Vivemos dias difíceis, e a oração é essencial para que vejamos a mão de Deus se movendo e para que suportemos os desafios

Orar é o maior privilégio do cristão, pois a oração nos coloca em contato direto com nosso Deus, que é Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra. Por isso, quanto mais contato tivermos com Ele através desse hábito, maiores serão os grandes benefícios que obteremos para a nossa vida.

Em Mateus 6.9-13, Jesus nos deixou um modelo e nos ensinou que a oração é um diálogo com o Pai celestial. O exemplo de Cristo nos serve como esboço, como esqueleto dos elementos que nossa oração deve ter: proximidade (“Pai nosso…”), adoração (“santificado seja Teu nome…”), dependência (“seja feita a Tua vontade…”), arrependimento (“perdoa-nos assim como nós perdoamos…”), etc. Não para apenas repetir, nós não pensamos que por muito falar seremos ouvidos (Mt. 6.7), isso seria uma reza, um mantra. Mas para que nossa boca declare a sede e a fome que sentimos do amor do nosso Pai. Ele quer nos ouvir e atender.

Já ouvi várias vezes a pergunta: “Mas se Deus sabe de todas as coisas, por que devemos orar?”. A resposta é simples. Oramos porque podemos desfrutar da presença e do poder de Deus nesse momento tão rico e pessoal. Oramos porque um coração quebrantado não teme abrir sua boca, com humildade, para revelar uma total dependência do Senhor. Essa atitude atrai a glória de Deus para sua vida. Não é possível ter vitória na oração enquanto a consciência estiver presa a algum pecado. A confissão produzirá o perdão e a bênção de Deus.

O que acontece quando oramos

Em Tiago 4.2 está escrito: “Nada tendes, porque não pedis”. Essas palavras contêm o segredo da pobreza espiritual e da falta de poder do cristão: a negligência em orar. É um grande alerta para nossa vida! Não podemos ser negligentes e abandonar a prática de um hábito tão nobre. A oração é um meio de obtenção de graça em tempos de necessidades. E não estamos, por acaso, num tempo de extrema necessidade?

Agora, o que acontece quando oramos com constância e persistência? Veja que a oração:

  • Promove crescimento espiritual – oração, estudo bíblico e conhecimento de Deus andam de mãos dadas;
  • Traz o poder de Deus para tudo quanto você fizer;
  • Tem valor para a conversão de outros;
  • Traz bênçãos à vida da igreja;
  • Irá desarraigar toda heresia, corrigir os mal-entendidos, varrer ciúmes e animosidades, eliminar as imoralidades, trazendo com ela a maré cheia da graça vivificadora de Deus. Esta é a maneira indicada por Deus para alcançar a vitória.

Seja insistente e incansável. Por causa da nossa ousadia, Deus se levantará e nos dará o que necessitamos (Lc. 11.8).

A oração em nome de Jesus Cristo é o caminho que Ele mesmo indicou a Seus discípulos para obterem a plenitude em Sua obra: “Até agora nada tendes pedido em Meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (Jo. 16.24).

O tempo gasto em oração não é perdido, mas investido em grandes lucros espirituais. Uma noite de joelhos irá nos poupar de muitas noites de insônia. É o meio indicado por Jesus para que nosso coração não fique sobrecarregado com excessos, ansiedade e cuidados desta vida e para que o dia da volta de Cristo não venha sobre nós repentinamente, como um laço (Lc. 21.34-36). Só há um meio de nos preparar para a vinda do Senhor, e é através de muita oração.

Os apóstolos consideravam a oração a coisa mais importante em suas vidas (At. 6.3-4), e nós devemos fazer o mesmo. Assim, nossas decisões estarão governadas pelo Espírito Santo; nossa vida espiritual alcançará um patamar acima da mediocridade; nossas atitudes se traduzirão em um transbordar de amor e misericórdia pelo próximo; e a igreja será o poderoso instrumento nas mãos de Deus para que o Reino dele se manifeste aqui e agora.

É tempo de orar e clamar

Vivemos dias difíceis, em que muitos têm sido pressionados pela insegurança e pelo medo. As incertezas são tantas, mas Jesus continua sendo a nossa Rocha firme, Aquele em quem podemos confiar. É tempo de nos comprometermos ainda mais com uma vida de oração para que possamos ver a vontade do Pai se cumprir e para que possamos suportar o dia mau.

Faça um compromisso de oração – individual, com a sua célula, com a sua igreja local. Deus está atento e nos ouve sempre que clamamos.

Carlos Alberto Bezerra

Quer ter acesso a mais conteúdos que vão abençoar a sua igreja local?