Conheça alguns fatores que ajudam a responder às pessoas sobre os questionamentos dos nossos dias

Se você acredita silenciosamente que sua igreja não é muito diferente hoje do que era há dois anos, considere que, devido a uma mudança dramática na cultura, as pessoas a veem, percebem e experimentam de forma diferente. Essa realidade é inevitável.

A pergunta essencial é: as pessoas estão experimentando a diferença em sua igreja da maneira que você deseja que elas experimentem?

Na maioria dos casos, a diferença é moldada pela sutileza, como o que você diz, a maneira como trata as pessoas e os valores e convicções que defende – não seus programas.

A nova igreja coloca as pessoas à frente dos métodos. Sim, sempre foi sobre as pessoas, mas nos apoiamos fortemente em modelos e métodos por décadas, e embora ainda possam ser úteis, as pessoas devem vir em primeiro lugar.

Há apenas 25 ou 30 anos, a sociedade olhava para a igreja local, em geral, com favor. Ela era vista como algo bom, até mesmo por muitos que não frequentavam. Hoje, a igreja (novamente, em geral) é frequentemente vista como desnecessária, irrelevante ou, até mesmo, questionável.

Por outro lado, as pessoas estão considerando cada vez mais questões de natureza espiritual porque, intuitivamente, estão perdidas em um mundo que cada vez menos faz sentido.

Reverter essa tendência não é fácil e há um longo caminho pela frente, mas é indubitavelmente possível! Podemos crer na igreja, porque cremos em Deus. Então, por onde começar? Começamos onde as pessoas estão e as encontramos com o Evangelho.

A grande busca hoje é por:

  • Paz ao invés de ansiedade
  • Verdade ao invés de opiniões
  • Significado ao invés de superficialidade
  • Alegria ao invés de raiva
  • Liberdade ao invés de dependência

Quanto maior a ausência de paz, verdade, significado, alegria e liberdade, maior será o descontentamento.

Portanto, muitos estão decidindo se seguirão a Deus e se confiarão e valorizarão a “igreja”. Entre eles, alguns considerarão experimentar sua igreja local. Mais do que nunca, as pessoas estão em busca de respostas, e você as possui. Sua igreja carrega a verdade do Evangelho, a graça de sua comunidade e o poder do Espírito Santo.

Se continuarmos a aprimorar aquilo em que somos bons, a igreja continuará sendo a esperança do mundo.

Questões essenciais que devem ser consideradas em sua igreja local

A cultura atual é mais complexa, está mudando rapidamente e devemos acompanhá-la sem perder a essência do que Jesus nos chamou para fazer.

A igreja é boa em várias coisas da lista a seguir, mas precisamos melhorar:

1. Um espírito de graça e bondade

Uma grande carência na cultura atual são a graça e a bondade. Felizmente, vemos isso em ação, mas não é uma realidade na maioria das comunidades. O tom cultural hoje é de divisão, julgamento, exclusão e descontentamento. A igreja tem uma incrível oportunidade de ser a luz brilhante em tempos sombrios e desanimadores, mas precisamos nos elevar ao desafio. Não é “negócio”.

Todos somos gratos àqueles que estão voltando para a igreja e comovidos por todas as novas pessoas a experimentando, mas nossa principal responsabilidade é comunicar como a pessoa de Jesus oferece o que eles estão procurando.

A liderança e a visão são essenciais, mas é a graça de Deus e a bondade de Seu povo que fortalecem sua igreja. Como você avaliaria sua igreja nessa área?

2. Valorização da verdade bíblica ao invés da opinião popular

Uma das frases mais comuns dos nossos dias é “não sei em quem ou no que acreditar”.

Se você passa apenas 10 minutos por dia nas redes sociais, pode experimentar a enxurrada alucinante de opiniões ilimitadas. Isso não é necessariamente ruim, mas se torna cansativo.

As opiniões estão por toda parte, e a verdade é difícil de discernir, mas as Escrituras permanecem como a verdade infalível. Se primeiro nos aproximarmos das pessoas com graça e bondade, elas ouvirão.

É como um restaurante com boa comida ou um mecânico que faz um ótimo trabalho ou um médico que ajuda você a melhorar; as pessoas vão se alinhar e esperar! Elas estão procurando soluções, não opiniões.

Que soluções para problemas reais sua igreja oferece?

3. Um lugar para pertencer

O isolamento está competindo com o senso de pertencimento, e a igreja tem uma incrível oportunidade de suprir a real necessidade humana de comunidade. A comunhão pode parecer uma ideia antiquada, mas é um valor do Novo Testamento. Trata-se de uma conexão profunda, unidade espiritual e serviço ao próximo baseado em uma comunhão compartilhada com Deus.

Pertencer, no contexto da igreja, é baseado em uma busca orientada pelo Espírito Santo. Isso nos permite sermos aceitos como somos e aceitar os outros como são, com uma paixão pelo crescimento espiritual de todos. Significa participação compartilhada no serviço em benefício dos outros. À medida que você dá, você também recebe.

Pertencer quebra os laços do isolamento e da solidão e cria relacionamentos profundos e significativos. Quando suas amizades cotidianas surgem desse tipo de pertencimento, elas satisfazem uma necessidade humana fundamental em um nível mais profundo.

Como os novos visitantes se conectam de maneiras profundas e significativas em sua igreja?

4. Igreja como lar

Uma consciência global e esforços concentrados em diferentes partes do mundo são, sem dúvida, valores bíblicos importantes para seguirmos. Isso realmente importa. Mas também há algo poderoso em ter fé em seu próprio quintal, e isso muitas vezes é negligenciado. As necessidades das pessoas próximas a você são reais, e muitos de nós podemos fazer a diferença imediatamente.

Além disso, há algo especial no lugar que você chama de lar, que toca o seu coração e permite que Deus cultive uma carga dentro de você para ajudar a fazer a diferença. Sua igreja local é uma das maneiras mais fortes de ver isso acontecer.

Qual é o plano da sua igreja para atender às necessidades de sua comunidade?

Você não pode atender a todas elas, mas comece descobrindo o plano específico de Deus sobre onde você deve concentrar seus esforços e recursos. Quando você é forte em casa, pode ser mais forte globalmente.

5. Unidade em torno do propósito

A unidade em sua igreja local pode ser um dos aliados mais fortes que você tem, tanto espiritual quanto organizacionalmente, para alcançar sua missão. A divisão (já escolheu lados) e a divisividade (forçando a escolha de lados) estão prejudicando a igreja e a cultura atual.

Quanto mais nos aprimorarmos na unidade dentro de nossas igrejas, maior será nossa integridade e voz para aqueles de fora.

É verdade que a missão deve valer a pena seguir, mas o poder real está na unidade. É sobre irmos juntos.

Em uma escala de 1 a 10, quão unida é sua igreja em relação à sua missão e visão?

Vamos em frente

A igreja de Jesus é comprometida com o Evangelho e com a formação de discípulos, de pequenos Cristos. Ele nos chamou para ser a resposta para essa geração, por isso vale ficarmos atentos a essas questões essenciais e apontarmos para o nosso Senhor e Salvador.

Conheça quatro práticas de oração essenciais para pastores e líderes!