O que é essencial para liderar, multiplicar e abençoar pequenos grupos em sua igreja local.

Todo mundo conhece os líderes cativantes – aqueles que são engraçados, conversam sobre qualquer assunto, não têm dificuldades para falar em público. Eles parecem a receita perfeita para células que dão certo. Mas não é bem assim. Deus não chamou apenas os extrovertidos, mas todos nós para cuidarmos de pessoas – alguns com a responsabilidade de liderar um grupo pequeno.

E há alguns hábitos essenciais que um líder de célula deve adotar – seja ele extrovertido, introvertido, homem, mulher ou com qualquer outra característica – para garantir que seu grupo esteja caminhando para o propósito certo: comunhão, edificação e multiplicação.

6 hábitos de um bom líder

Antes de falar sobre esses hábitos tão importantes, é preciso destacar a base da liderança de células: a oração. É impossível liderar sem uma vida de oração e jejum, sem colocar a vida das pessoas da célula diante do Senhor, sem reconhecer a nossa dependência do Senhor para cumprirmos aquilo que fomos chamados para fazer.

Por isso, independentemente do tipo de líder que você é, seja uma pessoa de oração.

1. Vida devocional consistente

O Rei dos reis e Senhor dos senhores deseja estar conosco todos os dias. A vida de líder de células saudável começa e termina com Deus – esse é o princípio mais importante da vida de todo cristão. Quando estamos cheios do poder e do amor de Jesus e do Seu Espírito Santo, sabemos como ministrar a um membro do grupo que está passando por problemas, como lidar com alguém que está falando demais ou como responder a uma pergunta.

O que pode impedir uma vida devocional consistente são três fatores principais: cansaço, nossos pensamentos e falta de tempo. Precisamos estar sempre prontos para lidar com essas questões e investir tempo no que realmente importa: oração e leitura da Palavra para ter comunhão com o Pai.

2. Vida familiar balanceada

Na vida de um líder de célula, a família é primordial. Deus quer maximizar nossa eficácia como líderes, mas não às custas de nossas famílias. Se seu trabalho na liderança está trazendo problemas ou divisão na sua casa, é preciso pedir ajuda.

O ideal é que todos os membros da família, se possível, façam parte do pequeno grupo. Seus filhos, por exemplo, podem ajudar cuidando das crianças presentes, ministrando louvor.

E ao final, quando a liderança é compartilhada por um casal, por exemplo, vale conversar sobre as impressões, orar juntos. Tudo isso faz diferença no cuidado das pessoas.

3. Desenvolvimento de liderança

Além de sermos bons líderes em nossas células, também precisamos nos preocupar em formar outros líderes. Comece a pensar no que aconteceria com o seu grupo caso você não estivesse lá, seu auxiliar estaria pronto para assumir?

Líderes bem-sucedidos olham além da urgência do presente para a importância do futuro. Por isso, investem tempo treinando pessoas, desenvolvendo novas lideranças. Como resultado, mais pessoas acabam compartilhando da mesma visão apaixonada.

4. Convite a novas pessoas

A melhor maneira de continuar investindo em sua célula é convidando pessoas para estar lá – sempre. Por experiência, é fato que se você convida 25 pessoas, cerca de 15 dirão que estarão lá. Das 15, de oito a 10 realmente aparecerão e só cinco a sete permanecerão participando depois de um mês. Por isso, não seja desencorajado pela rejeição.

Um líder saudável deve estar atento a convidar pessoas continuamente. Sangue novo trará nova vida e um novo ânimo, principalmente para membros mais antigos que se sentirão inspirados a também convidar pessoas.

5. Contato constante

Não basta apenas convidar pessoas novas, é preciso manter o contato com elas constantemente. Convidá-las para um café, fazer visitas, enviar mensagens, iniciar uma conversa através das redes sociais. Tudo isso mostra o quanto elas são importantes e o quanto você se importa com elas.

Costumam dizer que é muito comum que, primeiro, as pessoas se convertam a nós, depois se convertam à nossa igreja e, só então, se convertam a Cristo.

6. Evangelismo

Novos membros devem sentir liberdade para compartilhar seu coração e sua vida no ambiente da célula. Essa “atmosfera” é a maneira mais eficaz de expor não cristãos ao Evangelho.

Você tem considerado e incluído não cristãos em sua célula? Evangelismo em pequenos grupos é um processo de pessoal de compartilhar as boas novas sobre perdão dos pecados e a nova vida em Jesus. Por causa do ambiente íntimo e cheio de cuidado da célula, o evangelismo acontece naturalmente.

Invista na sua célula

As células são uma estratégia para cumprir nosso chamado de fazer discípulos de Jesus e multiplicar a Sua igreja. Por isso, vale a pena investir nesses hábitos de liderança que podem fazer toda a diferença.

Quer saber mais sobre a igreja em células e sobre como investir em pequenos grupos? Confira o treinamento “Construtores da Casa de Deus”, com o pastor Eddy Leo!