Entenda para onde devem olhar os grupos focados nos casais em sua igreja local

Em 2020, nos primeiros três meses do ano, o Brasil viu uma queda no número de divórcios. No entanto, com o começo da pandemia e a quarentena as taxas começaram a aumentar. Nos meses de maio e julho, as separações em cartório foram de cerca de 4.600 para mais de 7.200. No total, o aumento foi de 54%. Em alguns estados, foram atingidos recordes históricos.

Segundo o Colégio Notarial do Brasil, os casais relatam que, com o isolamento social, as incompatibilidades acabaram vindo à tona, principalmente com relação à rotina e ao dia a dia.

É claro que não se pode colocar o isolamento como principal motivador do fim de mais casamentos, no entanto ele pode ter apenas evidenciado problemas que já estavam lá e não foram tratados.

Como cristãos, sabemos bem sobre o significado que o Senhor dá para o casamento. Ele é um reflexo, um modelo da união de Cristo com a Sua Igreja (Ef. 5.32). Por isso, em nossas igrejas locais é muito importante investir em um ministério de casais, com eventos, mensagens, aconselhamento e encorajamento para que as pessoas conheçam mais sobre a verdade da Palavra sobre o casamento.

Qual o propósito de um ministério de casais?

Para que esse trabalho dê bons frutos em seu ministério local, é muito importante entender qual, exatamente, é o foco de um ministério de casais, por que ele deve existir. Separamos alguns dos motivos:

1) Dar clareza bíblica

Em primeiro lugar, o ministério de casais é um lugar onde os casais encontram clareza com relação ao que a Palavra de Deus diz. Qual é o papel do homem? E o papel da mulher? Para que o casamento existe? Todas essas perguntas encontram resposta na Bíblia. Isso tudo precisa ficar muito claro em um trabalho específico para os casais da sua igreja local.

2) Cultivar conexão

Muitos casais passam muito tempo juntos, mas, ainda assim, não conversam. Eles se veem em casa, dormem na mesma cama, partilham as atividades dos filhos, mas investem pouco tempo cultivando conversas um com o outro. Por conta dessa realidade, a igreja pode ser uma catalisadora para quem precisa de um espaço para se conectar e aprender a conversar.

Seja através de cultos especiais, acampamentos ou qualquer outro evento, é muito importante ensinar os casais a cultivarem conexão e terem diálogo.

3) Fundamentar a fé

A responsabilidade de cultivar um relacionamento com Deus é individual, mas um casamento também se beneficia – e muito – quando casais desenvolvem sua fé juntos. Quando as pessoas investem tempo na Palavra de Deus, orando, participando da vida da igreja e aprendendo sobre o que é necessário para um casamento abençoado, os benefícios são infinitos. Casamentos construídos sobre esse fundamento de fé permanecem.

4) Criar comunhão

Além da conexão um com o outro, um casal também precisa da comunhão com outras pessoas, precisa de amigos com quem possa compartilhar a vida. Transparência, autenticidade, prestação de contas e relacionamentos saudáveis são criados nesse ambiente. E isso se torna mais um propósito do ministério de casais, afinal fomos feitos para viver juntos e precisamos uns dos outros.

5) Guiar noivos e recém-casados

Por fim, o ministério de casais da igreja local também ajuda aqueles que estão começando na caminhada do casamento, como os noivos e os recém-casados. Grupos de ensino e preparo para eles são essenciais para ajudar a criar casamentos saudáveis e bem fundamentados.

Invista no trabalho com casais em sua igreja local

O ministério de casais na igreja local é uma maneira de investir nas famílias, criando um fundamento firme para que possam se estabelecer e se multiplicar. Com famílias saudáveis, mais pessoas são alcançadas e mais discípulos são formados. Por isso, tenha em mente os principais objetivos de um ministério de casais e garanta que o trabalho alcance o maior número de pessoas possível.

Quer mais dicas sobre como investir nos ministérios e grupos da sua igreja local?