Legado, renovação e evangelização

As células de jovens são uma das grandes ferramentas que as igrejas têm em seu poder para alcançar esta geração. Já no tempo de Timóteo, Paulo precisava encorajar seu discípulo a continuar a boa obra à qual havia sido chamado. Jovens precisam de elogios, incentivos, correções e especialmente desafios.

Algumas igrejas preferem não arriscar seu conforto e liturgia, mesmo sabendo que suas maneiras tradicionais mantém os jovens afastados. A força das tradições as governam. Como seres humanos, igrejas podem envelhecer e morrer. Só a renovação entre as gerações permitirá que retenham sua vitalidade e avancem no futuro.

As células de jovens ajudam a não criar brechas entre uma geração e a outra. São locais onde as experiências de uma geração são transferidas para que a outra assuma. Na formação de um novo líder, o adulto treina e mentoreia um jovem. Assim, a igreja não apenas alcança uma cultura de multiplicação mas uma cultura de legado.

Assim, trabalhar com células de jovens se torna uma forma dinâmica de proporcionar saúde à congregação. Se uma igreja está projetada para o futuro, essa projeção deve passar pela integração dinâmica da juventude.

Existem três áreas a serem desenvolvidas na vida dos jovens:

Pessoal

O jovem está em movimento em uma sociedade que cresce impessoalmente. Os adolescentes de hoje, antes de mais nada, querem se sentir parte de um grupo antes de levar em consideração a fé ou assuntos doutrinários. Os jovens precisam de um grupo que os ajude a construir relacionamentos saudáveis, bíblicos e familiares. Eles precisam aprender a servir a Deus e viver em santidade pessoal.

Ministerial

Nós precisamos proporcionar a eles materiais que os ajudem a entender os desafios que eles estão enfrentando e como ultrapassar esses desafios através de fortes fundamentos bíblicos. Desenvolver a juventude não deve ser um projeto para o “futuro”.  A verdade é que se nós não os equiparmos agora, nós perderemos a igreja do futuro.

Projeção Social

A pior coisa que podemos fazer com os nossos jovens é fazê-los viver em uma bolha irreal, prevenindo-os de entender o que realmente está acontecendo no mundo. De qualquer maneira, precisamos prepará-los para enfrentar o mundo real, ajudá-los a entender como se conectar com os não crentes, e então encorajá-los a serem criativos para alcançarem pessoas para Jesus. A juventude de hoje deve perceber que eles são ministros do Deus vivo e que Deus quer usá-los para alcançar os não cristãos.

As células de jovens e a evangelização

Os jovens têm uma habilidade única em alcançar seus amigos. Eles têm entendimento e acesso a um grupo de pessoas que os adultos encontram dificuldade em alcançar. Ao reconhecermos, honrarmos e cultivarmos os jovens, passamos a colocar nossas prioridades em edificá-los, aumentar a saúde espiritual deles e envolvê- -los numa comunidade Bíblica que os ama e os aceita.

As células de jovens podem ser uma grande estratégia de evangelização para alcançar a uma geração que está ferida procurando pela família que nunca teve. A única coisa que falta, verdadeiramente, na vida de todo jovem, é relacionamento sincero, uma família a qual possa pertencer. Eles se sentem sós e vulneráveis. A célula é o local onde eles encontram amizade, verdade e direcionamento do nosso Deus Criador.

Segundo uma pesquisa recente, 75% das pessoas que entregarão suas vidas a Cristo o farão antes dos 18 anos de idade. Sendo assim, treinar os jovens para tornarem-se líderes faz sentido.

A igreja tem que equipá-los para influenciarem uns aos outros para Jesus. Liderar uma célula também formará a autoimagem deles como servos de Jesus. Pelo resto de suas vidas será a norma discipular outros porque isto fez parte dos seus anos de formação.

A Igreja, como corpo de Cristo, deve acreditar na nova geração. Recentemente, um pastor de uma igreja em células na África afirmou: “Eles podem ser jovens, mas o Espírito Santo neles não é uma criança”. Treinar e implantar jovens em células e como líderes fortalecerá a habilidade da igreja de alcançar e discipular o mundo.

Joel Cominskey
Pastor na Califórnia, e autor de diversos livros sobre Igrejas em Células, área onde atua também como consultor através de sua organização, a Joel Comiskey Group.

Quer mais conteúdos sobre liderança?