6 desafios do Ministério com Jovens e Adolescentes
Entenda como superar as maiores dificuldades desses grupos geracionais
Hoje em dia, os cristãos reconhecem a importância de transmitir valores e princípios bíblicos para a vida de seus filhos, especialmente os jovens. Mas a cada geração, torna-se mais difícil formar discípulos maduros.
Faça da formação espiritual uma prioridade
Com a pandemia e as dificuldades financeiras, diversos pastores enfrentaram ainda mais dificuldades em formar discípulos. A verdade é que cada geração enxerga o mundo de uma forma diferente, e o discipulado da Geração Z traz desafios únicos. Apesar dessas dificuldades, o chamado permanece o mesmo. Para compartilhar o Evangelho com a próxima geração, os adolescentes precisam fazer da igreja e do crescimento espiritual uma prioridade.
Mas, com tantas demandas disputando sua atenção, como os ministros de jovens podem fazer um discipulado eficaz? Aqui estão seis desafios e como superá-los:
1. Analfabetismo bíblico
Um dos maiores desafios é a falta de conhecimento da Bíblia. Apesar de ouvirem os cultos e estarem em uma célula, os jovens desconhecem as Escrituras – mesmo os que cresceram na igreja. Podem conhecer histórias básicas como a Arca de Noé ou a túnica de José, mas será que entendem o contexto? Será que veem as promessas e a graça de Deus nessas histórias?
Para combater isso, crie um pequeno grupo de três jovens para estudar a Palavra juntos toda semana, incentivando a leitura e a aplicação das Escrituras em suas vidas. Torne o encontro divertido, em um café ou restaurante, para que isso se torne o ponto alto da semana deles.
2. Apatia espiritual
Muitos jovens veem a vida espiritual de maneira automática, achando que basta ir ao próximo culto para se tornarem discípulos. No entanto, conhecimento sem aplicação não traz transformação. Uma solução é identificar e incorporar seus dons espirituais, ajudando-os a perceber como Deus os projetou de maneira única.
3. Falta de tempo
No passado, a igreja era prioridade, mas hoje esportes, atividades escolares e outros compromissos ocupam o topo da lista. Incentive os jovens a priorizarem o que é o mais importante, ensinando que a frequência regular é vital para o crescimento e maturidade espiritual.
4. Necessidade de entretenimento
Hoje, cada jovem tem acesso a conteúdos individuais em TVs ou tablets, além da constante presença de redes sociais e internet, dificultando o foco na formação espiritual. Torne o estudo da Bíblia e a oração divertidos e criativos! Desafie-os a criar músicas de adoração baseadas nas Escrituras ou torne o aprendizado bíblico um jogo.
5. Falta de disciplina
Com o uso prolongado de tecnologia, a atenção dos adolescentes diminuiu. Desafie-os a reservar um tempo por semana para ler a Bíblia e anotar um fato novo que aprenderam ou uma ideia que podem aplicar. Essa prática os ajudará a criar disciplina para dedicar tempo à Palavra diariamente.
6. Falta de compromisso
Embora a frequência à igreja seja essencial, o modelo atual de igreja muitas vezes cria uma mentalidade de consumidor. Ensine que a responsabilidade de levar o Evangelho aos não alcançados pertence a todos. Incentive-os a servir desde cedo, por exemplo, formando uma banda só com adolescentes ou grupos de evangelismo. Isso os ajuda a desenvolver habilidades artísticas e, ao mesmo tempo, a trabalhar em equipe e respeitar compromissos.
Alcançando a nova geração
Lembre-se disto: o ministério com jovens é desafiador, mas não há desafio que Jesus não possa resolver.
Você sabe quais são as marcas de uma igreja em declínio?