“Não permita que os problemas sejam um problema” – John C Maxwell

O fundador do Wal-Mart, Sam Waltom, foi chamado de muitas coisas, inclusive inimigo das pequenas cidades americanas e destruidor dos comerciantes. Na verdade, o próprio Walton foi um pequeno comerciante. A única diferença é que ele era desde menino um excelente líder, capaz de solucionar problemas e mudar em vez de fechar as portas.

Waltom concluiu o curso superior e veio a se dedicar ao varejo, área que adorava. Ele tinha visão e foi o primeiro a adotar o conceito self-service na época. Por volta de 1960 possuía 15 lojas. Nessa época, as lojas de atacado do concorrente competiam diretamente com as lojas de variedades de Walton.

Na verdade ele tinha duas alternativas: continuar no seu negócio e ser golpeado pela onda de atacados ou abrir uma loja desse tipo. Ele viajou o país, estudou o conceito de lojas, e em 1962 abriu a 1a Wal-Mart no Arkansas.

Depois disso abriu outras lojas, mas um novo problema aparecera: Waltom precisava melhorar o planejamento e distribuição das lojas. Ele e sua equipe resolveram o problema criando centrais de distribuição. Essa medida, com a informatização, permitiu pedidos em grande escala, controle de necessidade de cada loja, e uma distribuição rápida e eficiente.

Um novo problema surgia: o investimento em novos equipamentos para os centros de distribuição geraram um grande débito. Mas Walton tratou a questão transformando a empresa em sociedade anônima em 1970. Em 1992, ano de sua morte, a empresa administrava mais de 1.700 lojas em 42 estados americanos e no México.

Sempre enfrentaremos problemas por três razões:

1) Vivemos num mundo de diversidade e complexidade crescentes;

2) Interagimos com pessoas;

3) Não podemos controlar todas as situações que enfrentamos.

Vejamos então quais são as 5 qualidade de pessoas que solucionam problemas:

  1. Eles prevêem problemas. Aquele que espera encontrar facilidade sempre se encontrará em apuros. Se você mantiver uma atitude positiva, mas planeja antevendo o pior, estará em boa posição para solucionar os problemas que surgirem em seu caminho.

  2. Eles aceitam a verdade. As pessoas reagem aos problemas dos seguintes modos: recusam-se a aceitá-los, aceitam-nos e depois os suportam, ou os aceitam e tentam melhorar as coisas. Os líderes eficientes sempre devem optar pelo terceiro modo e enfrentar a realidade de uma situação.

  3. Eles têm uma visão do todo. Os líderes não podem permitir que a emoção os domine, nem podem se deixar atolar por detalhes a ponto de perderem de vista o que é importante.

  4. Eles tratam de uma coisa por vez. “Nunca tente resolver todos os problemas de uma só vez – coloque-os em fila, um atrás do outro” (Richard Sloma). Se você está enfrentando vários problemas, certifique-se de haver solucionado aquele em que está trabalhando antes de passar para o próximo.

  5. Eles não desistem de um objetivo importante se estiverem desanimados. Os líderes eficientes compreendem o princípio dos altos e baixos. Tomam as decisões mais importantes quando estão passando por um bom momento na liderança, não durante uma fase ruim.

Para melhorar sua capacidade de solucionar problemas:

  • Procure problemas. Não evite os problemas; enfrente-os. Você só melhorará se adquirir experiência lidando com eles. Encontre situações que precisam ser corrigidas, pense em algumas soluções e mostre-as a um líder com experiência em resolver problemas.
  • Desenvolva um método. Dedique um tempo para descobrir a situação real; estude e descubra o que já foi feito; busque apoio de sua equipe; pense em várias soluções com criatividade; ataque e coloque em prática a melhor solução.
  • Tenha bons solucionadores de problemas a seu lado. Traga para perto de você aqueles que complementam seu ponto fraco; você aprenderá com eles.

Os problemas não são definitivos, mas nossa reação diante deles pode ou não determinar sua longevidade. Temos a sabedoria do Senhor a nossa disposição: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”. (Tiago 1:5). Por isso não desista diante dos problemas, liste eles, ore sobre eles, peça conselho e trace um plano de ação para agir!

*Texto extraído e adaptado do livro As 21 indispensáveis qualidades de um líder, de John Maxwell

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