O Mestre nos ensina a como viver nossos relacionamentos de maneira revolucionária

Conflitos: não podemos viver com eles, nem sem eles. Todo relacionamento humano envolve conflitos. Os relacionamentos são penosos e ao mesmo tempo podem ser maravilhosos; todos vivem o drama entre essas duas verdades. Quando pensamos em conflitos e na dor, centenas de imagens podem invadir nossas mentes:

  • Um casal à véspera de um divórcio que nenhum dos dois quer, mas ambos estão escolhendo;
  • Pais que não conseguem se conectar com os filhos, não importa quanto tempo, dinheiro ou empenho investem;
  • Um filho, cujo pai o tratou com o desprezo cruel do abuso ou do abandono;
  • Uma amiga cujo sentimento de traição é tão profundo, que ela acha que nunca mais poderá confiar em alguém.
Em contrapartida, podemos refletir sobre a maravilha que podemos experimentar quando conseguimos resolver os inevitáveis conflitos da vida:
  • Um casamento que ninguém pensou que poderia ser restaurado – mas foi;
  • Amizades que se transformam em fonte de crescimento na vida das pessoas – que antes estavam magoadas e decepcionadas;
  • Uma família que tinha tudo para desmoronar quando a pressão da enfermidade a atingiu – mas mesmo assim, todos se uniram de forma surpreendente.

São pequenos milagres diários, situações que poderiam ser caóticas e terminais, mas que puderam ser ressignificados e transformados por uma força poderosa que nós, como discípulos de Jesus, podemos experimentar.

Verdades revolucionárias de Jesus sobre conflitos

Jesus esboçou uma forma totalmente nova de se relacionar com as pessoas e evidentemente temos muito que aprender sobre como resolver os conflitos em nossos relacionamentos. Sempre que você consegue andar com um expert, tem a oportunidade de aprender e mudar. Durante o tempo que Jesus viveu na terra, os discípulos puderam aprender com o Mestre verdades revolucionárias que transformaram suas vidas.

Vamos analisar algumas dessas verdades eternas, capazes de resolver nossos conflitos interpessoais e dar nova perspectiva à nossa vida:

Jesus priorizava os relacionamentos (primeiro com Deus e depois com as pessoas)

“Respondeu Jesus: O mandamento mais importante é este: (…) Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo…” Marcos 12.29-31 (NVI)

Valor máximo a Deus e às pessoas! Não ao dinheiro, às coisas ou ao trabalho, mas aos relacionamentos. À medida em que o amor de Deus é experimentado no interior de nosso ser, podemos ser curados e transformados e, consequentemente, podemos amar o próximo na mesma intensidade. Mas tudo começa comigo, nenhuma outra pessoa pode vivenciar e simplesmente me contar. EU preciso dessa experiência diariamente. O amor e a cura que ganhamos a sós com Deus fortalecerá todos os demais relacionamentos que teremos na vida.

Jesus ensinava o que Ele mesmo fazia (“amem como eu vos amei”)

“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” João 13.34-35 (NVI)

Por que Jesus precisou dar aos Seus discípulos um novo mandamento? Os anteriores não eram suficientes? Este mandamento é “novo” não tanto no seu conteúdo, mas na maneira que deve ser vivido. Quando Jesus se torna a medida padrão, fica óbvio que precisamos de um novo estilo de vida! Havia uma maneira antiga de fazer as coisas, e Ele estava ensinando aos discípulos um jeito novo.

Jesus se comunicava de maneira clara (falava sempre com sinceridade e amor)

“… pois a boca fala do que o coração está cheio.” Mateus 12.34

Jesus exemplificava a verdade que ensinava. Seu estilo de comunicação não deixava dúvidas entre Seus ouvintes. Quando caminhou pelas estradas falando tanto aos maiores inimigos quanto aos amigos mais íntimos, Ele sempre se comunicou clara e francamente com todos que encontrou. Os discípulos ouviram o Mestre falar sobre vigas e ciscos no olho quando ensinou: “Não julguem, para que vocês não sejam julgados” (Mt. 7.1), mostrando que a hipocrisia deve ser substituída por integridade e misericórdia.

Jesus estabeleceu uma “Regra de Ouro” (capaz de fortalecer nossos relacionamentos)

“Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles.” Lucas 6.31

Como seriam suas interações diárias se praticássemos essa verdade? O próprio Jesus serviu de modelo da verdadeira natureza do amor sacrificial e sem limites – Ele entregou-se por nós na cruz. E ao viver à maneira de Jesus, o seu relacionamento com Ele se tornará evidente para aqueles que observam você. O mundo precisa nos ver como seguidores de Jesus que agem com amor sacrificial uns pelos outros, pelo mundo ao redor e mesmo pelos inimigos.

Lembre-se: perdoar é sempre a melhor resposta, pois é expressão do amor incondicional. O benefício de viver essa regra de ouro, entre outras coisas é:  “… Então a recompensa que terão será grande e vocês serão chamados filhos do Altíssimo…” (Lc. 6.35).

Quer mais conteúdos especiais sobre vida crista e liderança para sua igreja local?