Entenda por que esse grupo é tão importante em sua igreja local e qual deve ser o seu foco

Paulo escreveu a Timóteo: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões” (1Tm. 2.8). Isso é muito importante, porque o apóstolo está falando que os homens devem orar, adorar e liderar a igreja com paz. Em outras palavras, os homens – assim como as mulheres – são essenciais para a missão da igreja.

Com isso em mente, toda igreja deve procurar uma maneira de ministrar aos homens de maneira eficaz. Isso pode envolver um estudo bíblico, um culto especial, acampamentos ou qualquer outro formato de encontro em grupos.

Características de um bom ministério de homens em uma igreja local

Como, então, deve ser um grupo transformador e frutífero com os homens em sua igreja local? Há cinco questões para manter em mente na hora de construir esse tipo de ministério:

1. Cristocêntrico

Todo ministério na igreja deve ter Jesus no centro. Se não fosse por Ele, não estaríamos aqui, não serviríamos a igreja e nem conheceríamos as pessoas que conhecemos. Então, tudo deve ser por Ele e para Ele.

Jesus é a razão da nossa existência e a razão de tudo que fazemos. E isso não pode se perder em nenhum ministério, inclusive o de homens.

2. Focado em oração

Paulo chamou Timóteo para, antes de qualquer outra coisa, reunir os homens para orar juntos. Deus faz coisas incríveis quando oramos juntos em unidade. Tiago 5.16 diz: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (NVI).

A oração de homens justos em unidade é poderosa além de qualquer ação natural – e ela deve fazer parte de qualquer tipo de ministério.

3. Impactado pela Palavra

Somos chamados para fazer discípulos, e o ministério de homens é uma parte importante do trabalho para cumprir essa missão.

Por isso, independentemente do formado do ministério que há em sua igreja local, ele deve ser impactado pela Palavra de Deus. É possível planejar estudos livro por livro, estudando profundamente cada parte da Bíblia. Ou criar séries de mensagens baseadas na Palavra. O mais importante é que o estudo bíblico faça parte do ministério.

4. Criador de relacionamentos

Paulo também enfatizou a Timóteo a necessidade de os homens estarem em paz uns com os outros enquanto serviam a Deus juntos.

Relacionamentos exigem tempo, honestidade e paciência, e um ministério de homens eficaz tem atividades e ferramentas que encorajam a formação de ligações que antes não existiam.

5. Biblicamente inspirador

O propósito do ministério de homens é fazer discípulos daqueles que estão participando. No entanto, isso inclui equipá-los para isso.

Uma ideia é falar sobre os dons e criar maneiras para ajudar os participantes a entenderem aquilo que o Senhor derramou sobre eles, principalmente quando se trata de serviço. Um ministério eficaz cria oportunidades para que os homens sirvam uns aos outros, como a Palavra nos ensina.

Impacte os homens em sua igreja local

Investir em um ministério voltado aos homens em sua igreja local ajuda a focar nas necessidades e oportunidades desse grupo, equipando-o para cumprir o chamado de Deus e alcançar a sua cidade.

Quer saber como fortalecer o ministério de jovens em sua igreja local?
Descubra dicas essenciais!