Está pensando em investir no pastoreio ou liderança ministerial? Saiba como se preparar

O chamado para o ministério – seja ele integral ou não – é um grande privilégio, e também tem seus desafios. E cada vez mais, os jovens têm ouvido e obedecido a voz do Senhor para fazer discípulos e espalhar o Evangelho por toda a terra.

Nesse trabalho, algumas dicas importantes podem ajudar, principalmente para quem está começando. São encorajamentos e desafios que nos ajudam a entender o que realmente significa investir tempo no trabalho para o Pai e como fazer isso de acordo com a Palavra.

Antes de entrar no ministério

Conheça algumas verdades essenciais sobre o ministério na igreja:

1. Você não é o presente de Deus para a igreja – a igreja é o presente de Deus para você

Muitas vezes, podemos acabar acreditando na mentira de que a igreja é privilegiada por ter um pastor ou líder tão dedicado como nós – com o tempo, isso rouba a nossa alegria e, até mesmo, a nossa saúde. Jesus nos dá o ministério como um presente para nos tornar mais parecidos com Ele. Não tem a ver simplesmente com o nosso trabalho na igreja, mas com o trabalho de Deus em nós.

Deus disse ao Seu povo em Isaías 43.10: ““Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus””. Isso quer dizer que Deus nos deu o presente do ministério para que possamos conhecê-lo. Se nos apoiarmos nessa verdade, encontraremos poder, efetividade, liberdade e alegria em nosso trabalho.

2. Você precisa fortalecer sua fé

Antes de entrar no ministério, precisa saber que essa é uma tarefa extremamente difícil. É um trabalho que envolve muita fé. Por isso, se você está pensando em investir sua vida como pastor ou líder, a melhor coisa que pode fazer é fortalecer a sua fé. Isso pode ser feito de duas maneiras: através da Palavra e da adoração.

  • Palavra: em Romanos 10.17, Paulo diz que a fé vem por ouvir a Palavra de Deus. Todas as palavras da Bíblia são palavras de Deus. Precisa de mais fé? Coloque seus olhos e seu coração em cada página, cada linha e cada palavra da Bíblia. Sempre que fazemos isso, nossa fé cresce.
  • Adoração: quando conta a história de Abraão, Paulo destaca o fato de que ele “não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido” (Rm. 4.20-21). Conforme damos glória a Deus em adoração, fortalecemos a nossa fé. Se sente fraco? Pare, adore e renove suas forças.

3. Você deve orar

Isso pode parecer simples, mas se você negligenciar uma vida de oração, não terá poder, paz, comunhão, sensibilidade – absolutamente nada de que precisa para o ministério e para a vida. Aqui estão algumas maneiras práticas de investir em sua vida de oração:

  • Mesmo lugar e mesmo horário: encontre um lugar em sua casa e separe-o como seu lugar de oração. Encontre-se com Deus ali todos os dias, no mesmo horário. Uma vida de oração diária disciplinada empodera a oração espontânea sem cessar.
  • Toda hora e em todo lugar: converse com Deus ao longo do dia, fale frases em voz alta em resposta a Ele.
  • Fé: Deus é dono de tudo, te ama infinitamente e é todo-poderoso. Sua Palavra está cheia de promessas que Ele vai cumprir. Por isso, creia e peça!

4. Você precisa ter uma atitude teologicamente correta

Antes de entrar no ministério, você precisa escolher uma atitude que reflete sua dependência na soberania de Deus. Conheça a Palavra e procure viver de acordo com o que ela diz. Lembre-se de que o Senhor está sempre ao seu lado, cuidando de você, te dando toda a direção que você precisa para liderar e pastorear.

5. Você deve viver de maneira digna de imitação

Liderar um ministério quer dizer que as pessoas vão te imitar, goste você ou não. Por isso, examine cada área da sua vida e peça ao Espírito Santo para te mostrar o que precisa de ajuste e mudança. Ele sabe do que você precisa para ter alegria e abundância, para ser um exemplo na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza (1Tm. 4.12).

Isso não quer dizer ter uma vida perfeita, mas estar constantemente se arrependendo e se aproximando do Pai.

Prepare-se e dependa de Deus

A vida ministerial é um grande desafio, mas um presente de Deus para nos moldar e para cumprir os Seus propósitos. Por isso, se você está pensando em se dedicar a uma posição de pastoreio ou liderança ministerial, considere esses pontos e esteja pronto para obedecer ao chamado do Senhor para você.

Você sabe o que Deus quis dizer quando mandou que nos multiplicássemos?