Creia e viva na Graça

Que cristão não quer crescer?! O crescimento a resposta saudável da vida. Assim como um recém-nascido precisa de alimento para crescer, todo cristão – seja novo ou antigo na fé – precisa do alimento sólido da Palavra de Deus para se tornar cada vez mais parecido com Cristo.

Há mais de 150 anos, Archibald Alexander, o primeiro presidente do Seminário Teológico de Princeton, escreveu algumas considerações sobre os “obstáculos ao crescimento espiritual”. O primeiro que ele relacionou foi a má compreensão sobre a liberdade da Graça.

Talvez a concepção de graça mais equivocada esteja representada pela declaração: “Graça é a ideia de que somos amados e aceitos por Deus do jeito que somos, e que não temos de fazer nada para merecer a aprovação do Senhor, pois ela simplesmente está à nossa disposição”. Simples assim. Nesse sentido, Deus parece ser representado como o proverbial velhinho indulgente e divino no céu, sorrindo para nós independentemente de nosso comportamento e caráter. Parece ser o entendimento típico que a maioria das pessoas tem da graça de Deus.

Contrastando com isso, no entanto, a Bíblia nos explica que a graça de Deus nos ensina a renunciar “à impiedade e às paixões mundanas”, vivendo “neste mundo de maneira sóbria, justa e piedosa” (Tt 2.12).

Tito 2:11-14 (NVI-PT) Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. 12 Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, 13 enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14 Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Deus nos ama e nos aceita como pecadores “do jeito que somos”, mas Ele não nos deixa assim.

Antes, pela mesma graça com a qual nos salva, Ele começa a transformar todos que a experimentam. A declaração de que “não temos de fazer nada para merecer a aprovação do Senhor, pois ela simplesmente está à nossa disposição” não é verdadeira. A aprovação de Deus precisa, sim, ser conquistada. Mas o evangelho nos diz que essa aprovação foi alcançada por nós por Jesus Cristo em sua vida sem pecado e em sua morte que levou o pecado sobre si.

Portanto, aqui está uma definição que capta o sentido bíblico do termo: graça é o favor de Deus, por meio de Cristo, para com as pessoas que merecem seu desfavor.

É desse entendimento correto sobre a graça que tratamos em nossa nova série de mensagens: “Graça – o fundamento da maturidade”. Nosso desafio como líderes e pastores é gerar cristãos que são maduros, não mais como crianças espirituais que são agitados de um lado para o outro.

O ensino correto sobre a graça de Deus nos leva a uma vida de liberdade com responsabilidade, onde não somos tentados a viver uma vida religiosa oca e sem frutos. Somos dependentes da justiça de Cristo para que Deus nos aceite; e somos dependentes do poder de Cristo para que sejamos capazes de buscar o crescimento espiritual. Tudo isso é graça!

Quando nos mantemos humildes com nossa mente grata pela salvação que não merecíamos, nos humilhamos e desfrutamos da presença poderosa e transformadora de Deus. Nisso, crescemos. Nisso, amadurecemos.

Aproveite, baixe nossa série de mensagens, estude, aplique com seus líderes e aceite esse convite a um crescimento espiritual concreto não mais baseado na prática religiosa da lei, mas com as raízes na maravilhosa graça de Deus manifestada na pessoa de Jesus Cristo nosso Senhor.