O alicerce do crescimento cristão
Creia e viva na Graça
Que cristão não quer crescer?! O crescimento a resposta saudável da vida. Assim como um recém-nascido precisa de alimento para crescer, todo cristão – seja novo ou antigo na fé – precisa do alimento sólido da Palavra de Deus para se tornar cada vez mais parecido com Cristo.
Há mais de 150 anos, Archibald Alexander, o primeiro presidente do Seminário Teológico de Princeton, escreveu algumas considerações sobre os “obstáculos ao crescimento espiritual”. O primeiro que ele relacionou foi a má compreensão sobre a liberdade da Graça.
Talvez a concepção de graça mais equivocada esteja representada pela declaração: “Graça é a ideia de que somos amados e aceitos por Deus do jeito que somos, e que não temos de fazer nada para merecer a aprovação do Senhor, pois ela simplesmente está à nossa disposição”. Simples assim. Nesse sentido, Deus parece ser representado como o proverbial velhinho indulgente e divino no céu, sorrindo para nós independentemente de nosso comportamento e caráter. Parece ser o entendimento típico que a maioria das pessoas tem da graça de Deus.
Contrastando com isso, no entanto, a Bíblia nos explica que a graça de Deus nos ensina a renunciar “à impiedade e às paixões mundanas”, vivendo “neste mundo de maneira sóbria, justa e piedosa” (Tt 2.12).
Tito 2:11-14 (NVI-PT) Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. 12 Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, 13 enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14 Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.
Deus nos ama e nos aceita como pecadores “do jeito que somos”, mas Ele não nos deixa assim.
Antes, pela mesma graça com a qual nos salva, Ele começa a transformar todos que a experimentam. A declaração de que “não temos de fazer nada para merecer a aprovação do Senhor, pois ela simplesmente está à nossa disposição” não é verdadeira. A aprovação de Deus precisa, sim, ser conquistada. Mas o evangelho nos diz que essa aprovação foi alcançada por nós por Jesus Cristo em sua vida sem pecado e em sua morte que levou o pecado sobre si.
Portanto, aqui está uma definição que capta o sentido bíblico do termo: graça é o favor de Deus, por meio de Cristo, para com as pessoas que merecem seu desfavor.
É desse entendimento correto sobre a graça que tratamos em nossa nova série de mensagens: “Graça – o fundamento da maturidade”. Nosso desafio como líderes e pastores é gerar cristãos que são maduros, não mais como crianças espirituais que são agitados de um lado para o outro.
O ensino correto sobre a graça de Deus nos leva a uma vida de liberdade com responsabilidade, onde não somos tentados a viver uma vida religiosa oca e sem frutos. Somos dependentes da justiça de Cristo para que Deus nos aceite; e somos dependentes do poder de Cristo para que sejamos capazes de buscar o crescimento espiritual. Tudo isso é graça!
Quando nos mantemos humildes com nossa mente grata pela salvação que não merecíamos, nos humilhamos e desfrutamos da presença poderosa e transformadora de Deus. Nisso, crescemos. Nisso, amadurecemos.
Aproveite, baixe nossa série de mensagens, estude, aplique com seus líderes e aceite esse convite a um crescimento espiritual concreto não mais baseado na prática religiosa da lei, mas com as raízes na maravilhosa graça de Deus manifestada na pessoa de Jesus Cristo nosso Senhor.
Pesquisar
Posts Recentes
Conversas Pastorais
Tags
Quando pensamos em relacionamento, logo imaginamos algo como uma aliança, um elo de conexão.
⠀
A Conferência Ministerial #C20 já tem data e tema confirmados, e você pode fazer as inscrições HOJE mesmo!
⠀
👉Será de 30 DE ABRIL A 02 DE MAIO!
⠀
☑Clique no link na bio e faça sua inscrição! AS VAGAS SÃO MUITO LIMITADAS!
⠀
2020 é o ano de TRANSFORMAR seus RELACIONAMENTOS! 😉
⠀
#celebrandoosrelacionamentos #comuna #igrejafamilia #redecomuna ...