É possível e necessário abordar a ansiedade em nossos cultos. Entenda como fazer isso, apontando as pessoas para a esperança que há em Jesus

O Brasil é o país mais ansioso do mundo.

É isso que diz a Organização Mundial de Saúde, OMS, em uma pesquisa de 2019.

De acordo com o estudo, quase 10% da população brasileira sofre com ansiedade. São 18,6 milhões de pessoas.

E, aqui, estamos falando de transtornos diagnosticados, mas sabemos que, além deles, muitos sofrem com alguns sintomas e não procuram um médico ou um tratamento.

E esse problema também chegou às igrejas.

Cada vez mais temos tratado e aconselhado membros de todas as idades – desde as crianças – que têm batalhado contra a ansiedade e, como Corpo de Cristo nesta terra, precisamos estar preparados para falar sobre isso e para apontar as pessoas para a esperança que há em Cristo.

Com tanta gente sofrendo pelo mesmo mal, muitos dizem que nosso país vive uma epidemia de ansiedade.

Isso faz com que se considere algo normal da vida moderna, uma questão que faz parte do ser humano, mas não é.

Deus não nos criou para vivermos ansiosos, principalmente porque “o coração ansioso deprime o homem” (Pv. 12.25).

Para combater a ansiedade e ensinar as pessoas a fazerem o mesmo, algumas verdades são essenciais:

1. Não podemos complicar o que é simples

Nossa geração tem o péssimo hábito de se deixar ser levada pelas emoções e isso faz com que compliquemos coisas que, na verdade, são muito simples.

Precisamos enxergar o mundo e as situações através da lente da Palavra. Isso faz com que tenhamos a perspectiva que Deus tem sobre tudo.

A complicação leva à ansiedade, à sensação de que tudo pode dar errado o tempo todo e ao medo. Isso é fruto do pecado.

Mas pelo sacrifício de Jesus, podemos ser libertos e nos aproximar do Senhor de maneira simples: aceitando a obra da Cruz e tendo um relacionamento íntimo com nosso Pai.

Ele fez tudo novo em nós (2Co. 5.17).

2. Não podemos deixar que as memórias nos controlem

Normalmente, quando nos lembramos de alguma situação que vivemos, parece que todos os sentimentos e emoções daquele momento voltam, tenha sido ele triste ou alegre.

Quanto maior a experiência emocional que temos, maior seu destaque em nossa memória. Isso pode trazer à tona questões difíceis de lidar.

Jeremias, em Lamentações, disse o quanto as memórias ruins faziam sua alma desfalecer (3.19-20).

O problema é que quando estamos cheios de memórias que nos sobrecarregam, vivemos no passado e não funcionamos como deveríamos.

O Senhor quer curar as nossas memórias, tratar o nosso passado, nos dar esperança e transformar o nosso futuro.

Acessamos isso através da fé na graça de Deus, que perdoou os nossos pecados.

3. Precisamos descomplicar nosso relacionamento com Deus

Nós fomos criados para ter um relacionamento com Deus. E Ele Se relaciona conosco de maneira simples.

Essas são convicções que precisam estar em nosso coração.

Quando não cremos nessas verdades e temos uma visão distorcida de quem nosso Pai é, ficamos ansiosos.

Conhecer ao Senhor como Pai nos ajuda a descansar e a vender o medo, porque sabemos que estamos sendo cuidados com amor:

Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais” (Mateus 10.29-31).

4. Precisamos abandonar a necessidade de controle

A maioria das coisas neste mundo – senão, todas – foge do nosso controle.

E viver como se pudéssemos controlar algo, mesmo que pequeno, gera muita ansiedade em nosso coração.

Jesus, que é Deus, não era controlador.

Ele sabia que estava na Terra para fazer a vontade de Seu Pai e combinava dois fatores que acabam com todo sentimento ansioso: vida de oração e propósito.

Quando temos a convicção de que não podemos controlar nada e nem precisamos, já que nosso Pai tem o controle de tudo e está sempre atento, vivemos em paz (Mt. 11.28-30).

Por isso precisamos estar perto dele, focados em nosso relacionamento.

5. Precisamos ocupar a nossa mente

Em Filipenses 4, Paulo nos dá algumas recomendações com relação aos nossos pensamentos e à ansiedade:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês” (v. 6-9).

Enquanto pensamos em um mundo de coisas e nos enchemos de “e ses”, ficaremos ansiosos.

Mas se investimos tempo em oração, levando ao Senhor as nossas súplicas e pensando o que é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama, excelente e digno de louvor, teremos nossa mente e nosso coração guardados.

6. Precisamos perdoar

Um dos maiores problemas de qualquer relacionamento é a falta de perdão.

Nos ofendemos com atitudes, palavras ou ausências e deixamos com que isso tome espaço em nosso coração e crie muros e barreiras.

Isso nos prende a nossas emoções e nos leva a viver em ansiedade.

Nosso maior desafio com relação a outras pessoas é descomplicar nossos relacionamentos evitando a ofensa e liberando perdão sempre que necessário.

É em nós mesmos que está a solução dos problemas de relacionamento que temos com os outros, em nossa decisão de perdoar.

Deus quer nos libertar de toda a ansiedade

O Senhor quer que possamos andar livres da ansiedade, afinal Ele não nos criou para sermos ansioso por coisa alguma.

Principalmente, porque Ele tem cuidado de nós. Essas verdades nos ajudam a receber cura em nossa mente e a viver de maneira descomplicada.

Para te ajudar a tratar sobre ansiedade com os membros da sua igreja local, a Rede Comuna preparou a série “Descomplique-se”, baseada em todos esses princípios e com uma abordagem simples e bíblica. É só fazer o download dos esboços e artes aqui.

A Rede Comuna tem diversas séries de mensagens para que você possa usar em sua igreja local e abençoar as pessoas.