4 práticas de oração para pastores e líderes
Descubra lições preciosas do livro de Neemias para aplicar na sua vida de oração
Sempre estamos em busca de melhores métodos, ferramentas e motivações, o que é bom – mas Deus está buscando pessoas para usar, está procurando por líderes. E para que Deus use essas pessoas, elas devem ser homens e mulheres de Deus.
É possível aprender muito sobre as pessoas pelos tipos de orações que elas fazem. Temos um exemplo das práticas de oração de um líder no livro de Neemias.
Lembre-se de que Neemias, quando ouviu falar pela primeira vez da queda de Jerusalém, orou por quatro meses antes de tomar alguma atitude. E essa não foi apenas uma oração casual.
4 práticas secretas de oração da vida de Neemias
Se você quer saber como orar como um líder, estude o livro de Neemias e, em particular, examine a oração que ele fez no primeiro capítulo. Aqui, vamos falar sobre quatro práticas que aprendemos com esse líder:
1. Baseie suas petições no caráter de Deus.
Ore como se você soubesse que Deus irá responder…
espero a Sua resposta a esta oração por causa de quem o Você é. Você é um Deus fiel. Você é um Deus grande. Você é um Deus amoroso. Você é um Deus maravilhoso. Você pode resolver esse problema, Deus!”
Neemias foi até Deus e disse: “Ó Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que mantém sua aliança de amor com aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos” (Ne. 1.5 NVI).
Ele disse três coisas sobre Deus:
Você é grande — essa é a posição de Deus
Você é temível — isso mostra Seu poder
Você mantém suas promessas — a aliança de Deus
A primeira coisa que Neemias fez foi reconhecer quem Deus é, isso é o que chamamos de louvor. O primeiro passo para ver uma oração respondida é acreditar que Deus responde e pedir com base em Seu caráter e Suas promessas.
2. Confesse o pecado em sua vida
Depois de basear sua oração no caráter de Deus, Neemias confessou seus pecados. Repetidamente em sua oração, ele usou as palavras “eu” e “nós”. Ele diz: “Confesso… a mim mesmo… a casa do meu pai… temos agido de forma extremamente perversa… não obedecemos” e assim por diante ao longo deste trecho.
Não foi culpa de Neemias o fato de que o povo foi levado ao cativeiro, ele nem sequer tinha nascido quando isso aconteceu, 70 anos antes. No entanto, ele incluiu a si mesmo nos pecados nacionais.
Nossa sociedade nos ensinou que só somos responsáveis por nós mesmos – e isso não é verdade! Você é responsável pelo seu irmão. Líderes aceitam a culpa, outros passam a responsabilidade adiante. Se você quer ser um líder, aceite a culpa e compartilhe o crédito.
3. Reivindique as promessas de Deus
Neemias estava orando ao Senhor e dizendo: “Quero que você se lembre do que disse ao seu servo Moisés”. Você consegue imaginar dizer “lembre-se” a Deus?
Ele estava lembrando a Deus do que Ele havia dito no passado. Davi também fazia isso. Assim como Abraão, Moisés e todos os profetas. Deus precisa ser lembrado? Não. Ele esquece o que prometeu? Não. Então, por que fazemos isso? Porque nos ajuda a nos lembrar do que Deus prometeu.
Nada agrada mais a Deus do que quando você lembra a Ele uma de Suas promessas.
4. Seja específico em suas petições
Se você quer respostas específicas para suas orações, precisa fazer pedidos específicos. Se você fizer orações genéricas, como saberá se elas foram respondidas?
Neemias foi muito ousado em sua oração. Você já orou: “Senhor, faça-me bem-sucedido”? Se você ainda não o fez, por que não?
Eu acredito que uma boa definição de sucesso é “cumprir o propósito de Deus para minha vida com fé, amor e o poder do Espírito Santo, e esperar os resultados de Deus”. Esse é um objetivo digno de vida pelo qual você pode orar com confiança.
Ore com ousadia. Ore para que Deus o torne bem-sucedido na vida para a glória dele.
Seja intencional em sua vida de oração
Se você não pode pedir a bênção de Deus sobre o que está fazendo, então é melhor começar a fazer outra coisa. Deus não quer que você desperdice sua vida. Práticas de oração como essa fazem crescer e fortalecer nossa própria fé e convidam Deus a trabalhar em nós, ao nosso redor e por meio de nós de maneiras poderosas!
Rick Warren
Você sabe qual é o propósito eterno de Deus para o casamento?