Como liderar na igreja é diferente de liderar em qualquer outra instituição

A igreja é a organização mais intensiva em liderança do mundo. Isso porque os líderes não têm a autoridade dos militares, por exemplo, nem os incentivos financeiros do mundo corporativo – eles só podem contar com a ajuda do Espírito Santo e suas habilidades de liderança.

Essas habilidades de liderança definirão se seus esforços serão bem-sucedidos. E onde eles encontram os princípios de liderança necessários para liderar? Embora existam excelentes livros, seminários e aulas sobre o assunto, os líderes da igreja, antes de tudo, precisam buscar na Palavra de Deus.

Bill Lawrence, presidente da Leader Formation International, define liderança cristã como “o ato de influenciar/servir os outros com base nos interesses de Cristo em suas vidas, para que eles realizem os propósitos de Deus para e por meio deles”.

A liderança cristã não está enraizada em noções mundanas de sucesso, como o amor ao dinheiro ou ao poder. O próprio Jesus falou contra isso ao expressar a importância de servir aos outros.

“Então Jesus os reuniu e disse: “Vocês sabem que os governantes deste mundo têm poder sobre o povo, e que os oficiais exercem sua autoridade sobre os súditos. Entre vocês, porém, será diferente. Quem quiser ser o líder entre vocês, que seja servo, e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que se torne escravo. Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos.” Mt. 20.25-28 (NVT)

Os líderes não devem oprimir nem exercer poder sobre os outros com sua autoridade, como faziam os gentios. Pelo contrário, eles servem aos outros, como Jesus demonstrou ao “esvaziar-se, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se e foi obediente até à morte, e morte de cruz” (Fp. 2.7-8).

Alguns princípios essenciais que a Bíblia nos ensina sobre liderança:

Deus é amor (1Jo. 4.8), e “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm. 5.5). A influência transformadora do amor de Deus é algo difícil de exagerar. Em 1 Coríntios 13, Paulo fala sobre como o amor é maior do que dons espirituais como fé e esperança. Jesus disse a Seus discípulos que outros os reconheceriam pelo amor (Jo. 13.35).

O amor é central para o cristianismo. Todo líder cristão deve ser movido pelo amor de Deus em tudo o que faz.

Provérbios 16.5 diz que os orgulhosos de coração são “detestáveis para o Senhor”. Ser arrogante está em oposição direta à liderança cristã.

“O orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda. É melhor viver humildemente com os pobres que repartir o despojo com os orgulhosos.” Pv. 16.18-19

Jesus frequentemente retirava-se para passar tempo com Deus. Um exemplo marcante disso é Sua oração no jardim do Getsêmani, antes de Sua prisão. Ele sabia de tudo o que estava por vir, incluindo a crucificação, mas mesmo assim buscou a vontade de Deus (Lc. 22.41-44)

Em vez de enganar ou explorar as pessoas, bons líderes as motivam. Em Neemias 2.17, Neemias motivou o povo a reconstruir os muros de Jerusalém, compartilhando uma visão, um plano e a certeza de que Deus estava com eles.

Corrigir os outros da forma correta é essencial para todos os cristãos. Muitos versículos falam disso, como Hebreus 10.24-25, 1 Tessalonicenses 5.13-14 e 2 Timóteo 2.23-26.

Líderes cristãos devem corrigir respeitando preocupações, apoiando sonhos e desafiando falhas.

Bons líderes praticam e valorizam a integridade. Isso significa agir conforme o que se prega, ser consistente, confiável e digno de confiança.

Há algo mais importante em um líder do que buscar a direção de Deus? Bons líderes comprometem seus caminhos ao Senhor e confiam que Ele direcionará seus passos.

“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” Pv. 16.9

A liderança cristã é um chamado que transcende os moldes convencionais de poder e sucesso, focando em valores eternos e no serviço. Inspirada nos ensinamentos e no exemplo de Jesus, exige um compromisso firme com a vontade de Deus.

Ser um líder cristão não é apenas uma função, mas um reflexo de uma vida transformada pela Palavra e direcionada pelo Espírito Santo.

Ao seguir esses princípios, você tem a oportunidade de impactar vidas de maneira significativa, guiando outros para os propósitos divinos e deixando um legado de fé, serviço e amor.