É Sobre O Tempo
A maneira como administramos o que fazemos e quanto tempo gastamos com cada tarefa pode dizer muito sobre nossa liderança
No Salmo 90, uma oração em que Moisés declara a eternidade de Deus, diz que mil anos para Ele são como um único dia (v. 4) e reconhece a fragilidade do homem, faz um pedido interessante:
“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” Salmos 90.12
O pastor John MacArthur, em seu comentário bíblico, diz que Moisés “avalia o uso de tempo à luz da brevidade da vida”.
Ele reconhece que nossos dias não são muitos, por isso precisamos aprender a aproveitar bem o nosso tempo, para que vivamos com sabedoria.
Realmente, administrar bem nossos dias, prioridades e aquilo que fazemos é essencial para que possamos cumprir com tudo aquilo que o Senhor nos chamou para fazer, principalmente como pastores e líderes.
É muito fácil acabarmos colocando questões que parecem urgentes à frente daquilo que é realmente importante, e isso nos traz perdas muito grandes.
O pastor Craig Groeschel, da igreja norte-americana Life.Church fez uma reflexão muito interessante sobre esse assunto em seu podcast, trazendo algumas dicas sobre como podemos lidar com o nosso tempo. Confira a seguir:
Você sempre pode fazer mais dinheiro, mas nunca pode fazer mais tempo.
Precisamos aprender a conduzir nossos dias com sabedoria, porque uma administração ruim do nosso tempo acaba nos tornando líderes bem-intencionados, que normalmente vivem suas vidas atrás do URGENTE deixando o IMPORTANTE de lado.
Por isso, aqui vão algumas dicas importantes para você administrar bem o seu tempo:
1. Programe os seus valores
Priorize o que é mais importante para você. Boa administração do tempo não quer dizer que você irá fazer mais, mas sim que irá fazer o mais importante.
A diferença entre os valores que você abraça e a vida que você vive é igual à frustração de sua experiência.
Se você tem valores, mas não os pratica como prioridade, sua frustração será cada vez maior. Se você tem valores e os pratica, a sua experiência terá bem menos frustrações.
Determine o que não é negociável em seu calendário. Invista seu tempo no que mais importa.
2. Diga “não” para pequenas coisas e “sim” para algumas coisas grandes
A barreira para uma vida com significado não é a falta de comprometimento, mas o excesso dele.
Só porque você é ocupado não quer dizer que esteja fazendo o que precisa ser feito. Só porque você sabe fazer algo, não quer dizer que deva fazê-lo.
Um dos valores que temos em nossa igreja é que “para alcançar as pessoas que ninguém está alcançando, precisamos fazer coisas que ninguém está fazendo”.
Você precisa fazer as coisas que ninguém está fazendo, investir tempo pensando nisso. Só assim, conseguirá resultados que valerão a pena o seu investimento e tempo.
“Toda vez que você diz SIM para algo, existe menos tempo para outras coisas. Tenha certeza de que o seu “sim” vale a pena.” Louie Giglio
3. Crie limites para aumentar sua eficiência
Determinar limites (deadlines, datas, etc) força você a tomar decisões e ir atrás dos projetos de forma mais agressiva e eficiente.
As pessoas se movem com mais rapidez quando têm uma data para terminar uma tarefa.
Limites ajudam com três coisas: tomar decisões mais rápido, delegar o que outros podem fazer e eliminar o que não deveria estar sendo feito como prioridade.
Eles criam melhores resultados com menos esforço.
4. Empodere outros como se seu futuro dependesse disso – porque realmente depende
Se você delega tarefas, está criando seguidores que só fazem aquilo que você pede. Se delega autoridade, você constrói líderes.
Não encontramos bons líderes, os formamos. E como podemos mantê-los? Precisamos deixar que liderem.
As melhores organizações e empresas fazem poucas coisas, mas as fazem bem. Autoridade delegada gera líderes saudáveis e crescimento.
É verdade que erros podem acontecer, mas quando alguém erra e sabe da sua responsabilidade, reconhece e tem maior engajamento para recomeçar.
Aprenda a contar os seus dias
Como líderes e pastores, muitas vezes temos diversas tarefas e responsabilidades para equilibrar, o que pode acabar nos impedindo de cumprir com aquilo que realmente fomos chamados para fazer: ter um relacionamento com o nosso Pai de amor e fazer discípulos.
Aqui vão algumas perguntas que você pode responder para dar os primeiros passos em uma melhor administração do seu tempo:
- Quais são as três coisas que você pode delegar hoje em sua liderança?
- Organizacionalmente, o que tem roubado sua eficiência e precisa ser ajustado imediatamente?
- Quais são as coisas que você valoriza, mas que não têm sido sua prioridade? O que você vai fazer para mudar isso?
- Quais os três assuntos mais importantes que você tem que resolver, mas têm sido “cobertos” pelas urgências?
Assim como Moisés, ore ao Senhor pedindo graça para aprender a “contar os seus dias” e viver com sabedoria.
Você se sentirá mais produtivo e abençoará sua família, os membros da sua igreja local e a sua cidade.
Quer mais dicas à luz da Palavra de Deus para liderar melhor? A Rede Comuna tem os melhores conteúdos para você. Conheça o nosso blog!