Como filhos de Deus nascidos de novo, somos chamados a manifestar o caráter do nosso Senhor. Será que temos feito isso?

Muitos cristãos hoje vivem tomando pancada desse mundo, sendo facilmente induzidos ao erro, fracos espiritualmente. Não vivem o que Deus tem para eles (2Pe. 1.4) porque não praticam o que diz a Sua Palavra. Foi a mesma coisa que Paulo percebeu e deixou registrado: “Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram” (1Co. 11.30).

Em 1 João 4.17, o apóstolo declara que neste mundo devemos viver como Jesus. E sabendo que somos filhos de Deus, nascidos de novo, o normal seria manifestar: caráter transformado, amor incondicional, alegria indescritível, paz que excede todo entendimento, poder sobrenatural.

Mas estamos vendo isso na igreja, no individual e no coletivo? Se o Reino de Deus está entre nós, por que não está sendo feito na Terra assim como no Céu? O que será que está tirando nosso poder?

Obediência parcial e desobediência total

No livro “Kriptonita”, John Bevere afirma que, silenciosamente, a desobediência à Palavra de Deus tem se multiplicado e isso tem roubado nossa força, poder e autoridade.

Muitas vezes, me perguntei como é possível que numa nação tão abençoada como a nossa, onde o número de evangélicos se multiplica quase que diariamente, não consigamos enxergar a influência dos cristãos gerando mudanças significativas na nossa sociedade.

A grande vantagem da kriptonita contra o Super-Homem é que ele não percebia que estava perdendo seu poder até estar fraco ao ponto de beirar a morte. A mesma coisa acontece com a igreja brasileira.

Não temos percebido que a desobediência tem entrado pela porta das nossas igrejas e, silenciosamente, tem feito de nós cristãos que cantam, pulam, dançam e se ajoelham, mas longe estão de uma verdadeira vida de adoração.

Foi o que aconteceu com Saul depois de vencer os amalequitas (1Sm. 15.1-9). Deus ordenou destruir tudo, mas ele preferiu guardar algumas coisas e fazer a sua vontade acima da de Deus. A partir deste episódio, podemos aprender que para o Senhor a obediência parcial, mesmo que quase completa, é como se fosse desobediência total, rebeldia. É deixar de dar a Ele o lugar de honra e adoração que lhe é devido.

Mesmo sendo confrontado, Saul negou a acusação e tentou jogar a culpa em outros. Pura kriptonita. O idólatra não enxerga o seu pecado e começa a se enganar e a achar que Deus está do seu lado, que Ele entende o seu coração, tolera aquele comportamento e aprova o seu estilo de vida. Era isso que acontecia com Saul e é isso que pode estar acontecendo conosco!

O antídoto para a desobediência

Temos com Deus um relacionamento que nos leva a conhecê-lo verdadeiramente, a crer fielmente e a viver em santidade ou procuramos apenas nos comportar da maneira mais “crente” possível e negociar com Ele?

Vejam como é urgente a necessidade do verdadeiro discipulado, do confronto em amor. Vejam como precisamos uns dos outros para vivermos realmente como um corpo, trabalhando juntos numa mesma missão, numa mesma visão, com o mesmo propósito!

O arrependimento é a única via para vencer a kriptonita.

É ali que reconhecemos o quanto dependemos dele e da Sua misericórdia, é ali que manifestamos coração quebrantado, amor genuíno. “Um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” (Sl. 51.17).

Precisamos nos arrepender, abandonar o comportamento que nos leva à obediência parcial e vivermos realmente uma vida de adoração. Precisamos nos perguntar a quem estamos imitando. Se Cristo é sua e minha vida, é a Ele que precisamos imitar! Somos como Ele neste mundo!

E pela Sua graça e misericórdia, Ele está disposto a sarar nossas feridas e, cheios do Espírito Santo, nos conduzir a uma vida de santidade que faça da Sua igreja a mais maravilhosa forma de manifestação do Seu amor. A ferramenta que, nas Suas mãos, irá gerar vida nova em cada canto desta nação. Somos como Ele neste mundo!

Pr. Carlos Alberto Bezerra

Quer falar mais sobre este assunto em sua igreja local? Conte com os conteúdos da Rede Comuna!