não faz discípulos e não batiza, ela é desobediente a Cristo. Muitas igrejas têm falhado em cumprir a missão, não porque deixaram de proclamar e batizar, mas porque ignoraram a necessidade de fazer discípulos.

4) Qual o destino da igreja?

No livro de Isaías, Deus não compartilha Sua glória com ninguém. Mas, no Apocalipse, na grande celebração, a igreja resplandecerá a glória de Deus (Ap. 21.9-11)! Isso não é uma contradição, mas uma confirmação de que a igreja é tão importante, que Jesus compartilha tudo o que é com ela: a glória, o poder, a autoridade.

A igreja verdadeira é uma igreja avivada. Ela anda com autoridade nos lugares esquecidos, ama as pessoas que estão desgastadas e cansadas, ampara os necessitados, prega o Evangelho das Boas Novas – da necessidade do arrependimento e de ser cheio do Espírito Santo.

A igreja tem uma história e um legado. O tipo de igreja que somos e o tipo de cristianismo que queremos viver está resumido numa visão: Uma Igreja Família, vivendo o amor de Cristo, alcançando o próximo e formando discípulos.

Sa­bemos de onde viemos (nossa origem), sabemos quem somos (nossa identidade, es­trutura organizacional e eclesiástica, teologia e estilo de vida) e sabemos para onde vamos (nosso destino e missão).

Há um princípio histórico espiritual (a mensagem da cruz) e há um fim, não temporal, mas um alvo, finali­dade e razão de existir (Visão). Glória a Deus, pois foi Ele quem fez essa obra!

Aproveite, baixe nossa série de mensagens, estude, aplique com seus líderes e aceite esse convite a construirmos e deixarmos um legado de amor, esperança, bons relacionamentos e discípulos de Cristo.

Registre-se agora e faça o download gratuito de todos os materiais da série “Legado”